OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Lucinete Gadelha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Feitosa, Elizangela, Cruz, Wanderlane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & Debates (Online)
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595
Resumo: Este estudo foi desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científi ca ligado ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2011 a 2012, com o título “Educação do Campo: uma refl exão sobre a formação de professores no Estado do Amazonas”. A pesquisa de caráter bibliográfi co numa abordagem qualitativa teve como objetivo a investigação dos trabalhos de conclusão de curso sobre a formação do professor na Educação do Campo a partir dos resumos expandidos da produção com os estudantes do curso Normal Superior no convênio UEA, INCRA E PRONERA. O texto foi construído em dois itens: A Educação do Campo e a pesquisa na formação do professor e a Refl exão sobre a formação do professor na Educação do Campo. O estudo aponta para a necessidade do entendimento dos desafi os na busca da profi ssionalização do professor que passa pela construção da sua identidade enquanto profi ssional inserido numa classe social. Destaca-se a importância de valorizar o trabalho coletivo, de construir novas propostas didáticas em vista a produção de conhecimentos refl etindo uma epistemologia que tem a pesquisa como princípio educativo gerador de conhecimentos signifi cativos. Palavras-chave Formação de Professores - Educação do Campo – Pesquisa.
id UFRR-5_bc4be805c806a61e5f36778727657810
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1595
network_acronym_str UFRR-5
network_name_str Textos & Debates (Online)
repository_id_str
spelling OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008Este estudo foi desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científi ca ligado ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2011 a 2012, com o título “Educação do Campo: uma refl exão sobre a formação de professores no Estado do Amazonas”. A pesquisa de caráter bibliográfi co numa abordagem qualitativa teve como objetivo a investigação dos trabalhos de conclusão de curso sobre a formação do professor na Educação do Campo a partir dos resumos expandidos da produção com os estudantes do curso Normal Superior no convênio UEA, INCRA E PRONERA. O texto foi construído em dois itens: A Educação do Campo e a pesquisa na formação do professor e a Refl exão sobre a formação do professor na Educação do Campo. O estudo aponta para a necessidade do entendimento dos desafi os na busca da profi ssionalização do professor que passa pela construção da sua identidade enquanto profi ssional inserido numa classe social. Destaca-se a importância de valorizar o trabalho coletivo, de construir novas propostas didáticas em vista a produção de conhecimentos refl etindo uma epistemologia que tem a pesquisa como princípio educativo gerador de conhecimentos signifi cativos. Palavras-chave Formação de Professores - Educação do Campo – Pesquisa.Universidade Federal de Roraima2013-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/159510.18227/2317-1448ted.v1i21.1595Textos e Debates; No. 21 (2012)Textos e Debates; n. 21 (2012)2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595/1130Copyright (c) 2013 Textos e Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Lucinete GadelhaFeitosa, ElizangelaCruz, Wanderlane2022-06-15T16:51:14Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1595Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-06-15T16:51:14Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
title OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
spellingShingle OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
da Costa, Lucinete Gadelha
title_short OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
title_full OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
title_fullStr OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
title_full_unstemmed OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
title_sort OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
author da Costa, Lucinete Gadelha
author_facet da Costa, Lucinete Gadelha
Feitosa, Elizangela
Cruz, Wanderlane
author_role author
author2 Feitosa, Elizangela
Cruz, Wanderlane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Lucinete Gadelha
Feitosa, Elizangela
Cruz, Wanderlane
description Este estudo foi desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científi ca ligado ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2011 a 2012, com o título “Educação do Campo: uma refl exão sobre a formação de professores no Estado do Amazonas”. A pesquisa de caráter bibliográfi co numa abordagem qualitativa teve como objetivo a investigação dos trabalhos de conclusão de curso sobre a formação do professor na Educação do Campo a partir dos resumos expandidos da produção com os estudantes do curso Normal Superior no convênio UEA, INCRA E PRONERA. O texto foi construído em dois itens: A Educação do Campo e a pesquisa na formação do professor e a Refl exão sobre a formação do professor na Educação do Campo. O estudo aponta para a necessidade do entendimento dos desafi os na busca da profi ssionalização do professor que passa pela construção da sua identidade enquanto profi ssional inserido numa classe social. Destaca-se a importância de valorizar o trabalho coletivo, de construir novas propostas didáticas em vista a produção de conhecimentos refl etindo uma epistemologia que tem a pesquisa como princípio educativo gerador de conhecimentos signifi cativos. Palavras-chave Formação de Professores - Educação do Campo – Pesquisa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595
10.18227/2317-1448ted.v1i21.1595
url https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595
identifier_str_mv 10.18227/2317-1448ted.v1i21.1595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595/1130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Textos e Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Textos e Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Textos e Debates; No. 21 (2012)
Textos e Debates; n. 21 (2012)
2317-1448
1413-9987
reponame:Textos & Debates (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Textos & Debates (Online)
collection Textos & Debates (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ana@cch.ufrr.br
_version_ 1799770019018571776