Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956 |
Resumo: | Dada a importância de se levar em conta a qualidade dos serviços e o ponto de vista dos pacientes e usuários de serviços de saúde, esta pesquisa procurou entender de que forma tem sido feito o processo de avaliação da satisfação dos mesmos. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a mensuração da satisfação de pacientes de serviços de saúde. Para a metodologia foi utilizado como base parte do instrumento de intervenção ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), que auxiliou na seleção e análise do portfólio bibliográfico. Foram selecionados 19 artigos publicados em revistas indexadas entre os anos de 2009 e 2019, e o portfólio conta com artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. De acordo com os resultados obtidos, destaco 10 técnicas utilizadas no processo de pesquisa de satisfação, sendo o questionário associado ao coeficiente Alfa de Cronbach a mais comum delas. |
id |
UFRR-2_9d9648e8fc8c54a2319bdec39893f78f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/5956 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográficaSatisfação de pacientesSatisfação do usuárioPesquisas de satisfaçãoAvaliação de serviços de saúde.Dada a importância de se levar em conta a qualidade dos serviços e o ponto de vista dos pacientes e usuários de serviços de saúde, esta pesquisa procurou entender de que forma tem sido feito o processo de avaliação da satisfação dos mesmos. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a mensuração da satisfação de pacientes de serviços de saúde. Para a metodologia foi utilizado como base parte do instrumento de intervenção ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), que auxiliou na seleção e análise do portfólio bibliográfico. Foram selecionados 19 artigos publicados em revistas indexadas entre os anos de 2009 e 2019, e o portfólio conta com artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. De acordo com os resultados obtidos, destaco 10 técnicas utilizadas no processo de pesquisa de satisfação, sendo o questionário associado ao coeficiente Alfa de Cronbach a mais comum delas.Universidade Federal de Roraima2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdMapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/595610.18227/2237-8057rarr.v10i0.5956Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Mauricio Brilhantede Castro, Ana Paula Costa2021-05-12T14:18:28Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5956Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2021-05-12T14:18:28Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica |
title |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica |
spellingShingle |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica Mendonça, Mauricio Brilhante Satisfação de pacientes Satisfação do usuário Pesquisas de satisfação Avaliação de serviços de saúde. |
title_short |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica |
title_full |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica |
title_fullStr |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica |
title_sort |
Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica |
author |
Mendonça, Mauricio Brilhante |
author_facet |
Mendonça, Mauricio Brilhante de Castro, Ana Paula Costa |
author_role |
author |
author2 |
de Castro, Ana Paula Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Mauricio Brilhante de Castro, Ana Paula Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação de pacientes Satisfação do usuário Pesquisas de satisfação Avaliação de serviços de saúde. |
topic |
Satisfação de pacientes Satisfação do usuário Pesquisas de satisfação Avaliação de serviços de saúde. |
description |
Dada a importância de se levar em conta a qualidade dos serviços e o ponto de vista dos pacientes e usuários de serviços de saúde, esta pesquisa procurou entender de que forma tem sido feito o processo de avaliação da satisfação dos mesmos. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a mensuração da satisfação de pacientes de serviços de saúde. Para a metodologia foi utilizado como base parte do instrumento de intervenção ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), que auxiliou na seleção e análise do portfólio bibliográfico. Foram selecionados 19 artigos publicados em revistas indexadas entre os anos de 2009 e 2019, e o portfólio conta com artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. De acordo com os resultados obtidos, destaco 10 técnicas utilizadas no processo de pesquisa de satisfação, sendo o questionário associado ao coeficiente Alfa de Cronbach a mais comum delas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdM |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956 10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5956 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1809277524899790848 |