Produção de vídeos como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na educação do campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12758 |
Resumo: | Os vídeos e as tecnologias que envolvem sua produção são uma área da educação que, atualmente, está se expandindo quase que na mesma velocidade que os computadores e aplicativos digitais, ainda que de forma mais silenciosa. Durante as últimas décadas, esses recursos têm-se mostrado o meio técnico audiovisual de maior projeção, tendência essa que continua a aumentar, provavelmente em decorrência do interesse social que esse meio tem suscitado. Diante desse contexto, esta dissertação apresenta o resultado de um estudo, a partir de uma pesquisa sobre a prática da produção de vídeos como ferramenta pedagógica, trabalhando a realidade dos estudantes do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, no Espírito Santo (CEIER–AB/ES), aplicado no formato de um trabalho educacional com o tema gerador decorrente do método ver–julgar–agir–celebrar. Referida unidade educacional funciona em tempo integral e se destaca por não ser apenas uma escola que está localizada no campo, mas que trabalha os princípios da educação do campo, tendo, como objeto de ensino, os cuidados com o meio e a formação humana, valorizando a relação do homem com a terra, a cultura e o trabalho rural. Dessa forma, o objetivo precípuo deste trabalho foi o de analisar a contribuição da produção de vídeos como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes no CEIER–AB/ES. Para tanto, buscou-se investigar a percepção dos discentes com relação à produção de vídeos como ferramenta de ensino-aprendizagem que estimula o uso das tecnologias; analisar os benefícios da ferramenta de vídeo no processo de ensino-aprendizagem na educação do campo e identificar as contribuições da ferramenta de vídeo como instrumento de interação e valorização da realidade do discente no método ver–julgar–agir–celebrar. Para uma melhor interpretação dos resultados deste estudo, além da revisão de literatura, será utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, tendo em vista se tratar de um método que busca estudar a realidade do sujeito, preocupando-se com questões sociais, culturais, crenças, valores, significados e outros fatores que não podem ser quantificados, preocupando-se com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Além disso, esta pesquisa é também chamada pesquisa-ação, caracterizada pela ação desta pesquisadora e/ou grupo envolvido, que parte de uma problematização para a investigação a ser elaborada e conduzida. Com este estudo, verificou-se que os participantes aprenderam, de forma diferenciada, o conteúdo do tema gerador Agroecologia, bem como a valorização de sua realidade, por meio da ferramenta de produção de vídeos. |
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Brito, Francielly Vieira deSilva, Wanderley da965.566.767-72http://lattes.cnpq.br/1894566485754183Silva, Wanderley daBerenblum, Andrea SoniaOliveira, Lia Maria Teixeira deMenezes, Márcia Santos de099.177.117-67http://lattes.cnpq.br/15246130289883392023-12-22T02:20:13Z2023-12-22T02:20:13Z2020-11-03BRITO, Francielly Vieira de. Produção de vídeos como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na educação do campo. 2020. 69 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12758Os vídeos e as tecnologias que envolvem sua produção são uma área da educação que, atualmente, está se expandindo quase que na mesma velocidade que os computadores e aplicativos digitais, ainda que de forma mais silenciosa. Durante as últimas décadas, esses recursos têm-se mostrado o meio técnico audiovisual de maior projeção, tendência essa que continua a aumentar, provavelmente em decorrência do interesse social que esse meio tem suscitado. Diante desse contexto, esta dissertação apresenta o resultado de um estudo, a partir de uma pesquisa sobre a prática da produção de vídeos como ferramenta pedagógica, trabalhando a realidade dos estudantes do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, no Espírito Santo (CEIER–AB/ES), aplicado no formato de um trabalho educacional com o tema gerador decorrente do método ver–julgar–agir–celebrar. Referida unidade educacional funciona em tempo integral e se destaca por não ser apenas uma escola que está localizada no campo, mas que trabalha os princípios da educação do campo, tendo, como objeto de ensino, os cuidados com o meio e a formação humana, valorizando a relação do homem com a terra, a cultura e o trabalho rural. Dessa forma, o objetivo precípuo deste trabalho foi o de analisar a contribuição da produção de vídeos como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes no CEIER–AB/ES. Para tanto, buscou-se investigar a percepção dos discentes com relação à produção de vídeos como ferramenta de ensino-aprendizagem que estimula o uso das tecnologias; analisar os benefícios da ferramenta de vídeo no processo de ensino-aprendizagem na educação do campo e identificar as contribuições da ferramenta de vídeo como instrumento de interação e valorização da realidade do discente no método ver–julgar–agir–celebrar. Para uma melhor interpretação dos resultados deste estudo, além da revisão de literatura, será utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, tendo em vista se tratar de um método que busca estudar a realidade do sujeito, preocupando-se com questões sociais, culturais, crenças, valores, significados e outros fatores que não podem ser quantificados, preocupando-se com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Além disso, esta pesquisa é também chamada pesquisa-ação, caracterizada pela ação desta pesquisadora e/ou grupo envolvido, que parte de uma problematização para a investigação a ser elaborada e conduzida. Com este estudo, verificou-se que os participantes aprenderam, de forma diferenciada, o conteúdo do tema gerador Agroecologia, bem como a valorização de sua realidade, por meio da ferramenta de produção de vídeos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe videos and technologies that involve their production are an area of education that is currently expanding at almost the same speed as computers and digital applications, even more quietly. During the last decades, these resources have been shown to be the audiovisual technical environment of greater projection, a trend that continues to increase, probably due to the social interest that this medium has raised. In this context, this dissertation presents the result of a study, based on a research on the practice of video production as a pedagogical tool, working the reality of students of the Integrated State Center of Rural Education of Aguia Branca, in Espirito Santo (CEIER–AB/ES), applied in the format of an educational work with the theme that generates the method of seeing-judge-act-celebrate. This educational unit works full-time and stands out for not being just a school that is located in the field, but that works the principles of field education, having, as an object of teaching, care for the environment and human formation, valuing the relationship of man with land, culture and rural work. Thus, the main objective of this work was to analyze the contribution of video production as a pedagogical tool in the development of the teaching-learning process of students in CEIER–AB/ES. To this end, we sought to investigate the perception of students regarding the production of videos as a teaching-learning tool that stimulates the use of technologies; analyze the benefits of the video tool in the teaching-learning process in field education and identify the contributions of the video tool as an instrument of interaction and appreciation of the reality of the student in the method see–judge–act–celebrate. For a better interpretation of the results of this study, in addition to the literature review, a qualitative approach will be used, considering a method that seeks to study the subject's reality, concerned with social, cultural issues, beliefs, values, meanings and other factors that they cannot be quantified, whose reality is unquantifiable. In addition, this research is also called action research, characterized by the action of this researcher and/or group involved, whichis part of a problematization for the research to be elaborated and conducted.With this study, it was found that the participants learned, in a differentiated way, the content of the agroecology generator theme, as well as the valorization of their reality, through the video production tool.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaProdução de vídeosFerramenta pedagógicaEnsino-aprendizagemEducação do campoVideo productionPedagogical toolTeaching and learningRural educationEducaçãoProdução de vídeos como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na educação do campoVideo production as a pedagogical tool in the teachinglearning process in rural educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALAVARSE, O. 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Os vídeos e as tecnologias que envolvem sua produção são uma área da educação que, atualmente, está se expandindo quase que na mesma velocidade que os computadores e aplicativos digitais, ainda que de forma mais silenciosa. Durante as últimas décadas, esses recursos têm-se mostrado o meio técnico audiovisual de maior projeção, tendência essa que continua a aumentar, provavelmente em decorrência do interesse social que esse meio tem suscitado. Diante desse contexto, esta dissertação apresenta o resultado de um estudo, a partir de uma pesquisa sobre a prática da produção de vídeos como ferramenta pedagógica, trabalhando a realidade dos estudantes do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, no Espírito Santo (CEIER–AB/ES), aplicado no formato de um trabalho educacional com o tema gerador decorrente do método ver–julgar–agir–celebrar. Referida unidade educacional funciona em tempo integral e se destaca por não ser apenas uma escola que está localizada no campo, mas que trabalha os princípios da educação do campo, tendo, como objeto de ensino, os cuidados com o meio e a formação humana, valorizando a relação do homem com a terra, a cultura e o trabalho rural. Dessa forma, o objetivo precípuo deste trabalho foi o de analisar a contribuição da produção de vídeos como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes no CEIER–AB/ES. Para tanto, buscou-se investigar a percepção dos discentes com relação à produção de vídeos como ferramenta de ensino-aprendizagem que estimula o uso das tecnologias; analisar os benefícios da ferramenta de vídeo no processo de ensino-aprendizagem na educação do campo e identificar as contribuições da ferramenta de vídeo como instrumento de interação e valorização da realidade do discente no método ver–julgar–agir–celebrar. Para uma melhor interpretação dos resultados deste estudo, além da revisão de literatura, será utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, tendo em vista se tratar de um método que busca estudar a realidade do sujeito, preocupando-se com questões sociais, culturais, crenças, valores, significados e outros fatores que não podem ser quantificados, preocupando-se com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Além disso, esta pesquisa é também chamada pesquisa-ação, caracterizada pela ação desta pesquisadora e/ou grupo envolvido, que parte de uma problematização para a investigação a ser elaborada e conduzida. Com este estudo, verificou-se que os participantes aprenderam, de forma diferenciada, o conteúdo do tema gerador Agroecologia, bem como a valorização de sua realidade, por meio da ferramenta de produção de vídeos. |
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