O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO MARKETING
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/3487 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes dos cursos técnicos em Administração sobre o seu entendimento das atividades realizadas por um profissional de Marketing. O referencial teórico abrange conceitos sobre marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. No que se refere aos aspectos metodológicos, realizou-se um estudo de caráter descritivo e de natureza quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 476 alunos do Curso Técnico em Administração de vários campi do Instituto Federal do Espírito Santo. Foi possível verificar que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Na Análise Fatorial, constatou-se 7 fatores do agrupamento das variáveis que representam as atividades de marketing: Atividades de Produto, Atividades de Comunicação, Atividades de Mercado, Atividades de Distribuição, Atividades de Preço, Atividades de Promoção e Atividades de Imagem. Conclusivamente, este trabalho mostra o que os alunos compreendem a respeito da disciplina de Marketing, e que pode servir de base para alterações na forma de ensinar o marketing, aumentando a probabilidade dos alunos entenderem o mesmo e o praticarem adequadamente. |
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O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO MARKETINGMarketing. 4ps. Ensino do Marketing. Atividades de Marketing. Curso Técnico em Administração.Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes dos cursos técnicos em Administração sobre o seu entendimento das atividades realizadas por um profissional de Marketing. O referencial teórico abrange conceitos sobre marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. No que se refere aos aspectos metodológicos, realizou-se um estudo de caráter descritivo e de natureza quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 476 alunos do Curso Técnico em Administração de vários campi do Instituto Federal do Espírito Santo. Foi possível verificar que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Na Análise Fatorial, constatou-se 7 fatores do agrupamento das variáveis que representam as atividades de marketing: Atividades de Produto, Atividades de Comunicação, Atividades de Mercado, Atividades de Distribuição, Atividades de Preço, Atividades de Promoção e Atividades de Imagem. Conclusivamente, este trabalho mostra o que os alunos compreendem a respeito da disciplina de Marketing, e que pode servir de base para alterações na forma de ensinar o marketing, aumentando a probabilidade dos alunos entenderem o mesmo e o praticarem adequadamente.Universidade Federal de Roraima2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdMapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/348710.18227/2237-8057rarr.v6i2.3487Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 6 No. 2 (2016); 535-555Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 6 Núm. 2 (2016); 535-555Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 6 n. 2 (2016); 535-5552237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/3487/pdf_1Copyright (c) 2016 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE RORAIMA (RARR)info:eu-repo/semantics/openAccessLaeber, Izabel MariaMainardes, Emerson WagnerMonte-mor, Danilo Soares2016-12-29T15:40:08Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/3487Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2016-12-29T15:40:08Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
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