De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Françozi, Marcos Paulo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, Danilo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4505
Resumo: Dentre as rupturas e continuidades dos movimentos de luta pela terra no campo brasileiro, os movimentos messiânicos destacam-se por suas contradições e pela violência com que foram combatidos pelas classes dominantes, dado os exemplos de Canudos e o do Contestado, frutos da condição social que os permeavam. Expropriados da terra e dos meios de produção, os sertanejos viam na religião a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária. Não menos importante, outro movimento de cunho religioso emerge em Goiás em meados da década de 1920, no município de Pirenópolis. Liderado por “Santa Dica”, o movimento possuía um discurso contra o latifúndio, pois na visão religiosa da santa, não deveria haver propriedade privada, sendo assim um marco nos movimentos de luta pela terra no estado de Goiás. Diante do exposto, e, devido à ausência de literatura e estudos geográficos sobre o movimento de Santa Dica, buscamos nesse trabalho revisitar a história do movimento e discuti-lo dentro da geografia agrária dialogando com a luta pela terra na atualidade no estado de Goiás. Objetivamos ainda, mapear as ocupações de terra entre os anos de 1988 a 2015 a partir da sistematização de dados secundários sobre a luta pela terra em Goiás, por meio dos dados registrados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelo Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA). Com isso, averiguamos que as disputas no campo em Goiás se mantiveram, principalmente pela atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
id UFRR-3_9b5c9ef6dd4d6cded5e733e6e0060fa5
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4505
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em GoiásQuestão AgráriaSanta DicaOcupaçõesMSTDATALUTADentre as rupturas e continuidades dos movimentos de luta pela terra no campo brasileiro, os movimentos messiânicos destacam-se por suas contradições e pela violência com que foram combatidos pelas classes dominantes, dado os exemplos de Canudos e o do Contestado, frutos da condição social que os permeavam. Expropriados da terra e dos meios de produção, os sertanejos viam na religião a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária. Não menos importante, outro movimento de cunho religioso emerge em Goiás em meados da década de 1920, no município de Pirenópolis. Liderado por “Santa Dica”, o movimento possuía um discurso contra o latifúndio, pois na visão religiosa da santa, não deveria haver propriedade privada, sendo assim um marco nos movimentos de luta pela terra no estado de Goiás. Diante do exposto, e, devido à ausência de literatura e estudos geográficos sobre o movimento de Santa Dica, buscamos nesse trabalho revisitar a história do movimento e discuti-lo dentro da geografia agrária dialogando com a luta pela terra na atualidade no estado de Goiás. Objetivamos ainda, mapear as ocupações de terra entre os anos de 1988 a 2015 a partir da sistematização de dados secundários sobre a luta pela terra em Goiás, por meio dos dados registrados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelo Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA). Com isso, averiguamos que as disputas no campo em Goiás se mantiveram, principalmente pela atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).Universidade Federal de Roraima2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/450510.18227/2177-4307.acta.v12i28.4505ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 28 (2018): Jan/Abr-2018; 47-632177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4505/2458Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrançozi, Marcos PauloMelo, Danilo Souza2022-11-16T19:00:49Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4505Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:00:49Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás
title De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás
spellingShingle De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás
Françozi, Marcos Paulo
Questão Agrária
Santa Dica
Ocupações
MST
DATALUTA
title_short De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás
title_full De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás
title_fullStr De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás
title_full_unstemmed De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás
title_sort De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás
author Françozi, Marcos Paulo
author_facet Françozi, Marcos Paulo
Melo, Danilo Souza
author_role author
author2 Melo, Danilo Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Françozi, Marcos Paulo
Melo, Danilo Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Questão Agrária
Santa Dica
Ocupações
MST
DATALUTA
topic Questão Agrária
Santa Dica
Ocupações
MST
DATALUTA
description Dentre as rupturas e continuidades dos movimentos de luta pela terra no campo brasileiro, os movimentos messiânicos destacam-se por suas contradições e pela violência com que foram combatidos pelas classes dominantes, dado os exemplos de Canudos e o do Contestado, frutos da condição social que os permeavam. Expropriados da terra e dos meios de produção, os sertanejos viam na religião a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária. Não menos importante, outro movimento de cunho religioso emerge em Goiás em meados da década de 1920, no município de Pirenópolis. Liderado por “Santa Dica”, o movimento possuía um discurso contra o latifúndio, pois na visão religiosa da santa, não deveria haver propriedade privada, sendo assim um marco nos movimentos de luta pela terra no estado de Goiás. Diante do exposto, e, devido à ausência de literatura e estudos geográficos sobre o movimento de Santa Dica, buscamos nesse trabalho revisitar a história do movimento e discuti-lo dentro da geografia agrária dialogando com a luta pela terra na atualidade no estado de Goiás. Objetivamos ainda, mapear as ocupações de terra entre os anos de 1988 a 2015 a partir da sistematização de dados secundários sobre a luta pela terra em Goiás, por meio dos dados registrados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelo Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA). Com isso, averiguamos que as disputas no campo em Goiás se mantiveram, principalmente pela atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4505
10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4505
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4505
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4505/2458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 28 (2018): Jan/Abr-2018; 47-63
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937013637120