O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO MARKETING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laeber, Izabel Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mainardes, Emerson Wagner, Monte-mor, Danilo Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Roraima - RARR
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/3487
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes dos cursos técnicos em Administração sobre o seu entendimento das atividades realizadas por um profissional de Marketing. O referencial teórico abrange conceitos sobre marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. No que se refere aos aspectos metodológicos, realizou-se um estudo de caráter descritivo e de natureza quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 476 alunos do Curso Técnico em Administração de vários campi do Instituto Federal do Espírito Santo. Foi possível verificar que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Na Análise Fatorial, constatou-se 7 fatores do agrupamento das variáveis que representam as atividades de marketing: Atividades de Produto, Atividades de Comunicação, Atividades de Mercado, Atividades de Distribuição, Atividades de Preço, Atividades de Promoção e Atividades de Imagem. Conclusivamente, este trabalho mostra o que os alunos compreendem a respeito da disciplina de Marketing, e que pode servir de base para alterações na forma de ensinar o marketing, aumentando a probabilidade dos alunos entenderem o mesmo e o praticarem adequadamente.
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