ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5153 |
Resumo: | Para a cidade de Salvador os empreendimentos familiares de pequeno porte são de grande importância, pois oferecem empregos e geração de renda. Este estudo busca verificar como empreendimentos familiares de pequeno porte, no segmento da alimentação, são iniciados no Bairro de Itapuã, Salvador. Como fonte de dados utilizou-se bibliografia vinculada aos pequenos negócios familiares e às estratégias de negócio. O estudo é exploratório, descritivo e empírico, pois empregou pesquisa de campo. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os mais frequentes tipos de pequenos negócios no segmento da alimentação na orla de Itapuã são os restaurantes e as padarias, onde 83% dos fundadores já possuíam conhecimento do negócio. Quanto às estratégias de negócio 67% não possui Missão do Negócio, 50% não planeja ações futuras, embora 83% afirme que analisa o mercado. Os resultados do estudo mostram a necessidade de requalificação destes empresários quanto à utilização de estratégias de negócios. Algumas limitações foram identificadas, como a impossibilidade de realizar generalizações para o setor de alimentação de forma ampliada, bem como para outros setores de atividade, além do baixo numero de questionários aplicados devido às negativas dos empresários para responderem aos questionários. Sugere-se, assim, a reaplicação deste trabalho em outros contextos geográficos. Outra sugestão é a criação de curso de extensão em Administração Familiar para um publico alvo com perfil voltado para empresas familiares no ramo da alimentação da cidade de Salvador, Bahia. |
id |
UFRR-2_9c9fbbb232f6924c5069afdc54b87df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/5153 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BAEstratégia OrganizacionalEmpresas FamiliaresPequenos NegóciosPara a cidade de Salvador os empreendimentos familiares de pequeno porte são de grande importância, pois oferecem empregos e geração de renda. Este estudo busca verificar como empreendimentos familiares de pequeno porte, no segmento da alimentação, são iniciados no Bairro de Itapuã, Salvador. Como fonte de dados utilizou-se bibliografia vinculada aos pequenos negócios familiares e às estratégias de negócio. O estudo é exploratório, descritivo e empírico, pois empregou pesquisa de campo. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os mais frequentes tipos de pequenos negócios no segmento da alimentação na orla de Itapuã são os restaurantes e as padarias, onde 83% dos fundadores já possuíam conhecimento do negócio. Quanto às estratégias de negócio 67% não possui Missão do Negócio, 50% não planeja ações futuras, embora 83% afirme que analisa o mercado. Os resultados do estudo mostram a necessidade de requalificação destes empresários quanto à utilização de estratégias de negócios. Algumas limitações foram identificadas, como a impossibilidade de realizar generalizações para o setor de alimentação de forma ampliada, bem como para outros setores de atividade, além do baixo numero de questionários aplicados devido às negativas dos empresários para responderem aos questionários. Sugere-se, assim, a reaplicação deste trabalho em outros contextos geográficos. Outra sugestão é a criação de curso de extensão em Administração Familiar para um publico alvo com perfil voltado para empresas familiares no ramo da alimentação da cidade de Salvador, Bahia.Universidade Federal de Roraima2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdEapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/515310.18227/2237-8057rarr.v9i2.5153Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 9 No. 2 (2019); 245-264Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 9 Núm. 2 (2019); 245-264Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 9 n. 2 (2019); 245-2642237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5153/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchi, Cristina Maria Dacach FernandezSantos, Andressa Santana2020-09-30T14:02:12Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5153Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2020-09-30T14:02:12Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA |
title |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA Marchi, Cristina Maria Dacach Fernandez Estratégia Organizacional Empresas Familiares Pequenos Negócios |
title_short |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA |
title_full |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA |
author |
Marchi, Cristina Maria Dacach Fernandez |
author_facet |
Marchi, Cristina Maria Dacach Fernandez Santos, Andressa Santana |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Andressa Santana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Cristina Maria Dacach Fernandez Santos, Andressa Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Organizacional Empresas Familiares Pequenos Negócios |
topic |
Estratégia Organizacional Empresas Familiares Pequenos Negócios |
description |
Para a cidade de Salvador os empreendimentos familiares de pequeno porte são de grande importância, pois oferecem empregos e geração de renda. Este estudo busca verificar como empreendimentos familiares de pequeno porte, no segmento da alimentação, são iniciados no Bairro de Itapuã, Salvador. Como fonte de dados utilizou-se bibliografia vinculada aos pequenos negócios familiares e às estratégias de negócio. O estudo é exploratório, descritivo e empírico, pois empregou pesquisa de campo. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os mais frequentes tipos de pequenos negócios no segmento da alimentação na orla de Itapuã são os restaurantes e as padarias, onde 83% dos fundadores já possuíam conhecimento do negócio. Quanto às estratégias de negócio 67% não possui Missão do Negócio, 50% não planeja ações futuras, embora 83% afirme que analisa o mercado. Os resultados do estudo mostram a necessidade de requalificação destes empresários quanto à utilização de estratégias de negócios. Algumas limitações foram identificadas, como a impossibilidade de realizar generalizações para o setor de alimentação de forma ampliada, bem como para outros setores de atividade, além do baixo numero de questionários aplicados devido às negativas dos empresários para responderem aos questionários. Sugere-se, assim, a reaplicação deste trabalho em outros contextos geográficos. Outra sugestão é a criação de curso de extensão em Administração Familiar para um publico alvo com perfil voltado para empresas familiares no ramo da alimentação da cidade de Salvador, Bahia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdE |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5153 10.18227/2237-8057rarr.v9i2.5153 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5153 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v9i2.5153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5153/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 9 No. 2 (2019); 245-264 Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 9 Núm. 2 (2019); 245-264 Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 9 n. 2 (2019); 245-264 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1809277524234993664 |