Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRR
Texto Completo: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/456
Resumo: This study aims to examine how representations about the varieties of Englishin Bonfim influence on the identity construction of the English teacher in formation process. The Participants of this survey were seven teachers in training at the State University of Roraima at the nucleus of Bonfim municipality, in the bordering Brazil/ Guyana. Its foundation is guided by authors of Applied Linguistics of the area that, for its hybrid nature approaches from other fields of social and human sciences. So, to answer the goal that this research suggests we rely on the concept of social representations in theoretical perspective of Jodelet (1989) main contributor to the French sociologist Serge Moscovici. This research is qualitative ethnographic, a case study. The generation records was undertaken through participant observation , the construction of the field diary , the sociolinguistic survey , focus group and semi-structured interviews The analysis pointed prestigious representations of the British or American varieties and Guyanese variety seen in the representation of disfavor. Such representations were shown in intrinsic relationship as the way that researched people in their explained future action or as they say exercise their practice.
id UFRR-6_50aefaf081ca62d399168c3ff3d9aadc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrr.br:prefix/456
network_acronym_str UFRR-6
network_name_str Repositório Institucional da UFRR
repository_id_str
spelling Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesaTeachers in information process in the border context Brazil/Guyana : representations about English languageLinguística aplicadaRepresentaçõesVariadadesProfessores em formaçãoFonteira Brasil/ GuyanaApplied linguisticsRepresentationsTeachers in formation processBorder Brazil/GuyanaVarietiesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis study aims to examine how representations about the varieties of Englishin Bonfim influence on the identity construction of the English teacher in formation process. The Participants of this survey were seven teachers in training at the State University of Roraima at the nucleus of Bonfim municipality, in the bordering Brazil/ Guyana. Its foundation is guided by authors of Applied Linguistics of the area that, for its hybrid nature approaches from other fields of social and human sciences. So, to answer the goal that this research suggests we rely on the concept of social representations in theoretical perspective of Jodelet (1989) main contributor to the French sociologist Serge Moscovici. This research is qualitative ethnographic, a case study. The generation records was undertaken through participant observation , the construction of the field diary , the sociolinguistic survey , focus group and semi-structured interviews The analysis pointed prestigious representations of the British or American varieties and Guyanese variety seen in the representation of disfavor. Such representations were shown in intrinsic relationship as the way that researched people in their explained future action or as they say exercise their practice.Este estudo tem por objetivo analisar como as representações sobre as variedades da Língua Inglesa em Bonfim influenciam na construção identitária do professor de inglês em formação. Os participantes dessa pesquisa foram sete professores em formação da Universidade Estadual de Roraima no núcleo do município de Bonfim, na fronteira Brasil/Guyana. Tem sua fundamentação guiada por autores da área da Linguística Aplicada que, por sua natureza híbrida aproxima-se de outros campos das ciências sociais e humana. Assim, para responder o objetivo que esta pesquisa propõe nos apoiamos no conceito de Representações Sociais na perspectiva teórica de Jodelet (1989) principal colaboradora do sociólogo francês Serge Moscovici. Esta pesquisa é qualitativa de cunho etnográfico, um estudo de caso. A geração de registros foi empreendida através da observação participante, da construção do diário de campo, do questionário sociolinguístico, do grupo focal e das entrevistas semiestruturadas. As análises apontaram representações prestigiosas sobre as variedades britânica ou americana e a variedade guyanense vista sob a representação de desprestígio. Tais representações mostraram-se em relação intrínseca quanto a forma que os sujeitos pesquisados explicam futuramente atuar ou como já afirmam exercer sua prática pedagógica.Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPPGL - Programa de Pós-Graduação em LetrasUFRRFreitas, Déborah de Brito Albuquerque Ponteshttp://lattes.cnpq.br/2869534307232059Lima, Fernanda Sousa2022-02-04T20:04:23Z20222022-02-04T20:04:23Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA, Fernanda Sousa. Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/456porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2023-09-28T19:25:34Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/456Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2023-09-28T19:25:34Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa
Teachers in information process in the border context Brazil/Guyana : representations about English language
title Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa
spellingShingle Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa
Lima, Fernanda Sousa
Linguística aplicada
Representações
Variadades
Professores em formação
Fonteira Brasil/ Guyana
Applied linguistics
Representations
Teachers in formation process
Border Brazil/Guyana
Varieties
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa
title_full Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa
title_fullStr Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa
title_full_unstemmed Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa
title_sort Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa
author Lima, Fernanda Sousa
author_facet Lima, Fernanda Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes
http://lattes.cnpq.br/2869534307232059
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernanda Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Representações
Variadades
Professores em formação
Fonteira Brasil/ Guyana
Applied linguistics
Representations
Teachers in formation process
Border Brazil/Guyana
Varieties
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Linguística aplicada
Representações
Variadades
Professores em formação
Fonteira Brasil/ Guyana
Applied linguistics
Representations
Teachers in formation process
Border Brazil/Guyana
Varieties
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This study aims to examine how representations about the varieties of Englishin Bonfim influence on the identity construction of the English teacher in formation process. The Participants of this survey were seven teachers in training at the State University of Roraima at the nucleus of Bonfim municipality, in the bordering Brazil/ Guyana. Its foundation is guided by authors of Applied Linguistics of the area that, for its hybrid nature approaches from other fields of social and human sciences. So, to answer the goal that this research suggests we rely on the concept of social representations in theoretical perspective of Jodelet (1989) main contributor to the French sociologist Serge Moscovici. This research is qualitative ethnographic, a case study. The generation records was undertaken through participant observation , the construction of the field diary , the sociolinguistic survey , focus group and semi-structured interviews The analysis pointed prestigious representations of the British or American varieties and Guyanese variety seen in the representation of disfavor. Such representations were shown in intrinsic relationship as the way that researched people in their explained future action or as they say exercise their practice.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2022-02-04T20:04:23Z
2022
2022-02-04T20:04:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Fernanda Sousa. Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/456
identifier_str_mv LIMA, Fernanda Sousa. Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
UFRR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
UFRR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Repositório Institucional da UFRR
collection Repositório Institucional da UFRR
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv angelsenhora@gmail.com
_version_ 1823699669868347392