A produção acadêmica dos pesquisadores do LEAFRO : aproximações sobre pré-vestibular comunitário, ações afirmativas e diversidade étnico-racial na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gyme Gessyka Pereira dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13034
Resumo: Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) são órgãos institucionais caracterizados pela atuação no âmbito da Universidade no ensino, na pesquisa e na extensão. Os potenciais dos NEABs podem ser observados no nível cultural através do comprometimento com o resgate e a valorização da cultura afro-brasileira e africana e no nível social mediante o empenho em convocar uma agenda permanente de debate e implementação de cotas raciais para o acesso e permanência do afro-brasileiro ao ensino superior. Esta pesquisa teve como finalidade reunir e buscar aproximações nos artigos publicados em revistas acadêmicas de acesso aberto pelo coletivo de professores que integram o Laboratório de Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO), localizado no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período de 2006 a 2015. Aborda especificamente estudos sobre pré-vestibular comunitário, ações afirmativas e diversidade étnico-racial na educação. Para atender o objetivo deste estudo, foi utilizada a metodologia de pesquisa estado da arte, conhecida também como pesquisa de caráter documental. A pesquisa revelou que dos 106 artigos produzidos pelos pesquisadores do LEAFRO no período analisado, 57 estão disponíveis em acesso aberto, ou seja, praticamente a metade dos artigos, o que permite presumir que há um movimento de resistência empenhado em difundir e promover visibilidade ao conhecimento produzido. No que tange às aproximações entre os 13 artigos analisados, o estudo revelou que as produções criticam a desigualdade racial e buscam soluções para os problemas sociais dela decorrentes. As ações afirmativas que propiciam a afirmação de identidades, fortalecem o debate sobre a diversidade étnico-racial e favorecem a pluralidade étnica e uma educação antirracista na universidade é uma das medidas defendidas pelos autores
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Os potenciais dos NEABs podem ser observados no nível cultural através do comprometimento com o resgate e a valorização da cultura afro-brasileira e africana e no nível social mediante o empenho em convocar uma agenda permanente de debate e implementação de cotas raciais para o acesso e permanência do afro-brasileiro ao ensino superior. Esta pesquisa teve como finalidade reunir e buscar aproximações nos artigos publicados em revistas acadêmicas de acesso aberto pelo coletivo de professores que integram o Laboratório de Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO), localizado no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período de 2006 a 2015. Aborda especificamente estudos sobre pré-vestibular comunitário, ações afirmativas e diversidade étnico-racial na educação. Para atender o objetivo deste estudo, foi utilizada a metodologia de pesquisa estado da arte, conhecida também como pesquisa de caráter documental. A pesquisa revelou que dos 106 artigos produzidos pelos pesquisadores do LEAFRO no período analisado, 57 estão disponíveis em acesso aberto, ou seja, praticamente a metade dos artigos, o que permite presumir que há um movimento de resistência empenhado em difundir e promover visibilidade ao conhecimento produzido. No que tange às aproximações entre os 13 artigos analisados, o estudo revelou que as produções criticam a desigualdade racial e buscam soluções para os problemas sociais dela decorrentes. As ações afirmativas que propiciam a afirmação de identidades, fortalecem o debate sobre a diversidade étnico-racial e favorecem a pluralidade étnica e uma educação antirracista na universidade é uma das medidas defendidas pelos autoresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThe Nuclei of Afro-Brazilian Studies (NEABs, in Portuguese) are institutional bodies characterized by actions in the scope of university teaching, research and extension. On the cultural level, the NEABSs’ potentials can be seen through the commitment with the recovery and valorization of Afro-Brazilian and African cultures and, on the social level, with their efforts to call for a permanent agenda of debate and implementation of racial quotas for Afro-Brazilian’s access to and continuity in higher education. The present research aims to gather and look for approaches in articles published in open access academic journals by the team of teachers who take part of the Laboratory of Afro- Brazilian Studies (LEAFRO, in Portuguese), seated in the Multidisciplinary Institute of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) from 2006 to 2015. In particular, it discusses studies on community pre-entrance exams, affirmative actions and ethnic-racial diversity using the state-of-the-art research methodology known as documental character. The findings of the research show that, out of the 106 articles produced by LEAFRO researchers in the period, 57 articles, almost half of them, are available to open access, which seems to point to a resistance movement to promote and give visibility to the produced knowledge. As far as the approaches of 13 analyzed articles are concerned, the study evidences that they criticize racial inequality and search for solutions to social problems derived from them. The researchers claim that affirmative actions to promote self-affirmation reinforce the debate about ethnic-racial diversity and favor ethnic plurality and anti-racism education on third level educationapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuNEABsestudos afro-brasileirosprodução de conhecimentovisibilidade de saberesNEABsAfro-Brazilian studiesknowledge productionknowledge visibilityEducaçãoA produção acadêmica dos pesquisadores do LEAFRO : aproximações sobre pré-vestibular comunitário, ações afirmativas e diversidade étnico-racial na educação...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPortal abpn. Disponível em: http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/viewFile/399/284. Acesso em 6 de janeiro de 2016. ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. 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description Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) são órgãos institucionais caracterizados pela atuação no âmbito da Universidade no ensino, na pesquisa e na extensão. Os potenciais dos NEABs podem ser observados no nível cultural através do comprometimento com o resgate e a valorização da cultura afro-brasileira e africana e no nível social mediante o empenho em convocar uma agenda permanente de debate e implementação de cotas raciais para o acesso e permanência do afro-brasileiro ao ensino superior. Esta pesquisa teve como finalidade reunir e buscar aproximações nos artigos publicados em revistas acadêmicas de acesso aberto pelo coletivo de professores que integram o Laboratório de Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO), localizado no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período de 2006 a 2015. Aborda especificamente estudos sobre pré-vestibular comunitário, ações afirmativas e diversidade étnico-racial na educação. Para atender o objetivo deste estudo, foi utilizada a metodologia de pesquisa estado da arte, conhecida também como pesquisa de caráter documental. A pesquisa revelou que dos 106 artigos produzidos pelos pesquisadores do LEAFRO no período analisado, 57 estão disponíveis em acesso aberto, ou seja, praticamente a metade dos artigos, o que permite presumir que há um movimento de resistência empenhado em difundir e promover visibilidade ao conhecimento produzido. No que tange às aproximações entre os 13 artigos analisados, o estudo revelou que as produções criticam a desigualdade racial e buscam soluções para os problemas sociais dela decorrentes. As ações afirmativas que propiciam a afirmação de identidades, fortalecem o debate sobre a diversidade étnico-racial e favorecem a pluralidade étnica e uma educação antirracista na universidade é uma das medidas defendidas pelos autores
publishDate 2017
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