Políticas públicas de educação inclusiva: a experiência de inclusão de estudantes, público-alvo da Educação Especial, no município de Paracambi-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Élida Soares de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9896
Resumo: Essa dissertação de mestrado elegeu como objeto de estudo a operacionalização da perspectiva inclusiva de Educação Especial, por intermédio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). À luz da Teoria Crítica, investigamos as seguintes questões: Quais os impactos das atuais Políticas públicas no que se refere à institucionalização do AEE, bem como aos seus aspectos pedagógicos e educacionais, e para a formação dos professores? Qual o entendimento do Atendimento Educacional Especializado por parte dos professores, no suporte à inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial na escola pública? No que o AEE tem apoiado à escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial nas salas de aula? Quais as possibilidades do Atendimento Educacional Especializado no suporte à inclusão escolar? Quais experiências existem/são vividas entre o professor da sala de aula e o professor do AEE? Qual o entendimento desses professores acerca da inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial? Como objetivos de pesquisa definimos: Caracterizar as Políticas públicas de educação quanto à inclusão escolar e sua relação com a formação dos professores, considerando a atual diretriz político-pedagógica do Atendimento Educacional Especializado (AEE) destinado ao estudantes público-alvo da Educação Especial, no município de Paracambi; Caracterizar as contribuições do apoio especializado para o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial nas turmas regulares da escola locus do estudo; Avaliar as concepções dos professores do AEE, partícipes da pesquisa, sobre a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial no espaço da escola regular; Avaliar as concepções dos professores da classe comum, partícipes da pesquisa, a respeito do Atendimento Educacional Especializado; e Avaliar a articulação entre o ensino comum e o AEE pensando-a na tríade: acesso, permanência e aprendizado dos alunos público-alvo da Educação Especial. Esta pesquisa está fundamentada, teórico-metodologicamente na Teoria Crítica, com destaque para os pensadores Theodor Adorno e Hellmut Becker. Contudo, Vale destacar que outros estudiosos, como Costa, Damasceno, Pucci, Booth & Ainscow são considerados na discussão e análise do objeto de estudo. A pesquisa foi realizada na Escola Amanhecer, uma escola do Ensino Básico da Rede Pública do Município de Paracambi, tendo como sujeitos de estudo duas professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado e um professor de cada área do conhecimento, a saber: Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da natureza; necessariamente atuantes em turmas em que estudantes público-alvo da Educação Especial estivessem incluídos. Os resultados desta investigação revelam que o caminho traçado pela Secretaria Municipal de Educação de Paracambi para a operacionalização da perspectiva inclusiva de Educação Especial está sendo percorrido, mesmo considerando suas contradições. Assim, é possível afirmar que o AEE desenvolvido na referida escola, embora não livre de tensões e contradições, tem contribuído para afirmação da perspectiva democrática de educação no âmbito da Educação Especial da referida cidade.
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À luz da Teoria Crítica, investigamos as seguintes questões: Quais os impactos das atuais Políticas públicas no que se refere à institucionalização do AEE, bem como aos seus aspectos pedagógicos e educacionais, e para a formação dos professores? Qual o entendimento do Atendimento Educacional Especializado por parte dos professores, no suporte à inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial na escola pública? No que o AEE tem apoiado à escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial nas salas de aula? Quais as possibilidades do Atendimento Educacional Especializado no suporte à inclusão escolar? Quais experiências existem/são vividas entre o professor da sala de aula e o professor do AEE? Qual o entendimento desses professores acerca da inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial? Como objetivos de pesquisa definimos: Caracterizar as Políticas públicas de educação quanto à inclusão escolar e sua relação com a formação dos professores, considerando a atual diretriz político-pedagógica do Atendimento Educacional Especializado (AEE) destinado ao estudantes público-alvo da Educação Especial, no município de Paracambi; Caracterizar as contribuições do apoio especializado para o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial nas turmas regulares da escola locus do estudo; Avaliar as concepções dos professores do AEE, partícipes da pesquisa, sobre a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial no espaço da escola regular; Avaliar as concepções dos professores da classe comum, partícipes da pesquisa, a respeito do Atendimento Educacional Especializado; e Avaliar a articulação entre o ensino comum e o AEE pensando-a na tríade: acesso, permanência e aprendizado dos alunos público-alvo da Educação Especial. Esta pesquisa está fundamentada, teórico-metodologicamente na Teoria Crítica, com destaque para os pensadores Theodor Adorno e Hellmut Becker. Contudo, Vale destacar que outros estudiosos, como Costa, Damasceno, Pucci, Booth & Ainscow são considerados na discussão e análise do objeto de estudo. A pesquisa foi realizada na Escola Amanhecer, uma escola do Ensino Básico da Rede Pública do Município de Paracambi, tendo como sujeitos de estudo duas professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado e um professor de cada área do conhecimento, a saber: Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da natureza; necessariamente atuantes em turmas em que estudantes público-alvo da Educação Especial estivessem incluídos. Os resultados desta investigação revelam que o caminho traçado pela Secretaria Municipal de Educação de Paracambi para a operacionalização da perspectiva inclusiva de Educação Especial está sendo percorrido, mesmo considerando suas contradições. Assim, é possível afirmar que o AEE desenvolvido na referida escola, embora não livre de tensões e contradições, tem contribuído para afirmação da perspectiva democrática de educação no âmbito da Educação Especial da referida cidade.CAPESThis dissertation broaches about the operationalization of the inclusive conception of Special Education, through Specialized Educational Attendance (SEA). For the study was used as base the Critical Theory where we investigated the followings questions: What are the impacts the presents Public Politics in effective formation of SEA, as well as yours pedagogical and educational aspects, and formation of the teachers? How do teachers understand the, Specialized Educational Attendance as a support for the inclusion of the students target audience of Special Education in the public school? What are the target that SEA has contributed to schooling of students, who Special Education has as a focus, in the classroom? What are the possibilities of the Specialized Educational Attendance in the support inclusion school? What experiences that there is or it / are lived between the teacher from the classroom and the teacher of the SEA? What is the understanding of these teachers about the inclusion of that students of Special Education? As research objectives defined: characterize public politics of education regarding school inclusion and its relation to the training of teachers, considering the current political and pedagogical guidance of Specialized Educational Attendance for the students, assisted by Special Education, in municipality of Paracambi; Describeing the contributions of expert support for the process of inclusion of the students assisted by Special Education in regular classes at school study locus; Assessing the concept of the SEA teachers, who have participated in the research, about the inclusion of special education students in space of the regular school; Evalueting the conceptions of teachers in the common class, participants in the research, about the Specialized Educational Attendance; and evaluate the relationship between the common teaching and SEA thinking it lie whiting the triad: access, retention and learning of the student target audience of Special Education. This research is based on, theoretical and methodological in Critical Theory, especially thinkers Theodor Adorno and Hellmut Becker. However, it were used in this study other scholars, such as Costa, Damascus, Pucci, Booth & Ainscow are considered. The source was conducted at Dawn School, one school of Basic Education on Municipality of Paracambi. The subjects of study were two teachers who works in the Specialized Educational Attendance and one teacher from each area of knowledge: codes and languages; Humanities and Social Sciences; Exact and natural sciences, necessarily active in classes in which students assisted by Special Education had to be included. The results of this research show that the path traced by the Municipal Paracambi Education for the operationalization of the inclusive perspective of Special Education is being realized, even considering its contradictions. Thus, we can say that the SEA developed in this school, although not free of tensions and contradictions, has contributed to the affirmation of democratic perspective of education under the Special Education of this city.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoCritical TheoryInclusive conception of educationSEATeoria CríticaOrientação inclusiva de educaçãoAEEEducaçãoPolíticas públicas de educação inclusiva: a experiência de inclusão de estudantes, público-alvo da Educação Especial, no município de Paracambi-RJPublic politics of inclusive education: one experience of inclusion of students, target audience of Special Education, in municipality of Paracamb-RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7415/2016%20-%20%c3%89lida%20Soares%20de%20Santana.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19586/2016%20-%20%c3%89lida%20Soares%20de%20Santana.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25947/2016%20-%20%c3%89lida%20Soares%20de%20Santana.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32340/2016%20-%20%c3%89lida%20Soares%20de%20Santana.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38712/2016%20-%20%c3%89lida%20Soares%20de%20Santana.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45118/2016%20-%20%c3%89lida%20Soares%20de%20Santana.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51476/2016%20-%20%c3%89lida%20Soares%20de%20Santana.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57978/2016%20-%20%c3%89lida%20Soares%20de%20Santana.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1259Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2016-10-06T18:04:33Z No. of bitstreams: 1 2016 - Élida Soares de Santana.pdf: 1327060 bytes, checksum: acd09b51e0734e16742a5234842ce1f8 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-06T18:04:33Z (GMT). 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