GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir a respeito do Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Nessa perspectiva, salienta a pertinência do conhecimento geográfico nessa fase da escolarização, fundamentado nas ideias de Freire (1987, 1989, 1996, 2003), Callai (2005, 2009, 2010, 2011) e a legislação que rege a Educação formal brasileira. Logo, apoia-se nas perguntas: a Geografia pode contribuir nesse processo? Como e quais as intercessões possíveis? Ao considerar que as crianças participam e ressignificam seus espaços a partir de suas vivências e experimentações, considera-se primordial que suas leituras de mundo estejam presentes e sirvam de suporte para a leitura da palavra, sobretudo, quando se pretende um ensino significativo nos AIEF, abertamente, dedicados à alfabetização das crianças. |
id |
UFRR-3_116937a33fe048178ca2e9f3b06bd935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/4506 |
network_acronym_str |
UFRR-3 |
network_name_str |
Acta Geográfica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEISEnsino de GeografiaAnos Iniciais do Ensino FundamentalLeitura da Palavra-Mundo.O presente artigo busca refletir a respeito do Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Nessa perspectiva, salienta a pertinência do conhecimento geográfico nessa fase da escolarização, fundamentado nas ideias de Freire (1987, 1989, 1996, 2003), Callai (2005, 2009, 2010, 2011) e a legislação que rege a Educação formal brasileira. Logo, apoia-se nas perguntas: a Geografia pode contribuir nesse processo? Como e quais as intercessões possíveis? Ao considerar que as crianças participam e ressignificam seus espaços a partir de suas vivências e experimentações, considera-se primordial que suas leituras de mundo estejam presentes e sirvam de suporte para a leitura da palavra, sobretudo, quando se pretende um ensino significativo nos AIEF, abertamente, dedicados à alfabetização das crianças.Universidade Federal de Roraima2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/450610.18227/2177-4307.acta.v12i28.4506ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 28 (2018): Jan/Abr-2018; 64-732177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506/2459Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Samara Mirelly daLeão, Vicente de Paula2022-11-16T19:01:34Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4506Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:01:34Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS |
title |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS |
spellingShingle |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS Silva, Samara Mirelly da Ensino de Geografia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Leitura da Palavra-Mundo. |
title_short |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS |
title_full |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS |
title_fullStr |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS |
title_full_unstemmed |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS |
title_sort |
GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS |
author |
Silva, Samara Mirelly da |
author_facet |
Silva, Samara Mirelly da Leão, Vicente de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Leão, Vicente de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Samara Mirelly da Leão, Vicente de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Leitura da Palavra-Mundo. |
topic |
Ensino de Geografia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Leitura da Palavra-Mundo. |
description |
O presente artigo busca refletir a respeito do Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Nessa perspectiva, salienta a pertinência do conhecimento geográfico nessa fase da escolarização, fundamentado nas ideias de Freire (1987, 1989, 1996, 2003), Callai (2005, 2009, 2010, 2011) e a legislação que rege a Educação formal brasileira. Logo, apoia-se nas perguntas: a Geografia pode contribuir nesse processo? Como e quais as intercessões possíveis? Ao considerar que as crianças participam e ressignificam seus espaços a partir de suas vivências e experimentações, considera-se primordial que suas leituras de mundo estejam presentes e sirvam de suporte para a leitura da palavra, sobretudo, quando se pretende um ensino significativo nos AIEF, abertamente, dedicados à alfabetização das crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506 10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4506 |
url |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506 |
identifier_str_mv |
10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506/2459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 28 (2018): Jan/Abr-2018; 64-73 2177-4307 1980-5772 reponame:Acta Geográfica (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Acta Geográfica (Online) |
collection |
Acta Geográfica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com |
_version_ |
1799769937015734272 |