Glamour das divas: uma reflexão sobre espaços de sociabilidade, redes de amizade e subjetividades travestis na cidade do Rio de Janeiro, década de 1960
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15779 |
Resumo: | A dissertação em questão é sobre produção das históricas subjetividades travestis na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1960. A reflexão é feita a partir de análise de narrativas orais de algumas travestis da denominada "primeira geração" da cidade, de imagens fotográficas e de fontes oriundas da imprensa, entre jornais e revistas selecionados de forma que o trabalho se desenvolvesse com pertinência ao tema. O texto se divide em duas unidades, uma primeira destinada a referenciar a trajetória dos espetáculos de travestis e transformistas, além de evidenciar o papel das Boates enquanto espaços de grande importância para a constituição de sociabilidades e redes de amizade que, de certa maneira, colaboraram para invenções e reinvenções subjetivas da mencionada geração de travestis, essas que perpassam por ingestão de hormônios e mudanças estéticas-corporais. Será dada ênfase especial à "Boate Favela", ao "Stop Club" e à "Boate Alcatraz", todas localizadas no bairro de Copacabana. Já na segunda unidade, o foco estará nos Teatros, com destaque ao pioneirismo da companhia Les Girls, importante grupo de travestis e transformistas da época. Também evidenciarei os espetáculos ocorridos nos Teatros "Dulcina", "Brigitte Blair", "Carlos Gomes" e "Rival" como importantes espaços não só para criação de redes de amizades, mas também de disputas, conflitos e tensões, assim como as Boates. Não posso deixar de mencionar que a construção do trabalho só foi possível graças às colaborações de Suzy Parker, Yeda Brown e Aloma Divina, essas, artistas que atuaram em alguns dos mencionados espaços e espetáculos, o que possibilitou uma privilegiada análise dos processos de subjetivação, emergência de subjetividades e escritas de si. |
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Souza, Paulo Vitor Guedes deLopes, Fábio Henrique144.373.278-47https://orcid.org/0000-0003-1544-7967http://lattes.cnpq.br/1193368748768771Gonçalves, Margareth de Almeidahttps://orcid.org/0000-0002-8873-6519http://lattes.cnpq.br/0773163431927243Santos, Rafael França Gonçalves dos116.134.767-44https://orcid.org/0000-0002-3662-2456http://lattes.cnpq.br/9958034812497049Duarte, Marina Silva070.243.816-20http://lattes.cnpq.br/9554952114610547162.606.047-93https://orcid.org/0000-0002-8716-8548http://lattes.cnpq.br/53115478815758482024-01-24T16:04:04Z2024-01-24T16:04:04Z2022-05-05https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15779A dissertação em questão é sobre produção das históricas subjetividades travestis na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1960. A reflexão é feita a partir de análise de narrativas orais de algumas travestis da denominada "primeira geração" da cidade, de imagens fotográficas e de fontes oriundas da imprensa, entre jornais e revistas selecionados de forma que o trabalho se desenvolvesse com pertinência ao tema. O texto se divide em duas unidades, uma primeira destinada a referenciar a trajetória dos espetáculos de travestis e transformistas, além de evidenciar o papel das Boates enquanto espaços de grande importância para a constituição de sociabilidades e redes de amizade que, de certa maneira, colaboraram para invenções e reinvenções subjetivas da mencionada geração de travestis, essas que perpassam por ingestão de hormônios e mudanças estéticas-corporais. Será dada ênfase especial à "Boate Favela", ao "Stop Club" e à "Boate Alcatraz", todas localizadas no bairro de Copacabana. Já na segunda unidade, o foco estará nos Teatros, com destaque ao pioneirismo da companhia Les Girls, importante grupo de travestis e transformistas da época. Também evidenciarei os espetáculos ocorridos nos Teatros "Dulcina", "Brigitte Blair", "Carlos Gomes" e "Rival" como importantes espaços não só para criação de redes de amizades, mas também de disputas, conflitos e tensões, assim como as Boates. Não posso deixar de mencionar que a construção do trabalho só foi possível graças às colaborações de Suzy Parker, Yeda Brown e Aloma Divina, essas, artistas que atuaram em alguns dos mencionados espaços e espetáculos, o que possibilitou uma privilegiada análise dos processos de subjetivação, emergência de subjetividades e escritas de si.Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJThe dissertation in question is about the historical transvestite subjectivities in the city of Rio de Janeiro, in the 1960s. The reflection is made from the analysis of oral narratives of some transvestites of the so-called "first generation" of the city, photographic images, and sources from the press, among selected newspapers and magazines so that the work was developed in a way that was relevant to the theme. The text is divided into two units, the first one that refers to the trajectory of transvestite and transvestite shows, in addition to highlighting the role of nightclubs as spaces of great importance for the constitution of sociability and friendship networks that, in a certain way, collaborated for inventions and subjective reinventions of the aforementioned generation of transvestites. Special emphasis will be given to "Favela nightclub", "Stop Club" and "Alcatraz nightclub", all located in the Copacabana neighborhood. In the second unit, the focus will be on theaters, highlighting the pioneering spirit of the company Les Girls, an important group of transvestites and transvestites at the time. I will also highlight the shows that took place in the theaters "Dulcina", "Brigitte Blair", "Carlos Gomes,” and "Rival" as important spaces not only for creating networks of friendships, but also for disputes, conflicts and tensions as well as nightclubs. I cannot fail to mention that the construction of the work was only possible thanks to the collaborations of Suzy Parker, Yeda Brown and Aloma Divina, these artists who worked in some of the aforementioned spaces and shows, which allowed a privileged analysis of the processes of subjectivation, emergence of subjectivities and self-writing.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisHistóriaTravestilidadesSubjetividadesEspaços de SociabilidadeCorpoTransvestitesSubjectivitiesSpaces of SociabilityBodyGlamour das divas: uma reflexão sobre espaços de sociabilidade, redes de amizade e subjetividades travestis na cidade do Rio de Janeiro, década de 1960Glamor of the divas: a reflection on sociability spaces, friendship networks and transvestite subjectivities in the city of Rio de Janeiro, 1960sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. 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A dissertação em questão é sobre produção das históricas subjetividades travestis na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1960. A reflexão é feita a partir de análise de narrativas orais de algumas travestis da denominada "primeira geração" da cidade, de imagens fotográficas e de fontes oriundas da imprensa, entre jornais e revistas selecionados de forma que o trabalho se desenvolvesse com pertinência ao tema. O texto se divide em duas unidades, uma primeira destinada a referenciar a trajetória dos espetáculos de travestis e transformistas, além de evidenciar o papel das Boates enquanto espaços de grande importância para a constituição de sociabilidades e redes de amizade que, de certa maneira, colaboraram para invenções e reinvenções subjetivas da mencionada geração de travestis, essas que perpassam por ingestão de hormônios e mudanças estéticas-corporais. Será dada ênfase especial à "Boate Favela", ao "Stop Club" e à "Boate Alcatraz", todas localizadas no bairro de Copacabana. Já na segunda unidade, o foco estará nos Teatros, com destaque ao pioneirismo da companhia Les Girls, importante grupo de travestis e transformistas da época. Também evidenciarei os espetáculos ocorridos nos Teatros "Dulcina", "Brigitte Blair", "Carlos Gomes" e "Rival" como importantes espaços não só para criação de redes de amizades, mas também de disputas, conflitos e tensões, assim como as Boates. Não posso deixar de mencionar que a construção do trabalho só foi possível graças às colaborações de Suzy Parker, Yeda Brown e Aloma Divina, essas, artistas que atuaram em alguns dos mencionados espaços e espetáculos, o que possibilitou uma privilegiada análise dos processos de subjetivação, emergência de subjetividades e escritas de si. |
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