Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Claudia Fernanda Almeida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Damé, Rita de Cássia Fraga, Disconzi, Pamela Bilhafan, Pinto, Marília Alves Brito, Winkler, Antoniony Severo, Santos, Jacira Porto dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/973
Resumo: A estatística Cp de Mallows pode ser utilizada na seleção de melhores subconjuntos na modelagem hidrológica, principalmente nos casos em que são utilizadas muitas variáveis. Com base no fato de que há, em muitos casos, o interesse em estimar a precipitação média mensal e anual baseada nas coordenadas geográficas latitude e longitude, e altitude, objetivou-se com este trabalho verificar o ganho de informação quando é aplicada a estatística Cp de Mallows na seleção dos melhores subconjuntos da regressão linear múltipla, para a predição da precipitação de alguns municípios localizados no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto foram utilizados dados de precipitação diária de 26 estações climatológicas, além de outras sete, utilizadas para a validação dos modelos lineares propostos, pertencentes a sete mesorregiões do Rio Grande do Sul. Após a constituição das séries, os valores de precipitação foram ajustados a partir de modelos lineares, utilizando a regressão linear múltipla, em que a variável dependente foi a precipitação e as variáveis independentes, as coordenadas geográficas latitude e longitude, e a altitude. A estatística Cp foi aplicada na seleção dos conjuntos e, na sequência, aplicados os índices estatísticos erro quadrático médio, erro padrão de predição, fator de viés e fator de precisão para comparação entre os valores observados de precipitação versus os preditos. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que, sob o ponto de vista da parcimônia, a estatística proposta por Mallows mostrou-se adequada na seleção de modelos de predição da precipitação mensal e anual das estações analisadas.
id UFRR-4_c4de980b6f960821b470f61702e4ad82
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/973
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.Modelagem hidrológica. Regressão linear múltipla. Seleção dos subconjuntos.A estatística Cp de Mallows pode ser utilizada na seleção de melhores subconjuntos na modelagem hidrológica, principalmente nos casos em que são utilizadas muitas variáveis. Com base no fato de que há, em muitos casos, o interesse em estimar a precipitação média mensal e anual baseada nas coordenadas geográficas latitude e longitude, e altitude, objetivou-se com este trabalho verificar o ganho de informação quando é aplicada a estatística Cp de Mallows na seleção dos melhores subconjuntos da regressão linear múltipla, para a predição da precipitação de alguns municípios localizados no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto foram utilizados dados de precipitação diária de 26 estações climatológicas, além de outras sete, utilizadas para a validação dos modelos lineares propostos, pertencentes a sete mesorregiões do Rio Grande do Sul. Após a constituição das séries, os valores de precipitação foram ajustados a partir de modelos lineares, utilizando a regressão linear múltipla, em que a variável dependente foi a precipitação e as variáveis independentes, as coordenadas geográficas latitude e longitude, e a altitude. A estatística Cp foi aplicada na seleção dos conjuntos e, na sequência, aplicados os índices estatísticos erro quadrático médio, erro padrão de predição, fator de viés e fator de precisão para comparação entre os valores observados de precipitação versus os preditos. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que, sob o ponto de vista da parcimônia, a estatística proposta por Mallows mostrou-se adequada na seleção de modelos de predição da precipitação mensal e anual das estações analisadas.UFRR2013-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicaapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/97310.18227/1982-8470ragro.v7i2.973AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 7 No. 2 (2013); 145-153REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 7 Núm. 2 (2013); 145-153REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 7 n. 2 (2013); 145-1531982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/973/1144Teixeira, Claudia Fernanda AlmeidaDamé, Rita de Cássia FragaDisconzi, Pamela BilhafanPinto, Marília Alves BritoWinkler, Antoniony SeveroSantos, Jacira Porto dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-04T22:28:32Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/973Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2013-09-04T22:28:32Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.
title Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.
spellingShingle Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.
Teixeira, Claudia Fernanda Almeida
Modelagem hidrológica. Regressão linear múltipla. Seleção dos subconjuntos.
title_short Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.
title_full Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.
title_fullStr Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.
title_full_unstemmed Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.
title_sort Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.
author Teixeira, Claudia Fernanda Almeida
author_facet Teixeira, Claudia Fernanda Almeida
Damé, Rita de Cássia Fraga
Disconzi, Pamela Bilhafan
Pinto, Marília Alves Brito
Winkler, Antoniony Severo
Santos, Jacira Porto dos
author_role author
author2 Damé, Rita de Cássia Fraga
Disconzi, Pamela Bilhafan
Pinto, Marília Alves Brito
Winkler, Antoniony Severo
Santos, Jacira Porto dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Claudia Fernanda Almeida
Damé, Rita de Cássia Fraga
Disconzi, Pamela Bilhafan
Pinto, Marília Alves Brito
Winkler, Antoniony Severo
Santos, Jacira Porto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem hidrológica. Regressão linear múltipla. Seleção dos subconjuntos.
topic Modelagem hidrológica. Regressão linear múltipla. Seleção dos subconjuntos.
description A estatística Cp de Mallows pode ser utilizada na seleção de melhores subconjuntos na modelagem hidrológica, principalmente nos casos em que são utilizadas muitas variáveis. Com base no fato de que há, em muitos casos, o interesse em estimar a precipitação média mensal e anual baseada nas coordenadas geográficas latitude e longitude, e altitude, objetivou-se com este trabalho verificar o ganho de informação quando é aplicada a estatística Cp de Mallows na seleção dos melhores subconjuntos da regressão linear múltipla, para a predição da precipitação de alguns municípios localizados no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto foram utilizados dados de precipitação diária de 26 estações climatológicas, além de outras sete, utilizadas para a validação dos modelos lineares propostos, pertencentes a sete mesorregiões do Rio Grande do Sul. Após a constituição das séries, os valores de precipitação foram ajustados a partir de modelos lineares, utilizando a regressão linear múltipla, em que a variável dependente foi a precipitação e as variáveis independentes, as coordenadas geográficas latitude e longitude, e a altitude. A estatística Cp foi aplicada na seleção dos conjuntos e, na sequência, aplicados os índices estatísticos erro quadrático médio, erro padrão de predição, fator de viés e fator de precisão para comparação entre os valores observados de precipitação versus os preditos. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que, sob o ponto de vista da parcimônia, a estatística proposta por Mallows mostrou-se adequada na seleção de modelos de predição da precipitação mensal e anual das estações analisadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/973
10.18227/1982-8470ragro.v7i2.973
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/973
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v7i2.973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/973/1144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 7 No. 2 (2013); 145-153
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 7 Núm. 2 (2013); 145-153
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 7 n. 2 (2013); 145-153
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040153669632