Mediação didático-pedagógica para o estudo do vocábulo então no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Gomes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15477
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propiciar ao aluno refletir acerca do uso do então e, portanto, direciona-se aos discentes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Itaboraí, estado do Rio de Janeiro. Para tanto, partiu-se de estudos linguísticos sobre tal elemento linguístico, principalmente os de gramaticalização, destacando-se as pesquisas de Martelotta (1996, 2004), Rodrigues (2009, 2015). Buscou-se ainda verificar como os professores e os livros didáticos consideram o então. Para esse objetivo ser alcançado, em relação ao primeiro segmento, foi desenvolvido um teste de crenças e atitudes; para o segundo, uma análise qualitativa da descrição dessa palavra e das atividades propostas. No que se refere ao comportamento dos alunos, procedeu-se a uma análise, também qualitativa, dos textos produzidos por eles. Foi dedicada uma parte para os pressupostos teórico-metodológicos que embasam a mediação. Sustentamos nossa proposta em uma abordagem linguística: a dos Contínuos (Bortoni-Ricardo, 2004), com ênfase no contínuo oralidade-letramento, e em uma teoria pedagógica: a de base colaborativa (Behrens, Moran e Masetto, 2013).
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Para tanto, partiu-se de estudos linguísticos sobre tal elemento linguístico, principalmente os de gramaticalização, destacando-se as pesquisas de Martelotta (1996, 2004), Rodrigues (2009, 2015). Buscou-se ainda verificar como os professores e os livros didáticos consideram o então. Para esse objetivo ser alcançado, em relação ao primeiro segmento, foi desenvolvido um teste de crenças e atitudes; para o segundo, uma análise qualitativa da descrição dessa palavra e das atividades propostas. No que se refere ao comportamento dos alunos, procedeu-se a uma análise, também qualitativa, dos textos produzidos por eles. Foi dedicada uma parte para os pressupostos teórico-metodológicos que embasam a mediação. Sustentamos nossa proposta em uma abordagem linguística: a dos Contínuos (Bortoni-Ricardo, 2004), com ênfase no contínuo oralidade-letramento, e em uma teoria pedagógica: a de base colaborativa (Behrens, Moran e Masetto, 2013).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study aims to develop a proposal for didactic-pedagogical mediation, on a collaborative basis, for the study and use of the word “then”. Indeed, it is targeted at ninth-grade, middle school students of a public school in the city of Itaboraí, state of Rio de Janeiro. This study is based on linguistic studies about the use of “then”, mainly the ones about grammaticalization (e.g. Martelotta, 1996, 2004 ; Rodrigues, 2009, 2015). In addition, it investigated how the word “then” is used by teachers and textbooks. In order to accomplish the aim of this study, a ‘belief and attitude’ test was developed, and, with respect to the manner the word “then” is used, this study carried out a qualitative analysis of how “then” is described and of the proposed activities. In regards to the students’ behaviour, this study also performed a qualitative analysis of the texts produced by the students. Furthermore, part of this study was dedicated to the theoretical and methodological assumptions that support mediation. Our proposal is grounded on a linguistic approach: the continuous one (Bortoni-Ricardo, 2004), with emphasis on continuous orality-literacy, as well as on the pedagogical theory of collaborative basis (Behrens, 2013).application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEstudo e uso do entãoTeoria dos contínuosEnsino colaborativoStudy and use of ‘thenContinuous theoryCollaborative teachingLetrasMediação didático-pedagógica para o estudo do vocábulo então no ensino fundamentalDidactic-pedagogic mediation for the study of the term “then” in elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. 4ª Ed. Tradução: Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 2003. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1997. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2004. CEREJA, William Roberto Cereja; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens, 8º ano: língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2012. CYRANKA, Lúcia F. Mendonça. Atitudes linguísticas de alunos de escolas públicas de Juiz de Fora–MG.2007. Tese (Doutorado em Linguística). Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2007. FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de. Português nos dias de hoje, 8º ano. São Paulo: Leya, 2012. FERREIRA, Hugo Monteiro. Sucesso sistema de ensino: língua portuguesa: 8º ano do ensino fundamental em nove anos. Recife: Prazer de Ler, 2008. MARCHETTI, Greta; STRECKER, Heidi; CLETO, Mirella L. Para viver juntos: português, 9º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010. MARTELOTTA, Mário Eduardo. VOTRE, Sebastião Josué. CEZARIO, Maria Maura. Gramaticalização no português do Brasil: uma abordagem funcional. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, UFRJ, Departamento de Linguística e Filologia, 1996. MARTELOTTA, M. Operadores argumentativos e marcadores discursivos. In: VOTRE, S.; CEZARIO, M. & MARTELOTTA, M. (org.) Gramaticalização. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2004. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2013. OLIVEIRA, Tania Amaral; SILVA, Elizabeth Gaviolli de Oliveira; SILVA, Cícero de Oliveira; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagens – Língua Portuguesa 9º ano. São Paulo: IBEP, 2012. PEZATTI, Erotilde Goreti. O advérbio então já se gramaticalizou como conjunção? Delta v. 17 n. 1. São Paulo: 2001. RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo – Língua portuguesa e literatura. Rio de Janeiro, 2012. RODRIGUES, Fernanda Costa Demier. Padrões de uso e gramaticalização de agora e então. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2009. RODRIGUES, Fernanda Costa Demier. Cadernos do CNLF, Série X, Número 11 (páginas 09-20). Rio de Janeiro: 2015. Disponível em: ww.filologia.org.br/xcnlf/15/01.htm ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Parábola, São Paulo, 2009. SIMÕES, Márcia De Benedetto Aguiar; SANTOS, Maria Inês Candido dos. Textos & linguagens, 7ª série. São Paulo: Escala Educacional, 2005. TERRA, Ernani; CAVALLETE, Floriana Toscano. Projeto Radix: português, 8ª série. São Paulo: Scipione, 2005. TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ROCHA, Maura Alves de Freitas; ARRUDA-FERNANDES, Vania Maria Bernardes. A aventura da linguagem, 9º ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2012.https://tede.ufrrj.br/retrieve/71199/2015%20-%20Patr%c3%adcia%20Gomes%20De%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6098Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-12-03T18:44:28Z No. of bitstreams: 1 2015 - Patrícia Gomes De Oliveira.pdf: 6971976 bytes, checksum: 42e52c4e40f058ea4cbf165de68f3e6b (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-03T18:44:28Z (GMT). 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