Um olhar para o desempenho de algumas escolas de diferentes sistemas de ensino da Cidade do Rio de Janeiro em avaliações nacionais de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Victor Wagner de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15558
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo geral investigar fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino da cidade do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB). Pretende-se ainda coletar dados relativos às escolas mais bem colocadas nestas avaliações; conhecer o Plano de Carreira vinculado a cada sistema de ensino de modo a avaliar como o professor é valorizado no desempenho de suas funções; obter dados que deem indícios do impacto da renda familiar no rendimento acadêmico nestas instituições; avaliar a importância da estrutura física da escola para o ensino-aprendizagem dos estudantes; analisar a relação entre a estrutura escolar (condições de trabalho propiciadas aos professores, renda dos estudantes, condições físicas da instituição) e o desempenho nas avaliações nacionais (OBMEP, ENEM e IDEB) por meio da observação das estatísticas de instituições de diferentes sistemas de ensino existentes no município do Rio de Janeiro. A partir do cumprimento de tais objetivos, pretende-se responder a seguinte questão-problema: quais fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB)? Trata-se de um estudo comparativo, realizado a partir da coleta de dados relativos às características das escolas com melhor desempenho nas avaliações nacionais localizadas no Rio de Janeiro. Foi realizado o levantamento documental e bibliográfico sobre os diferentes sistemas de ensino, considerando suas características em relação ao Plano de Carreira estabelecido para os professores; e pesquisa de campo para coleta de dados sobre as condições socioeconômicas do corpo estudantil e infraestrutura dos prédios das instituições de ensino analisadas. O corpus da pesquisa abrange escolas que tenham até o 9º ano do Ensino Fundamental e/ou ofereçam o Ensino Médio, considerando realidades diferentes (escola da rede particular de ensino, da rede pública municipal e estadual, e do colégio militar do Rio de Janeiro). Em virtude da pesquisa supracitada, conseguiu-se atingir os objetivos propostos e se averiguou fatores externos e internos das instituições que contribuíram para um melhor rendimento de seus alunos nas avaliações que foram utilizadas como parâmetros
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Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15558Esse trabalho tem por objetivo geral investigar fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino da cidade do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB). Pretende-se ainda coletar dados relativos às escolas mais bem colocadas nestas avaliações; conhecer o Plano de Carreira vinculado a cada sistema de ensino de modo a avaliar como o professor é valorizado no desempenho de suas funções; obter dados que deem indícios do impacto da renda familiar no rendimento acadêmico nestas instituições; avaliar a importância da estrutura física da escola para o ensino-aprendizagem dos estudantes; analisar a relação entre a estrutura escolar (condições de trabalho propiciadas aos professores, renda dos estudantes, condições físicas da instituição) e o desempenho nas avaliações nacionais (OBMEP, ENEM e IDEB) por meio da observação das estatísticas de instituições de diferentes sistemas de ensino existentes no município do Rio de Janeiro. A partir do cumprimento de tais objetivos, pretende-se responder a seguinte questão-problema: quais fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB)? Trata-se de um estudo comparativo, realizado a partir da coleta de dados relativos às características das escolas com melhor desempenho nas avaliações nacionais localizadas no Rio de Janeiro. Foi realizado o levantamento documental e bibliográfico sobre os diferentes sistemas de ensino, considerando suas características em relação ao Plano de Carreira estabelecido para os professores; e pesquisa de campo para coleta de dados sobre as condições socioeconômicas do corpo estudantil e infraestrutura dos prédios das instituições de ensino analisadas. O corpus da pesquisa abrange escolas que tenham até o 9º ano do Ensino Fundamental e/ou ofereçam o Ensino Médio, considerando realidades diferentes (escola da rede particular de ensino, da rede pública municipal e estadual, e do colégio militar do Rio de Janeiro). Em virtude da pesquisa supracitada, conseguiu-se atingir os objetivos propostos e se averiguou fatores externos e internos das instituições que contribuíram para um melhor rendimento de seus alunos nas avaliações que foram utilizadas como parâmetrosCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work has the general objective of investigating factors that can contribute to the good performance of students from educational institutions in the city of Rio de Janeiro in the national mathematics assessments (OBMEP, ENEM and IDEB). It is also intended to collect data on the schools best placed in these assessments; know the Career Plan linked to each education system in order to assess how the teacher is valued in the performance of their duties; obtain data that give evidence of the impact of family income on academic performance in these institutions; evaluate the importance of the physical structure of the school for the teaching-learning of students; to analyze the relationship between school structure (working conditions provided to teachers, student income, physical conditions of the institution) and performance in national assessments (OBMEP, ENEM and IDEB) by observing statistics from institutions in different education systems existing in the municipality of Rio de Janeiro. Based on the fulfillment of these objectives, we intend to answer the following question-problem: what factors can contribute to the good performance of students from educational institutions in Rio de Janeiro in national mathematics assessments (OBMEP, ENEM and IDEB)? This is a comparative study, carried out from the collection of data related to the characteristics of the schools with the best performance in the national assessments located in Rio de Janeiro. A documentary and bibliographic survey was carried out on the different teaching systems, considering their characteristics in relation to the Career Plan established for teachers; and field research to collect data on the socioeconomic conditions of the student body and infrastructure of the buildings of the analyzed educational institutions. The research corpus covers schools that have up to the 9th grade of elementary school and / or offer high school, considering different realities (private school, state and municipal public schools, and the military college of Rio de Janeiro). Due to the aforementioned research, it was possible to achieve the proposed objectives and to investigate external and internal factors of the institutions that contributed to a better performance of their students in the evaluations that were used as parametersapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasEnsinoAvaliações nacionais de matemáticaDesempenhoTeachingNational mathematics assessmentsPerformanceMatemáticaUm olhar para o desempenho de algumas escolas de diferentes sistemas de ensino da Cidade do Rio de Janeiro em avaliações nacionais de matemáticaA look at the performance of some schools in different education systems in the City of Rio de Janeiro in national mathematics assessmentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAUSUBEL, David. P; NOVAK, Joseph. D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. 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BRASIL, Lei nº 5623, de 1º de outubro de 2013. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos funcionários da Secretaria Municipal de Educação - SME e adota outras providências no interesse da valorização do pessoal da área de Educação e da melhoria da qualidade do ensino público municipal do Rio de Janeiro. BRASIL, Lei Nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras 81 de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei Nº 11.784, de 22 de setembro de 2008, e dá outras providências. CALDAS, C.C.S.; VIANA, C.S. As Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas na Formação de Professores e Alunos. Revista Margens Interdisciplinar, v.10, 2016. CARNEIRO, Verônica Lima. As avaliações estandartizadas e o papel do exame nacional do ensino médio (ENEM) na etapa final da educação básica. Revista Exitus, v.02, nº1, 2012. CARVALHO, S. L. 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description Esse trabalho tem por objetivo geral investigar fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino da cidade do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB). Pretende-se ainda coletar dados relativos às escolas mais bem colocadas nestas avaliações; conhecer o Plano de Carreira vinculado a cada sistema de ensino de modo a avaliar como o professor é valorizado no desempenho de suas funções; obter dados que deem indícios do impacto da renda familiar no rendimento acadêmico nestas instituições; avaliar a importância da estrutura física da escola para o ensino-aprendizagem dos estudantes; analisar a relação entre a estrutura escolar (condições de trabalho propiciadas aos professores, renda dos estudantes, condições físicas da instituição) e o desempenho nas avaliações nacionais (OBMEP, ENEM e IDEB) por meio da observação das estatísticas de instituições de diferentes sistemas de ensino existentes no município do Rio de Janeiro. A partir do cumprimento de tais objetivos, pretende-se responder a seguinte questão-problema: quais fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB)? Trata-se de um estudo comparativo, realizado a partir da coleta de dados relativos às características das escolas com melhor desempenho nas avaliações nacionais localizadas no Rio de Janeiro. Foi realizado o levantamento documental e bibliográfico sobre os diferentes sistemas de ensino, considerando suas características em relação ao Plano de Carreira estabelecido para os professores; e pesquisa de campo para coleta de dados sobre as condições socioeconômicas do corpo estudantil e infraestrutura dos prédios das instituições de ensino analisadas. O corpus da pesquisa abrange escolas que tenham até o 9º ano do Ensino Fundamental e/ou ofereçam o Ensino Médio, considerando realidades diferentes (escola da rede particular de ensino, da rede pública municipal e estadual, e do colégio militar do Rio de Janeiro). Em virtude da pesquisa supracitada, conseguiu-se atingir os objetivos propostos e se averiguou fatores externos e internos das instituições que contribuíram para um melhor rendimento de seus alunos nas avaliações que foram utilizadas como parâmetros
publishDate 2020
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dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Victor Wagner de Souza. Um olhar para o desempenho de algumas escolas de diferentes sistemas de ensino da Cidade do Rio de Janeiro em avaliações nacionais de matemática. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
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