Elaboração do livro paradidático “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: senta que lá vem história”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bria, Marcelo Beni Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17595
Resumo: Livros paradidáticos constituem um dos elementos que podem ser utilizados como aliados no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho discorre sobre a elaboração de um livro paradidático de química, onde foram abordados diversos tópicos de uma classe de substâncias conhecidas como compostos organofosforados, servindo-se dos aspectos históricos, econômicos, químicos e biológicos, para o desenvolvimento do tema com alunos do Ensino Médio, professores e o público em geral. Para tal, utilizou-se como metodologia a transposição didática e revisão da literatura científica.
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Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17595Livros paradidáticos constituem um dos elementos que podem ser utilizados como aliados no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho discorre sobre a elaboração de um livro paradidático de química, onde foram abordados diversos tópicos de uma classe de substâncias conhecidas como compostos organofosforados, servindo-se dos aspectos históricos, econômicos, químicos e biológicos, para o desenvolvimento do tema com alunos do Ensino Médio, professores e o público em geral. Para tal, utilizou-se como metodologia a transposição didática e revisão da literatura científica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESParadidactic books (or supplementary educational materials) are one of the elements that can be used in association in the teaching learning process. The present work discusses the elaboration of a paradidactic book of chemistry, where several topics of a class of substances known, as organophosphate compounds were approached, using the historical, economic, chemical and biological aspect for the development of the theme with high school students, teachers and the general public. For this purpose, the didactic transposition and review of the scientific literature were used as methodology.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em QuímicaUFRRJBrasilInstituto de QuímicaQuímicaQuímicalivros paradidáticosfósforoensino de químicaparadidactic booksphosphorchemistry teachingElaboração do livro paradidático “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: senta que lá vem história”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENCAR, Sônia Biaggi Alves de Alencar. QuimiGui@: uma estratégia para eleboração de materiais didáticos textuais de química. 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