Os saberes matemáticos tradicionais utilizados nas comunidades agrícolas nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amaparí no estado do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Márcio Getúlio Prado de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12294
Resumo: Este trabalho visa provocar reflexões sobre os desafios da Educação Matemática a partir dos saberes matemáticos tradicionais usados pelos agricultores e suas medidas agrícolas nãoconvencionais na cultura do abacaxi nos municípios Pedra Branca do Amaparí e de Porto Grande, no Estado do Amapá, Brasil. Para isso foram analisados os conhecimentos matemáticos no âmago do contexto sociocultural a que esses sujeitos pertencem. Buscou-se analisar os fatos à luz dos estudos de D’Ambrosio e Knijnik, visto que os estudos desses pesquisadores concebem a Educação Matemática como uma prática mais humanizada para o pleno exercício da cidadania. A coleta dos dados foi feita a partir de observações, visita in loco e conversas com os agricultores. Os resultados obtidos apontam uma unidade de medida agrícola não convencional particular utilizada há muitas décadas nessas regiões do estado do Amapá. Foi detectado que o conjunto de conhecimento pertencente a estes agricultores foi desenvolvido a partir de suas vivências, nas quais estão inseridos conceitos, cálculos, medidas e operações matemáticas que, somados a conhecimentos convencionais e ao contexto sociocultural, podem ser utilizados como caminhos para uma educação matemática mais viva.
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Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12294Este trabalho visa provocar reflexões sobre os desafios da Educação Matemática a partir dos saberes matemáticos tradicionais usados pelos agricultores e suas medidas agrícolas nãoconvencionais na cultura do abacaxi nos municípios Pedra Branca do Amaparí e de Porto Grande, no Estado do Amapá, Brasil. Para isso foram analisados os conhecimentos matemáticos no âmago do contexto sociocultural a que esses sujeitos pertencem. Buscou-se analisar os fatos à luz dos estudos de D’Ambrosio e Knijnik, visto que os estudos desses pesquisadores concebem a Educação Matemática como uma prática mais humanizada para o pleno exercício da cidadania. A coleta dos dados foi feita a partir de observações, visita in loco e conversas com os agricultores. Os resultados obtidos apontam uma unidade de medida agrícola não convencional particular utilizada há muitas décadas nessas regiões do estado do Amapá. Foi detectado que o conjunto de conhecimento pertencente a estes agricultores foi desenvolvido a partir de suas vivências, nas quais estão inseridos conceitos, cálculos, medidas e operações matemáticas que, somados a conhecimentos convencionais e ao contexto sociocultural, podem ser utilizados como caminhos para uma educação matemática mais viva.This work aims to provoke reflections about the challenges of Mathematics Education from the traditional mathematical knowledge used by farmers and their non-conventional agricultural measures regarding the pineapple crop in the municipalities of Porto Grande and Pedra Branca do Amaparí in Amapá state in Brazil. For this purpose the mathematical knowledge at the heart of socio-cultural context to which these individuals belong was analyzed. It was sought to examine the facts in the light of studies of D'Ambrosio and Knijnik, as the studies of these researchers conceive mathematics education as a more humane practice to the full exercise of citizenship. The data collection was made from observations, on-site visit and dialogues with the farmers. The results indicate a unit of particular nonconventional agricultural measure used for many decades in these regions of the state of Amapá. It was detected that the body of knowledge owned by these farmers was developed from their experiences, in which are embedded concepts, calculations, measurements and mathematical operations, which added to conventional knowledge and socio-cultural context, can be used as ways for a more alive mathematics educationapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação MatemáticaEtnomatemáticaAgricultores de AbacaxiMathematics educationEthnomathematicsPineapple farmersEducaçãoOs saberes matemáticos tradicionais utilizados nas comunidades agrícolas nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amaparí no estado do AmapáThe traditional mathematical knowledge used in agricultural communities in the municipalities of Porto Grande and Pedra Branca do Amaparí in the state of Amapáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMAPÁ. 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