Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jakson Hansen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & Debates (Online)
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2841
Resumo: O presente trabalho tem como proposta a investigação do islamismo e como essa religiosidade se relaciona com questões como identidade e etnicidade, especificamente com imigrantes árabe-muçulmanos e seus descendentes que residem em Santa Elena de Uairen, município de Gran Sabana, Venezuela, na fronteira com o Brasil e o Estado de Roraima. Tal preocupação epistemológica é um dos elementos presentes na minha pesquisa de doutorado que ora está em andamento. Estudar famílias ou indivíduos muçulmanos que migraram de seus países para a América Latina, e especificamente indivíduos que hoje moram em região de fronteira, um contexto onde se apresenta uma intensa dinamicidade de produção de identidades e diferenças, e que tem na sua formação religiosa o seu discurso identitário, é importante para entendermos esse sentimento de pertença como uma das formas de alicerce de sua fé. Concernente às discussões teóricas do trabalho, o aporte terá autores como Albert Hourani para explicitar um pouco da história desta religiosidade. Fredrik Barth (2000), como suporte para percebemos o processo de elaboração identitária mediante suas relações e representações, e a religião como um espaço privilegiado para a percepção destas dinâmicas.
id UFRR-5_0e1f5207e6bf962bdcbe2c31a30d4af8
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2841
network_acronym_str UFRR-5
network_name_str Textos & Debates (Online)
repository_id_str
spelling Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.ReligiosidadeHistóriaIdentidadeFronteiraIslamismoO presente trabalho tem como proposta a investigação do islamismo e como essa religiosidade se relaciona com questões como identidade e etnicidade, especificamente com imigrantes árabe-muçulmanos e seus descendentes que residem em Santa Elena de Uairen, município de Gran Sabana, Venezuela, na fronteira com o Brasil e o Estado de Roraima. Tal preocupação epistemológica é um dos elementos presentes na minha pesquisa de doutorado que ora está em andamento. Estudar famílias ou indivíduos muçulmanos que migraram de seus países para a América Latina, e especificamente indivíduos que hoje moram em região de fronteira, um contexto onde se apresenta uma intensa dinamicidade de produção de identidades e diferenças, e que tem na sua formação religiosa o seu discurso identitário, é importante para entendermos esse sentimento de pertença como uma das formas de alicerce de sua fé. Concernente às discussões teóricas do trabalho, o aporte terá autores como Albert Hourani para explicitar um pouco da história desta religiosidade. Fredrik Barth (2000), como suporte para percebemos o processo de elaboração identitária mediante suas relações e representações, e a religião como um espaço privilegiado para a percepção destas dinâmicas.Universidade Federal de Roraima2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/284110.18227/2317-1448ted.v1i27.2841Textos e Debates; Vol. 1 No. 27 (2015): Dossiê Sociedade e FronteirasTextos e Debates; v. 1 n. 27 (2015): Dossiê Sociedade e Fronteiras2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2841/1635Copyright (c) 2015 Textos & Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Jakson Hansen2022-05-24T18:06:52Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2841Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-05-24T18:06:52Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.
title Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.
spellingShingle Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.
Marques, Jakson Hansen
Religiosidade
História
Identidade
Fronteira
Islamismo
title_short Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.
title_full Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.
title_fullStr Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.
title_full_unstemmed Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.
title_sort Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.
author Marques, Jakson Hansen
author_facet Marques, Jakson Hansen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jakson Hansen
dc.subject.por.fl_str_mv Religiosidade
História
Identidade
Fronteira
Islamismo
topic Religiosidade
História
Identidade
Fronteira
Islamismo
description O presente trabalho tem como proposta a investigação do islamismo e como essa religiosidade se relaciona com questões como identidade e etnicidade, especificamente com imigrantes árabe-muçulmanos e seus descendentes que residem em Santa Elena de Uairen, município de Gran Sabana, Venezuela, na fronteira com o Brasil e o Estado de Roraima. Tal preocupação epistemológica é um dos elementos presentes na minha pesquisa de doutorado que ora está em andamento. Estudar famílias ou indivíduos muçulmanos que migraram de seus países para a América Latina, e especificamente indivíduos que hoje moram em região de fronteira, um contexto onde se apresenta uma intensa dinamicidade de produção de identidades e diferenças, e que tem na sua formação religiosa o seu discurso identitário, é importante para entendermos esse sentimento de pertença como uma das formas de alicerce de sua fé. Concernente às discussões teóricas do trabalho, o aporte terá autores como Albert Hourani para explicitar um pouco da história desta religiosidade. Fredrik Barth (2000), como suporte para percebemos o processo de elaboração identitária mediante suas relações e representações, e a religião como um espaço privilegiado para a percepção destas dinâmicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2841
10.18227/2317-1448ted.v1i27.2841
url https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2841
identifier_str_mv 10.18227/2317-1448ted.v1i27.2841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2841/1635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Textos e Debates; Vol. 1 No. 27 (2015): Dossiê Sociedade e Fronteiras
Textos e Debates; v. 1 n. 27 (2015): Dossiê Sociedade e Fronteiras
2317-1448
1413-9987
reponame:Textos & Debates (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Textos & Debates (Online)
collection Textos & Debates (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ana@cch.ufrr.br
_version_ 1799770019348873216