Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milan,Gabriel Sperandio
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Trez,Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000200002
Resumo: O presente artigo aborda a satisfação de clientes inserida em um contexto de serviços na área da saúde. A discussão é fundamentada no resgate conceitual da satisfação, considerando a qualidade percebida como um de seus antecedentes, contemplando as expectativas e percepções dos clientes, e vislumbrando a retenção e a lealdade de clientes como resultados possíveis. Para atribuir uma dimensão teórico-empírica ao estudo, direcionou-se a pesquisa à realidade de um plano de saúde, aferindo-se a percepção de seus associados quanto à sua satisfação. Como objetivos centrais do trabalho destacam-se a identificação dos principais atributos do serviço que compõem a avaliação da satisfação dos associados de um plano de saúde, a identificação das dimensões de análise que compõem a avaliação da satisfação por parte dos usuários dos serviços de saúde e o desenvolvimento de um modelo de avaliação da satisfação de clientes para empresas de medicina de grupo no Brasil. Nesse sentido, foram identificadas dimensões de avaliação dos serviços relativas ao atendimento prestado, estrutura do plano de saúde, Médicos, preço dos serviços, comunicação do plano e conveniência.
id FGV-11_f6f7e8dce847a57210fee927ab6f3d09
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-56482005000200002
network_acronym_str FGV-11
network_name_str RAE (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúdeAvaliação de satisfaçãomodelo de pesquisadimensões de satisfaçãoplanos de saúdeserviçosO presente artigo aborda a satisfação de clientes inserida em um contexto de serviços na área da saúde. A discussão é fundamentada no resgate conceitual da satisfação, considerando a qualidade percebida como um de seus antecedentes, contemplando as expectativas e percepções dos clientes, e vislumbrando a retenção e a lealdade de clientes como resultados possíveis. Para atribuir uma dimensão teórico-empírica ao estudo, direcionou-se a pesquisa à realidade de um plano de saúde, aferindo-se a percepção de seus associados quanto à sua satisfação. Como objetivos centrais do trabalho destacam-se a identificação dos principais atributos do serviço que compõem a avaliação da satisfação dos associados de um plano de saúde, a identificação das dimensões de análise que compõem a avaliação da satisfação por parte dos usuários dos serviços de saúde e o desenvolvimento de um modelo de avaliação da satisfação de clientes para empresas de medicina de grupo no Brasil. Nesse sentido, foram identificadas dimensões de avaliação dos serviços relativas ao atendimento prestado, estrutura do plano de saúde, Médicos, preço dos serviços, comunicação do plano e conveniência.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000200002RAE eletrônica v.4 n.2 2005reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482005000200002info:eu-repo/semantics/openAccessMilan,Gabriel SperandioTrez,Guilhermepor2006-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482005000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2006-08-11T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde
title Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde
spellingShingle Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde
Milan,Gabriel Sperandio
Avaliação de satisfação
modelo de pesquisa
dimensões de satisfação
planos de saúde
serviços
title_short Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde
title_full Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde
title_fullStr Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde
title_full_unstemmed Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde
title_sort Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde
author Milan,Gabriel Sperandio
author_facet Milan,Gabriel Sperandio
Trez,Guilherme
author_role author
author2 Trez,Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milan,Gabriel Sperandio
Trez,Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de satisfação
modelo de pesquisa
dimensões de satisfação
planos de saúde
serviços
topic Avaliação de satisfação
modelo de pesquisa
dimensões de satisfação
planos de saúde
serviços
description O presente artigo aborda a satisfação de clientes inserida em um contexto de serviços na área da saúde. A discussão é fundamentada no resgate conceitual da satisfação, considerando a qualidade percebida como um de seus antecedentes, contemplando as expectativas e percepções dos clientes, e vislumbrando a retenção e a lealdade de clientes como resultados possíveis. Para atribuir uma dimensão teórico-empírica ao estudo, direcionou-se a pesquisa à realidade de um plano de saúde, aferindo-se a percepção de seus associados quanto à sua satisfação. Como objetivos centrais do trabalho destacam-se a identificação dos principais atributos do serviço que compõem a avaliação da satisfação dos associados de um plano de saúde, a identificação das dimensões de análise que compõem a avaliação da satisfação por parte dos usuários dos serviços de saúde e o desenvolvimento de um modelo de avaliação da satisfação de clientes para empresas de medicina de grupo no Brasil. Nesse sentido, foram identificadas dimensões de avaliação dos serviços relativas ao atendimento prestado, estrutura do plano de saúde, Médicos, preço dos serviços, comunicação do plano e conveniência.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-56482005000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv RAE eletrônica v.4 n.2 2005
reponame:RAE (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str RAE (Online)
collection RAE (Online)
repository.name.fl_str_mv RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br
_version_ 1754821103996370944