Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Héwerton Alves Martins de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRR
Texto Completo: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/721
Resumo: Our motherland’s current economic situation makes us reflect on the importance of studying the Financial Education since elementary school, so that we can educate our younger generation to make our country a healthier financially. This dissertation discusses many distinguished fashions for teaching high school students on how to invest, finance and, above all, getting them to know the investment funds that are used the most in our country. After being familiarized with these investment funds, the young students will learn the importance of saving and investing. Methods like Newton’s linear approximation will help in their financial calculations, as well as making them acquainted with a fundamental tool for this field. The study of amortization systems will help students acknowledge our country’s most common financing choices, especially regarding the purchase of their first car or real estate. The methodology chosen for this dissertation was essentially a bibliographical research. In conclusion, with the help of examples and exercises with a focus on the daily life, there will be a greater interest among kids and teenagers in learning Financial Mathematics and its application in the most diverse situations
id UFRR-6_be6c09741ff6fa9f82874e204fd2e0a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrr.br:prefix/721
network_acronym_str UFRR-6
network_name_str Repositório Institucional da UFRR
repository_id_str
spelling Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino MédioMatemática financeiraEducação financeiraEducação básicaFinancial mathematicsfinancial educationBasic educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAOur motherland’s current economic situation makes us reflect on the importance of studying the Financial Education since elementary school, so that we can educate our younger generation to make our country a healthier financially. This dissertation discusses many distinguished fashions for teaching high school students on how to invest, finance and, above all, getting them to know the investment funds that are used the most in our country. After being familiarized with these investment funds, the young students will learn the importance of saving and investing. Methods like Newton’s linear approximation will help in their financial calculations, as well as making them acquainted with a fundamental tool for this field. The study of amortization systems will help students acknowledge our country’s most common financing choices, especially regarding the purchase of their first car or real estate. The methodology chosen for this dissertation was essentially a bibliographical research. In conclusion, with the help of examples and exercises with a focus on the daily life, there will be a greater interest among kids and teenagers in learning Financial Mathematics and its application in the most diverse situationsA situação financeira econômica atual vivida por nosso país nos faz refletir sobre a importância de estudarmos a Educação Financeira desde o ensino básico, a fim de instruirmos nossos jovens para que tenhamos um país saudável financeiramente. Neste trabalho, é abordado maneiras distintas de orientar nossos discentes do ensino médio sobre como investir, financiar e acima de tudo, conhecer os fundos de investimentos mais usados em nosso país. Familiarizados com estes fundos de investimentos, os jovens aprenderão como é importante economizar e investir. Métodos como aproximação linear de Newton ajudará aos jovens nos cálculos financeiros, bem como os colocarão perante uma ferramenta fundamental nesta área. O estudo sobre sistemas de amortizações auxiliará nossos jovens quanto aos financiamentos mais usados em nosso país, principalmente na aquisição do seu primeiro carro ou imóvel. A metodologia usada foi essencialmente uma pesquisa bibliográfica a partir da qual se consegue aprofundar no assunto pesquisado. A seguir, ajustou-se as hipóteses iniciais e delineou-se a estratégia concreta para o cumprimento dos objetivos propostos. Conclui-se que, com exercícios exemplos voltados para o cotidiano das pessoas, desperta-se um maior interesse pelos alunos em aprender a Matemática Financeira e aplicá-la em diversas situações de suas vidas.Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em MatemáticaUFRRCastañeda, Alberto Martin Martinezhttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479Castro, Héwerton Alves Martins de2022-04-18T19:08:17Z20222022-04-18T19:08:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMARTINS, Héwerton Alves. Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/721porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2024-01-22T20:25:07Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2024-01-22T20:25:07Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
title Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
spellingShingle Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
Castro, Héwerton Alves Martins de
Matemática financeira
Educação financeira
Educação básica
Financial mathematics
financial education
Basic education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
title_full Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
title_fullStr Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
title_sort Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
author Castro, Héwerton Alves Martins de
author_facet Castro, Héwerton Alves Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castañeda, Alberto Martin Martinez
http://lattes.cnpq.br/4672567020559479
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Héwerton Alves Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática financeira
Educação financeira
Educação básica
Financial mathematics
financial education
Basic education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Matemática financeira
Educação financeira
Educação básica
Financial mathematics
financial education
Basic education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Our motherland’s current economic situation makes us reflect on the importance of studying the Financial Education since elementary school, so that we can educate our younger generation to make our country a healthier financially. This dissertation discusses many distinguished fashions for teaching high school students on how to invest, finance and, above all, getting them to know the investment funds that are used the most in our country. After being familiarized with these investment funds, the young students will learn the importance of saving and investing. Methods like Newton’s linear approximation will help in their financial calculations, as well as making them acquainted with a fundamental tool for this field. The study of amortization systems will help students acknowledge our country’s most common financing choices, especially regarding the purchase of their first car or real estate. The methodology chosen for this dissertation was essentially a bibliographical research. In conclusion, with the help of examples and exercises with a focus on the daily life, there will be a greater interest among kids and teenagers in learning Financial Mathematics and its application in the most diverse situations
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-04-18T19:08:17Z
2022
2022-04-18T19:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Héwerton Alves. Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/721
identifier_str_mv MARTINS, Héwerton Alves. Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemática
UFRR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemática
UFRR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Repositório Institucional da UFRR
collection Repositório Institucional da UFRR
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv angelsenhora@gmail.com
_version_ 1802112040486043648