OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos & Debates (Online) |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científi ca ligado ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2011 a 2012, com o título “Educação do Campo: uma refl exão sobre a formação de professores no Estado do Amazonas”. A pesquisa de caráter bibliográfi co numa abordagem qualitativa teve como objetivo a investigação dos trabalhos de conclusão de curso sobre a formação do professor na Educação do Campo a partir dos resumos expandidos da produção com os estudantes do curso Normal Superior no convênio UEA, INCRA E PRONERA. O texto foi construído em dois itens: A Educação do Campo e a pesquisa na formação do professor e a Refl exão sobre a formação do professor na Educação do Campo. O estudo aponta para a necessidade do entendimento dos desafi os na busca da profi ssionalização do professor que passa pela construção da sua identidade enquanto profi ssional inserido numa classe social. Destaca-se a importância de valorizar o trabalho coletivo, de construir novas propostas didáticas em vista a produção de conhecimentos refl etindo uma epistemologia que tem a pesquisa como princípio educativo gerador de conhecimentos signifi cativos. Palavras-chave Formação de Professores - Educação do Campo – Pesquisa. |
id |
UFRR-5_bc4be805c806a61e5f36778727657810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/1595 |
network_acronym_str |
UFRR-5 |
network_name_str |
Textos & Debates (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008Este estudo foi desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científi ca ligado ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2011 a 2012, com o título “Educação do Campo: uma refl exão sobre a formação de professores no Estado do Amazonas”. A pesquisa de caráter bibliográfi co numa abordagem qualitativa teve como objetivo a investigação dos trabalhos de conclusão de curso sobre a formação do professor na Educação do Campo a partir dos resumos expandidos da produção com os estudantes do curso Normal Superior no convênio UEA, INCRA E PRONERA. O texto foi construído em dois itens: A Educação do Campo e a pesquisa na formação do professor e a Refl exão sobre a formação do professor na Educação do Campo. O estudo aponta para a necessidade do entendimento dos desafi os na busca da profi ssionalização do professor que passa pela construção da sua identidade enquanto profi ssional inserido numa classe social. Destaca-se a importância de valorizar o trabalho coletivo, de construir novas propostas didáticas em vista a produção de conhecimentos refl etindo uma epistemologia que tem a pesquisa como princípio educativo gerador de conhecimentos signifi cativos. Palavras-chave Formação de Professores - Educação do Campo – Pesquisa.Universidade Federal de Roraima2013-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/159510.18227/2317-1448ted.v1i21.1595Textos e Debates; No. 21 (2012)Textos e Debates; n. 21 (2012)2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595/1130Copyright (c) 2013 Textos e Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Lucinete GadelhaFeitosa, ElizangelaCruz, Wanderlane2022-06-15T16:51:14Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1595Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-06-15T16:51:14Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008 |
title |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008 |
spellingShingle |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008 da Costa, Lucinete Gadelha |
title_short |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008 |
title_full |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008 |
title_fullStr |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008 |
title_full_unstemmed |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008 |
title_sort |
OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008 |
author |
da Costa, Lucinete Gadelha |
author_facet |
da Costa, Lucinete Gadelha Feitosa, Elizangela Cruz, Wanderlane |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Elizangela Cruz, Wanderlane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Lucinete Gadelha Feitosa, Elizangela Cruz, Wanderlane |
description |
Este estudo foi desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científi ca ligado ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2011 a 2012, com o título “Educação do Campo: uma refl exão sobre a formação de professores no Estado do Amazonas”. A pesquisa de caráter bibliográfi co numa abordagem qualitativa teve como objetivo a investigação dos trabalhos de conclusão de curso sobre a formação do professor na Educação do Campo a partir dos resumos expandidos da produção com os estudantes do curso Normal Superior no convênio UEA, INCRA E PRONERA. O texto foi construído em dois itens: A Educação do Campo e a pesquisa na formação do professor e a Refl exão sobre a formação do professor na Educação do Campo. O estudo aponta para a necessidade do entendimento dos desafi os na busca da profi ssionalização do professor que passa pela construção da sua identidade enquanto profi ssional inserido numa classe social. Destaca-se a importância de valorizar o trabalho coletivo, de construir novas propostas didáticas em vista a produção de conhecimentos refl etindo uma epistemologia que tem a pesquisa como princípio educativo gerador de conhecimentos signifi cativos. Palavras-chave Formação de Professores - Educação do Campo – Pesquisa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595 10.18227/2317-1448ted.v1i21.1595 |
url |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595 |
identifier_str_mv |
10.18227/2317-1448ted.v1i21.1595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595/1130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Textos e Debates https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Textos e Debates https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos e Debates; No. 21 (2012) Textos e Debates; n. 21 (2012) 2317-1448 1413-9987 reponame:Textos & Debates (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Textos & Debates (Online) |
collection |
Textos & Debates (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana@cch.ufrr.br |
_version_ |
1799770019018571776 |