Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sindeaux, Eduardo Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRR
Texto Completo: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731
Resumo: This work contributes to an improvement in the Mathematics teaching and learning using the mathematical logic as a forerunner tool in the development of the mathematical reasoning through the Theory of Formation by Phases of Galperin’s Mental Actions in the formulation of the concept of function through essential properties presented during the text and the activity of the problem situation (ASP), attending to the prerogatives of the PCN’s and National Council of Education. It works with the contents of the mathematical logic, sets and functions in a formal language way, but aiming the students of the first grade in the high school. The proposal of an oriented guiding base of the type 3 action that is widespread, complete and elaborated independently, lesson and teaching plan according to a didactic to the teaching of the concept of function solidify the assimilation of knowledge. So this work helps in the comprehension of the concept of function contributing to the intellectual and cognitive development of the student.
id UFRR-6_1f3700ff1bc3e0e4c2f0c939ef8f3254
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrr.br:prefix/731
network_acronym_str UFRR-6
network_name_str Repositório Institucional da UFRR
repository_id_str
spelling Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino MédioLógica matemáticaTeoria de formação por etapas das ações mentais de GalperinAtividade de situações problemaMathematical logicTheory of Formation by phases of Galperin’s Mental ActionActivity of problem situationsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis work contributes to an improvement in the Mathematics teaching and learning using the mathematical logic as a forerunner tool in the development of the mathematical reasoning through the Theory of Formation by Phases of Galperin’s Mental Actions in the formulation of the concept of function through essential properties presented during the text and the activity of the problem situation (ASP), attending to the prerogatives of the PCN’s and National Council of Education. It works with the contents of the mathematical logic, sets and functions in a formal language way, but aiming the students of the first grade in the high school. The proposal of an oriented guiding base of the type 3 action that is widespread, complete and elaborated independently, lesson and teaching plan according to a didactic to the teaching of the concept of function solidify the assimilation of knowledge. So this work helps in the comprehension of the concept of function contributing to the intellectual and cognitive development of the student.Este trabalho contribui para o ensino-aprendizagem da matemática utilizando a lógica matemática como ferramenta precursora no desenvolvimento do raciocínio matemático através da Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin na formulação do conceito de função através de propriedades essenciais apresentadas durante o texto e da atividade da situação problema (ASP), atendendo as prerrogativas dos PCN’s e do Conselho Nacional de Educação. Trabalha os conteúdos de lógica matemática, conjuntos e funções numa linguagem formal, visando o discente do 1◦ ano do ensino médio. A proposta de uma base orientadora da ação do tipo 3 que é generalizada, completa e elaborada independentemente, plano de aula e de ensino dentro de uma didática para o ensino do conceito de função solidificam a assimilação do conhecimento. Portanto, este trabalho ajuda na compreensão do conceito de função contribuindo para desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno.Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em MatemáticaUFRRCastañeda, Alberto Martin Martinezhttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479Sindeaux, Eduardo Ribeiro2022-04-19T18:21:37Z20222022-04-19T18:21:37Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSINDEAUX, Eduardo Ribeiro. Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2024-01-23T12:44:35Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/731Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2024-01-23T12:44:35Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
title Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
spellingShingle Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
Sindeaux, Eduardo Ribeiro
Lógica matemática
Teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin
Atividade de situações problema
Mathematical logic
Theory of Formation by phases of Galperin’s Mental Action
Activity of problem situations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
title_full Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
title_fullStr Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
title_sort Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
author Sindeaux, Eduardo Ribeiro
author_facet Sindeaux, Eduardo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castañeda, Alberto Martin Martinez
http://lattes.cnpq.br/4672567020559479
dc.contributor.author.fl_str_mv Sindeaux, Eduardo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Lógica matemática
Teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin
Atividade de situações problema
Mathematical logic
Theory of Formation by phases of Galperin’s Mental Action
Activity of problem situations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Lógica matemática
Teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin
Atividade de situações problema
Mathematical logic
Theory of Formation by phases of Galperin’s Mental Action
Activity of problem situations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work contributes to an improvement in the Mathematics teaching and learning using the mathematical logic as a forerunner tool in the development of the mathematical reasoning through the Theory of Formation by Phases of Galperin’s Mental Actions in the formulation of the concept of function through essential properties presented during the text and the activity of the problem situation (ASP), attending to the prerogatives of the PCN’s and National Council of Education. It works with the contents of the mathematical logic, sets and functions in a formal language way, but aiming the students of the first grade in the high school. The proposal of an oriented guiding base of the type 3 action that is widespread, complete and elaborated independently, lesson and teaching plan according to a didactic to the teaching of the concept of function solidify the assimilation of knowledge. So this work helps in the comprehension of the concept of function contributing to the intellectual and cognitive development of the student.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2022-04-19T18:21:37Z
2022
2022-04-19T18:21:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SINDEAUX, Eduardo Ribeiro. Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731
identifier_str_mv SINDEAUX, Eduardo Ribeiro. Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemática
UFRR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemática
UFRR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Repositório Institucional da UFRR
collection Repositório Institucional da UFRR
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv angelsenhora@gmail.com
_version_ 1797675188790231040