Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Mauricio Brilhante
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Castro, Ana Paula Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Roraima - RARR
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956
Resumo: Dada a importância de se levar em conta a qualidade dos serviços e o ponto de vista dos pacientes e usuários de serviços de saúde, esta pesquisa procurou entender de que forma tem sido feito o processo de avaliação da satisfação dos mesmos. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a mensuração da satisfação de pacientes de serviços de saúde. Para a metodologia foi utilizado como base parte do instrumento de intervenção ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), que auxiliou na seleção e análise do portfólio bibliográfico. Foram selecionados 19 artigos publicados em revistas indexadas entre os anos de 2009 e 2019, e o portfólio conta com artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. De acordo com os resultados obtidos, destaco 10 técnicas utilizadas no processo de pesquisa de satisfação, sendo o questionário associado ao coeficiente Alfa de Cronbach a mais comum delas.
id UFRR-2_9d9648e8fc8c54a2319bdec39893f78f
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/5956
network_acronym_str UFRR-2
network_name_str Revista de Administração de Roraima - RARR
repository_id_str
spelling Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográficaSatisfação de pacientesSatisfação do usuárioPesquisas de satisfaçãoAvaliação de serviços de saúde.Dada a importância de se levar em conta a qualidade dos serviços e o ponto de vista dos pacientes e usuários de serviços de saúde, esta pesquisa procurou entender de que forma tem sido feito o processo de avaliação da satisfação dos mesmos. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a mensuração da satisfação de pacientes de serviços de saúde. Para a metodologia foi utilizado como base parte do instrumento de intervenção ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), que auxiliou na seleção e análise do portfólio bibliográfico. Foram selecionados 19 artigos publicados em revistas indexadas entre os anos de 2009 e 2019, e o portfólio conta com artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. De acordo com os resultados obtidos, destaco 10 técnicas utilizadas no processo de pesquisa de satisfação, sendo o questionário associado ao coeficiente Alfa de Cronbach a mais comum delas.Universidade Federal de Roraima2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdMapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/595610.18227/2237-8057rarr.v10i0.5956Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Mauricio Brilhantede Castro, Ana Paula Costa2021-05-12T14:18:28Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5956Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2021-05-12T14:18:28Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
title Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
spellingShingle Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
Mendonça, Mauricio Brilhante
Satisfação de pacientes
Satisfação do usuário
Pesquisas de satisfação
Avaliação de serviços de saúde.
title_short Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
title_full Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
title_fullStr Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
title_full_unstemmed Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
title_sort Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica
author Mendonça, Mauricio Brilhante
author_facet Mendonça, Mauricio Brilhante
de Castro, Ana Paula Costa
author_role author
author2 de Castro, Ana Paula Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Mauricio Brilhante
de Castro, Ana Paula Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação de pacientes
Satisfação do usuário
Pesquisas de satisfação
Avaliação de serviços de saúde.
topic Satisfação de pacientes
Satisfação do usuário
Pesquisas de satisfação
Avaliação de serviços de saúde.
description Dada a importância de se levar em conta a qualidade dos serviços e o ponto de vista dos pacientes e usuários de serviços de saúde, esta pesquisa procurou entender de que forma tem sido feito o processo de avaliação da satisfação dos mesmos. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a mensuração da satisfação de pacientes de serviços de saúde. Para a metodologia foi utilizado como base parte do instrumento de intervenção ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), que auxiliou na seleção e análise do portfólio bibliográfico. Foram selecionados 19 artigos publicados em revistas indexadas entre os anos de 2009 e 2019, e o portfólio conta com artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. De acordo com os resultados obtidos, destaco 10 técnicas utilizadas no processo de pesquisa de satisfação, sendo o questionário associado ao coeficiente Alfa de Cronbach a mais comum delas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AdM
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956
10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5956
url https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956
identifier_str_mv 10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5956/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação Contínua
Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação Contínua
Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua
2237-8057
reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Revista de Administração de Roraima - RARR
collection Revista de Administração de Roraima - RARR
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com
_version_ 1809277524899790848