Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luciana de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Morais, Deyvid Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & Debates (Online)
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2844
Resumo: O texto a seguir apresenta alguns dados de uma pesquisa que investigou, por meio do enunciado de estudantes de graduação retornados de mobilidade estudantil internacional, em que medida programas de intercâmbio internacional refletem nas bases de significação de uma vivência intercultural. A partir das interações que foram estabelecidas nos países de destino, e a partir também do distanciamento das relações familiares, os estudantes apontam a experiência como uma ampliação da visão de mundo, um percurso em direção ao amadurecimento, um processo de constituição da autonomia e de identidades. A mobilidade gera uma nova forma de migração, uma vez que os estudantes intercambistas se inserem nas comunidades receptoras como estrangeiros. Essa migração apresenta-se como um forte instrumento de cooperação entre países e instituições e também como possibilidade de vivências interculturais.
id UFRR-5_3feb0fa2ac77034b3f8580039c652dc4
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2844
network_acronym_str UFRR-5
network_name_str Textos & Debates (Online)
repository_id_str
spelling Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.InterculturalidadeMobilidade estudantilMigrações e retornoO texto a seguir apresenta alguns dados de uma pesquisa que investigou, por meio do enunciado de estudantes de graduação retornados de mobilidade estudantil internacional, em que medida programas de intercâmbio internacional refletem nas bases de significação de uma vivência intercultural. A partir das interações que foram estabelecidas nos países de destino, e a partir também do distanciamento das relações familiares, os estudantes apontam a experiência como uma ampliação da visão de mundo, um percurso em direção ao amadurecimento, um processo de constituição da autonomia e de identidades. A mobilidade gera uma nova forma de migração, uma vez que os estudantes intercambistas se inserem nas comunidades receptoras como estrangeiros. Essa migração apresenta-se como um forte instrumento de cooperação entre países e instituições e também como possibilidade de vivências interculturais.Universidade Federal de Roraima2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/284410.18227/2317-1448ted.v1i27.2844Textos e Debates; Vol. 1 No. 27 (2015): Dossiê Sociedade e FronteirasTextos e Debates; v. 1 n. 27 (2015): Dossiê Sociedade e Fronteiras2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2844/1638Copyright (c) 2015 Textos & Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Luciana de OliveiraMorais, Deyvid Santos2022-05-18T19:14:39Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2844Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-05-18T19:14:39Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.
title Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.
spellingShingle Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.
Dias, Luciana de Oliveira
Interculturalidade
Mobilidade estudantil
Migrações e retorno
title_short Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.
title_full Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.
title_fullStr Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.
title_full_unstemmed Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.
title_sort Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.
author Dias, Luciana de Oliveira
author_facet Dias, Luciana de Oliveira
Morais, Deyvid Santos
author_role author
author2 Morais, Deyvid Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Luciana de Oliveira
Morais, Deyvid Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Mobilidade estudantil
Migrações e retorno
topic Interculturalidade
Mobilidade estudantil
Migrações e retorno
description O texto a seguir apresenta alguns dados de uma pesquisa que investigou, por meio do enunciado de estudantes de graduação retornados de mobilidade estudantil internacional, em que medida programas de intercâmbio internacional refletem nas bases de significação de uma vivência intercultural. A partir das interações que foram estabelecidas nos países de destino, e a partir também do distanciamento das relações familiares, os estudantes apontam a experiência como uma ampliação da visão de mundo, um percurso em direção ao amadurecimento, um processo de constituição da autonomia e de identidades. A mobilidade gera uma nova forma de migração, uma vez que os estudantes intercambistas se inserem nas comunidades receptoras como estrangeiros. Essa migração apresenta-se como um forte instrumento de cooperação entre países e instituições e também como possibilidade de vivências interculturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2844
10.18227/2317-1448ted.v1i27.2844
url https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2844
identifier_str_mv 10.18227/2317-1448ted.v1i27.2844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2844/1638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Textos e Debates; Vol. 1 No. 27 (2015): Dossiê Sociedade e Fronteiras
Textos e Debates; v. 1 n. 27 (2015): Dossiê Sociedade e Fronteiras
2317-1448
1413-9987
reponame:Textos & Debates (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Textos & Debates (Online)
collection Textos & Debates (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ana@cch.ufrr.br
_version_ 1799770019353067520