A inclusão dos princípios fundamentais do empreendedorismo empresarial no Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12388 |
Resumo: | Este trabalho tem como base o Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG, a primeira escola de ensino agrícola do Brasil, criada pelo Decreto nº 8.358, de 09 de novembro de 1910, que ao longo de sua trajetória histórica tornou-se um importante marco na educação profissional agrícola na região da Zona das Vertentes de Minas Gerais. Estruturada sob a égide da Pedagogia do Trabalho, constituída pelo paradigma taylorista-fordista, tendo por meta formar cidadãos como mão-de-obra para o mercado de trabalho. Todavia, apesar da excelente preparação técnica e operacional de seus educandos, com o processo de internacionalização da economia, a competitividade no mercado de trabalho tornou-se mais acirrada, exigindo maiores qualificações e capacitações de seus agentes. Face ao exposto, o presente trabalho consiste na inclusão dos princípios fundamentais do empreendedorismo empresarial, bem como a inserção de conhecimentos socioeconômicos em interface aos operacionais didático-pedagógicos, através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de formação técnica e as de cultura empreendedora para os alunos do curso técnico em agroindústria oferecido pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG, levando-os a conhecer as perspectivas de futuros profissionais, viabilizando sua interação com o mercado, não apenas como força de trabalho, mas também como empreendedores. Atualmente, com algumas exceções, devido ao baixo índice de absorção de mão-de-obra no setor do agronegócio do município barbacenense e da região, percebe-se a necessidade de preparar os jovens formandos para irem além das oportunidades de emprego abertas pelas empresas. Portanto, torna-se relevante estabelecer um novo perfil profissional, com competência e habilidade para ser agente ativo, empreendedor, conhecedor do mercado agroindustrial, seus pontos fortes e fracos, saber correr riscos calculados, ser persistente, comprometido, independente e autoconfiante. Tem-se como objetivo ampliar os horizontes profissionais e pessoais de seus egressos, com potencialidades para vencer a baixa empregabilidade, na busca de alternativas necessárias para gerar ocupação e renda. A partir do ano de 2001 até 2005 formaram 109 (cento e nove) técnicos. Mensurou-se a título estatísticos, 41 (quarenta e um) egressos, com os seguintes resultados: 1 (um) atua no mercado de trabalho agroindustrial; 11 (onze) atuam fora do mercado agroindustrial; 5 (cinco) atuam no mercado informal; 11 (onze) estão estudando e fora do mercado de trabalho, e 13 (treze) estão desempregados. Por fim, tais indicadores apontam para a necessidade de uma reformulação e associação de conceitos no Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG. |
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Pavani, Paulo Orlando de CastroGuedes, Cezar Augusto Miranda401.210.037-87http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799444A6168.128.836-20http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248095P82023-12-22T02:06:59Z2023-12-22T02:06:59Z2006-11-27PAVANI, Paulo Orlando de Castro. A inclusão dos princípios fundamentais do empreendedorismo empresarial no Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG. 2006. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12388Este trabalho tem como base o Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG, a primeira escola de ensino agrícola do Brasil, criada pelo Decreto nº 8.358, de 09 de novembro de 1910, que ao longo de sua trajetória histórica tornou-se um importante marco na educação profissional agrícola na região da Zona das Vertentes de Minas Gerais. Estruturada sob a égide da Pedagogia do Trabalho, constituída pelo paradigma taylorista-fordista, tendo por meta formar cidadãos como mão-de-obra para o mercado de trabalho. Todavia, apesar da excelente preparação técnica e operacional de seus educandos, com o processo de internacionalização da economia, a competitividade no mercado de trabalho tornou-se mais acirrada, exigindo maiores qualificações e capacitações de seus agentes. Face ao exposto, o presente trabalho consiste na inclusão dos princípios fundamentais do empreendedorismo empresarial, bem como a inserção de conhecimentos socioeconômicos em interface aos operacionais didático-pedagógicos, através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de formação técnica e as de cultura empreendedora para os alunos do curso técnico em agroindústria oferecido pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG, levando-os a conhecer as perspectivas de futuros profissionais, viabilizando sua interação com o mercado, não apenas como força de trabalho, mas também como empreendedores. Atualmente, com algumas exceções, devido ao baixo índice de absorção de mão-de-obra no setor do agronegócio do município barbacenense e da região, percebe-se a necessidade de preparar os jovens formandos para irem além das oportunidades de emprego abertas pelas empresas. Portanto, torna-se relevante estabelecer um novo perfil profissional, com competência e habilidade para ser agente ativo, empreendedor, conhecedor do mercado agroindustrial, seus pontos fortes e fracos, saber correr riscos calculados, ser persistente, comprometido, independente e autoconfiante. Tem-se como objetivo ampliar os horizontes profissionais e pessoais de seus egressos, com potencialidades para vencer a baixa empregabilidade, na busca de alternativas necessárias para gerar ocupação e renda. A partir do ano de 2001 até 2005 formaram 109 (cento e nove) técnicos. Mensurou-se a título estatísticos, 41 (quarenta e um) egressos, com os seguintes resultados: 1 (um) atua no mercado de trabalho agroindustrial; 11 (onze) atuam fora do mercado agroindustrial; 5 (cinco) atuam no mercado informal; 11 (onze) estão estudando e fora do mercado de trabalho, e 13 (treze) estão desempregados. Por fim, tais indicadores apontam para a necessidade de uma reformulação e associação de conceitos no Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG.This work has as base the Technical Course in Agribusiness of the Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG, the first school of agricultural teaching of Brazil, created by the Ordinance no. 8.358 of November 09, 1910, that along his/her historical path became an important mark in the agricultural professional education in the area of the Area of the Slopes of Minas Gerais. Structured under the aegis of the Pedagogy of the Work, constituted by the paradigm taylorista-fordista, tends for goal to form citizens as labor for the job market. Though, in spite of their students' excellent technical and operational preparation, with the process of internationalization of the economy, the competitiveness in the job market became more intransigent. Demanding larger qualifications and their agents' trainings. Face to the exposed, the present work, consists of the inclusion of the fundamental beginnings of the business empreendedorismo, as well as the insert of socioeconomic knowledge in interface to the operational ones didactic-pedagogic, through the interdisciplinaridade among the technical formation disciplines to the one of culture entrepreneurs for the students of the technical course in agribusiness offered by the Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG, taking them to know the perspectives of professional futures, making possible his/her interaction with the market, I don't just eat workforce, but also as enterprising. Now, with some exceptions, due to the low index of absorption of work hand in the section of the agronegócio of the municipal district barbacenense and of the area, it is noticed the need to prepare the youths formandos for us to go besides the job opportunities opened by the companies. Therefore he/she becomes relevant to establish a new professional profile, with competence and ability to be agent active, enterprising, expert of the market agroindustrial, their strong and weak points, to know to run calculated risks, to be persistent, committed, independent and self-confident. Tends as objective enlarges the professional and personal horizons of their exits, with potentialities to win the low empregabilidade, looking for necessary alternatives to generate occupation and income. To leave year of 2001 up to 2005 they formed 109 (hundred nine) technicians, it was measured title statisticians, 41 (forty and a) exits, with the following results: 1 (a) it acts in the job market agroindustrial; 11 (eleven) they act out of the market agroindustrial; 5 (five) they act at the informal market; 11 (eleven) they are studying and out of the job market, and 13 (thirteen) they are unemployed. Finally, such indicators appear for the need of a reformulação and association of concepts in the technical course in agribusiness of the Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaempreendedorismoempregabilidademercado de trabalhoeducação agrícolajob marketagricultural educactionEducaçãoA inclusão dos princípios fundamentais do empreendedorismo empresarial no Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MGThe inclusion of the fundamental beginnings of the business empreendedorismo in the Technical Course in Agribusiness of the Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3567/2006-Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12321/2006%20-%20Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17668/2006%20-%20Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23961/2006%20-%20Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30362/2006%20-%20Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36707/2006%20-%20Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43106/2006%20-%20Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49505/2006%20-%20Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55934/2006%20-%20Paulo%20Orlando%20de%20Castro%20Pavani.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/74Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:25Z (GMT). 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