GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samara Mirelly da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leão, Vicente de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506
Resumo: O presente artigo busca refletir a respeito do Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Nessa perspectiva, salienta a pertinência do conhecimento geográfico nessa fase da escolarização, fundamentado nas ideias de Freire (1987, 1989, 1996, 2003), Callai (2005, 2009, 2010, 2011) e a legislação que rege a Educação formal brasileira. Logo, apoia-se nas perguntas: a Geografia pode contribuir nesse processo? Como e quais as intercessões possíveis? Ao considerar que as crianças participam e ressignificam seus espaços a partir de suas vivências e experimentações, considera-se primordial que suas leituras de mundo estejam presentes e sirvam de suporte para a leitura da palavra, sobretudo, quando se pretende um ensino significativo nos AIEF, abertamente, dedicados à alfabetização das crianças.
id UFRR-3_116937a33fe048178ca2e9f3b06bd935
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4506
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEISEnsino de GeografiaAnos Iniciais do Ensino FundamentalLeitura da Palavra-Mundo.O presente artigo busca refletir a respeito do Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Nessa perspectiva, salienta a pertinência do conhecimento geográfico nessa fase da escolarização, fundamentado nas ideias de Freire (1987, 1989, 1996, 2003), Callai (2005, 2009, 2010, 2011) e a legislação que rege a Educação formal brasileira. Logo, apoia-se nas perguntas: a Geografia pode contribuir nesse processo? Como e quais as intercessões possíveis? Ao considerar que as crianças participam e ressignificam seus espaços a partir de suas vivências e experimentações, considera-se primordial que suas leituras de mundo estejam presentes e sirvam de suporte para a leitura da palavra, sobretudo, quando se pretende um ensino significativo nos AIEF, abertamente, dedicados à alfabetização das crianças.Universidade Federal de Roraima2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/450610.18227/2177-4307.acta.v12i28.4506ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 28 (2018): Jan/Abr-2018; 64-732177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506/2459Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Samara Mirelly daLeão, Vicente de Paula2022-11-16T19:01:34Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4506Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:01:34Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
title GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
spellingShingle GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
Silva, Samara Mirelly da
Ensino de Geografia
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leitura da Palavra-Mundo.
title_short GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
title_full GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
title_fullStr GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
title_full_unstemmed GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
title_sort GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS INTERCESSÕES POSSÍVEIS
author Silva, Samara Mirelly da
author_facet Silva, Samara Mirelly da
Leão, Vicente de Paula
author_role author
author2 Leão, Vicente de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samara Mirelly da
Leão, Vicente de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leitura da Palavra-Mundo.
topic Ensino de Geografia
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leitura da Palavra-Mundo.
description O presente artigo busca refletir a respeito do Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Nessa perspectiva, salienta a pertinência do conhecimento geográfico nessa fase da escolarização, fundamentado nas ideias de Freire (1987, 1989, 1996, 2003), Callai (2005, 2009, 2010, 2011) e a legislação que rege a Educação formal brasileira. Logo, apoia-se nas perguntas: a Geografia pode contribuir nesse processo? Como e quais as intercessões possíveis? Ao considerar que as crianças participam e ressignificam seus espaços a partir de suas vivências e experimentações, considera-se primordial que suas leituras de mundo estejam presentes e sirvam de suporte para a leitura da palavra, sobretudo, quando se pretende um ensino significativo nos AIEF, abertamente, dedicados à alfabetização das crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506
10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4506
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4506/2459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 28 (2018): Jan/Abr-2018; 64-73
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937015734272