A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Orcioli da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRR
Texto Completo: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/549
Resumo: This study aims to investigate the role of the Portuguese Language in the construction of the identity of immigrant teachers of foreign language. This is a survey from the perspective of Applied Linguistics as it is an transdisciplinary area it was allowed myself to dialogue with other major areas of knowledge. The records were collected through the development such as focal group, semistructured interviews and field diary with five immigrant teachers from different countries who live in Boa Vista, Roraima. These records were collected and authorized by immigrant teachers. After this, these records were triangulated and systematized so that I could answer the research question: "how Portuguese Language interfere in the construction of identity of immigrant foreign language teacher?”
id UFRR-6_41ed7f788efb6fb116a08d9f8ce8b954
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrr.br:prefix/549
network_acronym_str UFRR-6
network_name_str Repositório Institucional da UFRR
repository_id_str
spelling A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeiraIdentidadeLinguagemProfessor imigranteIdentityLanguageImmigrant teacherCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis study aims to investigate the role of the Portuguese Language in the construction of the identity of immigrant teachers of foreign language. This is a survey from the perspective of Applied Linguistics as it is an transdisciplinary area it was allowed myself to dialogue with other major areas of knowledge. The records were collected through the development such as focal group, semistructured interviews and field diary with five immigrant teachers from different countries who live in Boa Vista, Roraima. These records were collected and authorized by immigrant teachers. After this, these records were triangulated and systematized so that I could answer the research question: "how Portuguese Language interfere in the construction of identity of immigrant foreign language teacher?”Este trabalho tem como objetivo investigar o papel da língua portuguesa na construção da identidade do professor imigrante de língua estrangeira. Trata-se de uma pesquisa sob a perspectiva da linguística aplicada que por ser uma área transdisciplinar, permitiu – me que dialogasse com outras grandes áreas de conhecimento. Os registros coletados foram oriundos do grupo focal, da entrevista semiestruturada e do diário de pesquisa com cinco professores imigrantes de países distintos que moram em Boa Vista, Roraima. Esses registros coletados foram autorizados através do termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) e do termo de uso de imagem e voz. De posse desses registros, eles foram triangulados e sistematizados para que eu pudesse responder a pergunta de pesquisa, “Como a Língua Portuguesa interfere na construção de identidade do professor imigrante de Língua Estrangeira?Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPPGL - Programa de Pós-Graduação em LetrasUFRRFreitas, Déborah de Brito Albuquerque Ponteshttp://lattes.cnpq.br/2869534307232059Silva, Renata Orcioli da2022-03-16T18:42:28Z20222022-03-16T18:42:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Renata Orcioli da. A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira. 2014. 93f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/549porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2023-09-26T14:54:34Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/549Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2023-09-26T14:54:34Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira
title A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira
spellingShingle A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira
Silva, Renata Orcioli da
Identidade
Linguagem
Professor imigrante
Identity
Language
Immigrant teacher
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira
title_full A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira
title_fullStr A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira
title_full_unstemmed A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira
title_sort A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira
author Silva, Renata Orcioli da
author_facet Silva, Renata Orcioli da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes
http://lattes.cnpq.br/2869534307232059
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Orcioli da
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Linguagem
Professor imigrante
Identity
Language
Immigrant teacher
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Identidade
Linguagem
Professor imigrante
Identity
Language
Immigrant teacher
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This study aims to investigate the role of the Portuguese Language in the construction of the identity of immigrant teachers of foreign language. This is a survey from the perspective of Applied Linguistics as it is an transdisciplinary area it was allowed myself to dialogue with other major areas of knowledge. The records were collected through the development such as focal group, semistructured interviews and field diary with five immigrant teachers from different countries who live in Boa Vista, Roraima. These records were collected and authorized by immigrant teachers. After this, these records were triangulated and systematized so that I could answer the research question: "how Portuguese Language interfere in the construction of identity of immigrant foreign language teacher?”
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2022-03-16T18:42:28Z
2022
2022-03-16T18:42:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Renata Orcioli da. A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira. 2014. 93f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/549
identifier_str_mv SILVA, Renata Orcioli da. A língua portuguesa no processo de construção de identidade do professor imigrante de língua estrangeira. 2014. 93f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
UFRR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
UFRR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Repositório Institucional da UFRR
collection Repositório Institucional da UFRR
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv angelsenhora@gmail.com
_version_ 1802112039302201344