Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portilho, Edilene Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12417
Resumo: Esta dissertação é um estudo preliminar de três Casas Familiares Rurais de Tucuruí, de Cametá e de Igarapé-Miri, municípios localizados na Amazônia Oriental no estado do Pará. As Casas Familiares Rurais são experiências de instituições autônomas - não governamentais - de educação rural geridas por grupos de famílias lavradoras. A primeira parte da dissertação cita um contexto histórico de conflitos socioambientais, em que surgiram as primeiras experiências educativas na região, e a caracterização da pedagogia educacional adotada pelas instituições em estudo. A segunda trata de peculiaridades culturais que caracterizam a relação homem-natureza das famílias lavradoras que têm ligação direta com as Casa Familiares Rurais. As percepções aqui descritas foram sistematizadas a partir de vivências realizadas no período de 2006 e 2007 com as famílias lavradoras das localidades especificadas. Este trabalho visa relatar e iniciar uma reflexão sobre o complexo caminhar destes futuristas lavradores, construtores e mantenedores das Casas Familiares Rurais. Estas se constituem em uma experiência autônoma de construção coletiva do presente e de projeção de futuro; ambiente de conflitos, diálogos e acesso às novas tecnologias e aos conhecimentos tradicionais, trabalhados através da pedagogia de alternância.
id UFRRJ-1_0b14c3938332e8731c6135054123ac66
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12417
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Portilho, Edilene SantosMagalhães, Luís Mauro Sampaio533.517.977-53http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782808P6Santos, Ana Cristina Souza747.568.007-00http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3684.981.012-04http://lattes.cnpq.br/08313288334032972023-12-22T02:07:35Z2023-12-22T02:07:35Z2008-04-11PORTILHO, Edilene Santos. Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12417Esta dissertação é um estudo preliminar de três Casas Familiares Rurais de Tucuruí, de Cametá e de Igarapé-Miri, municípios localizados na Amazônia Oriental no estado do Pará. As Casas Familiares Rurais são experiências de instituições autônomas - não governamentais - de educação rural geridas por grupos de famílias lavradoras. A primeira parte da dissertação cita um contexto histórico de conflitos socioambientais, em que surgiram as primeiras experiências educativas na região, e a caracterização da pedagogia educacional adotada pelas instituições em estudo. A segunda trata de peculiaridades culturais que caracterizam a relação homem-natureza das famílias lavradoras que têm ligação direta com as Casa Familiares Rurais. As percepções aqui descritas foram sistematizadas a partir de vivências realizadas no período de 2006 e 2007 com as famílias lavradoras das localidades especificadas. Este trabalho visa relatar e iniciar uma reflexão sobre o complexo caminhar destes futuristas lavradores, construtores e mantenedores das Casas Familiares Rurais. Estas se constituem em uma experiência autônoma de construção coletiva do presente e de projeção de futuro; ambiente de conflitos, diálogos e acesso às novas tecnologias e aos conhecimentos tradicionais, trabalhados através da pedagogia de alternância.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation is a preliminary study of three Rural Familiar Houses of Tucuruí, Cametá and Igarapé-Miri, municipalities located in the Eastern Amazon in Pará State. The Rural Familiar Houses are autonomous institutions experiences - non governmental - of rural education managed by groups of agriculturist families. The first part of this dissertation cites a historical context of socio-environmental conflicts where had emerged the first educative experiences in the region and the educational pedagogy characterization adopted by the studied institutions. The second one refers to cultural peculiarities that characterize the relation human-nature of agriculturist families directly attached to the Rural Familiar Houses. The perceptions described here had been systemized from life experiences carried through in the period of 2006 and 2007 with agriculturist families from the specified locations. This is an attempt to mention part of the complex walk of futurist agricultural workers, therefore, constructors and keepers of the Rural Familiar Houses: an autonomous experience of collective construction of the present and a projection of the future; place of conflicts, dialogues and access to new technologies and to traditional knowledge by a specific pedagogy.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiapedagogia da alternânciameio ruralcasas familiares ruraisnatureza.alternation pedagogyrural sphererural familiar housesnature.EducaçãoPedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PAPedagogy of Alternation: education and nature in rural familiar houses of the Tocantina region, PAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3608/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12437/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17732/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24038/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30395/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36797/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43165/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49511/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55970/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/94Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Edilene Santos Portilho.pdf: 2712242 bytes, checksum: 94682848855928a3a23496bc6aa8909b (MD5) Previous issue date: 2008-04-11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Edilene Santos Portilho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12417/1/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2008 - Edilene Santos Portilho.pdf.txtExtracted Texttext/plain252906https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12417/2/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.txtdb74bb155e1e38f7d6e3f8672efbcfe0MD52ORIGINAL2008 - Edilene Santos Portilho.pdfapplication/pdf2712348https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12417/3/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf0bd29954b3dab216e430aab93629c230MD5320.500.14407/124172023-12-21 23:07:35.154oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:07:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pedagogy of Alternation: education and nature in rural familiar houses of the Tocantina region, PA
title Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
spellingShingle Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
Portilho, Edilene Santos
pedagogia da alternância
meio rural
casas familiares rurais
natureza.
alternation pedagogy
rural sphere
rural familiar houses
nature.
Educação
title_short Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
title_full Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
title_fullStr Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
title_full_unstemmed Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
title_sort Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
author Portilho, Edilene Santos
author_facet Portilho, Edilene Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portilho, Edilene Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Luís Mauro Sampaio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 533.517.977-53
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782808P6
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Ana Cristina Souza
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 747.568.007-00
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 684.981.012-04
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0831328833403297
contributor_str_mv Magalhães, Luís Mauro Sampaio
Santos, Ana Cristina Souza
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia da alternância
meio rural
casas familiares rurais
natureza.
topic pedagogia da alternância
meio rural
casas familiares rurais
natureza.
alternation pedagogy
rural sphere
rural familiar houses
nature.
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv alternation pedagogy
rural sphere
rural familiar houses
nature.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta dissertação é um estudo preliminar de três Casas Familiares Rurais de Tucuruí, de Cametá e de Igarapé-Miri, municípios localizados na Amazônia Oriental no estado do Pará. As Casas Familiares Rurais são experiências de instituições autônomas - não governamentais - de educação rural geridas por grupos de famílias lavradoras. A primeira parte da dissertação cita um contexto histórico de conflitos socioambientais, em que surgiram as primeiras experiências educativas na região, e a caracterização da pedagogia educacional adotada pelas instituições em estudo. A segunda trata de peculiaridades culturais que caracterizam a relação homem-natureza das famílias lavradoras que têm ligação direta com as Casa Familiares Rurais. As percepções aqui descritas foram sistematizadas a partir de vivências realizadas no período de 2006 e 2007 com as famílias lavradoras das localidades especificadas. Este trabalho visa relatar e iniciar uma reflexão sobre o complexo caminhar destes futuristas lavradores, construtores e mantenedores das Casas Familiares Rurais. Estas se constituem em uma experiência autônoma de construção coletiva do presente e de projeção de futuro; ambiente de conflitos, diálogos e acesso às novas tecnologias e aos conhecimentos tradicionais, trabalhados através da pedagogia de alternância.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PORTILHO, Edilene Santos. Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12417
identifier_str_mv PORTILHO, Edilene Santos. Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12417/1/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12417/2/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12417/3/2008%20-%20Edilene%20Santos%20Portilho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
db74bb155e1e38f7d6e3f8672efbcfe0
0bd29954b3dab216e430aab93629c230
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108160954859520