Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRR |
Texto Completo: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731 |
Resumo: | This work contributes to an improvement in the Mathematics teaching and learning using the mathematical logic as a forerunner tool in the development of the mathematical reasoning through the Theory of Formation by Phases of Galperin’s Mental Actions in the formulation of the concept of function through essential properties presented during the text and the activity of the problem situation (ASP), attending to the prerogatives of the PCN’s and National Council of Education. It works with the contents of the mathematical logic, sets and functions in a formal language way, but aiming the students of the first grade in the high school. The proposal of an oriented guiding base of the type 3 action that is widespread, complete and elaborated independently, lesson and teaching plan according to a didactic to the teaching of the concept of function solidify the assimilation of knowledge. So this work helps in the comprehension of the concept of function contributing to the intellectual and cognitive development of the student. |
id |
UFRR-6_1f3700ff1bc3e0e4c2f0c939ef8f3254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufrr.br:prefix/731 |
network_acronym_str |
UFRR-6 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRR |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino MédioLógica matemáticaTeoria de formação por etapas das ações mentais de GalperinAtividade de situações problemaMathematical logicTheory of Formation by phases of Galperin’s Mental ActionActivity of problem situationsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis work contributes to an improvement in the Mathematics teaching and learning using the mathematical logic as a forerunner tool in the development of the mathematical reasoning through the Theory of Formation by Phases of Galperin’s Mental Actions in the formulation of the concept of function through essential properties presented during the text and the activity of the problem situation (ASP), attending to the prerogatives of the PCN’s and National Council of Education. It works with the contents of the mathematical logic, sets and functions in a formal language way, but aiming the students of the first grade in the high school. The proposal of an oriented guiding base of the type 3 action that is widespread, complete and elaborated independently, lesson and teaching plan according to a didactic to the teaching of the concept of function solidify the assimilation of knowledge. So this work helps in the comprehension of the concept of function contributing to the intellectual and cognitive development of the student.Este trabalho contribui para o ensino-aprendizagem da matemática utilizando a lógica matemática como ferramenta precursora no desenvolvimento do raciocínio matemático através da Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin na formulação do conceito de função através de propriedades essenciais apresentadas durante o texto e da atividade da situação problema (ASP), atendendo as prerrogativas dos PCN’s e do Conselho Nacional de Educação. Trabalha os conteúdos de lógica matemática, conjuntos e funções numa linguagem formal, visando o discente do 1◦ ano do ensino médio. A proposta de uma base orientadora da ação do tipo 3 que é generalizada, completa e elaborada independentemente, plano de aula e de ensino dentro de uma didática para o ensino do conceito de função solidificam a assimilação do conhecimento. Portanto, este trabalho ajuda na compreensão do conceito de função contribuindo para desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno.Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em MatemáticaUFRRCastañeda, Alberto Martin Martinezhttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479Sindeaux, Eduardo Ribeiro2022-04-19T18:21:37Z20222022-04-19T18:21:37Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSINDEAUX, Eduardo Ribeiro. Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2024-01-23T12:44:35Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/731Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2024-01-23T12:44:35Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio |
title |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio |
spellingShingle |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Sindeaux, Eduardo Ribeiro Lógica matemática Teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin Atividade de situações problema Mathematical logic Theory of Formation by phases of Galperin’s Mental Action Activity of problem situations CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio |
title_full |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio |
title_sort |
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio |
author |
Sindeaux, Eduardo Ribeiro |
author_facet |
Sindeaux, Eduardo Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castañeda, Alberto Martin Martinez http://lattes.cnpq.br/4672567020559479 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sindeaux, Eduardo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lógica matemática Teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin Atividade de situações problema Mathematical logic Theory of Formation by phases of Galperin’s Mental Action Activity of problem situations CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Lógica matemática Teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin Atividade de situações problema Mathematical logic Theory of Formation by phases of Galperin’s Mental Action Activity of problem situations CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work contributes to an improvement in the Mathematics teaching and learning using the mathematical logic as a forerunner tool in the development of the mathematical reasoning through the Theory of Formation by Phases of Galperin’s Mental Actions in the formulation of the concept of function through essential properties presented during the text and the activity of the problem situation (ASP), attending to the prerogatives of the PCN’s and National Council of Education. It works with the contents of the mathematical logic, sets and functions in a formal language way, but aiming the students of the first grade in the high school. The proposal of an oriented guiding base of the type 3 action that is widespread, complete and elaborated independently, lesson and teaching plan according to a didactic to the teaching of the concept of function solidify the assimilation of knowledge. So this work helps in the comprehension of the concept of function contributing to the intellectual and cognitive development of the student. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2022-04-19T18:21:37Z 2022 2022-04-19T18:21:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SINDEAUX, Eduardo Ribeiro. Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731 |
identifier_str_mv |
SINDEAUX, Eduardo Ribeiro. Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015. |
url |
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemática UFRR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemática UFRR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRR |
collection |
Repositório Institucional da UFRR |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelsenhora@gmail.com |
_version_ |
1797675188790231040 |