Processo de mudança na práxis pedagógica de professores nas escolas atendidas pelo NTE-Campo Grande, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro:desafios do mediador pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14954 |
Resumo: | Investigou-se o conhecimento e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis aos professores do Ensino Médio pertencentes ao NTE-5, da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), onde o pesquisador ocupava a função de mediador pedagógico. Apesar das sucessivas capacitações oferecidas pela SEEDUC-RJ e do acompanhamento do mediador pedagógico, a maioria desses professores não aplicava no seu cotidiano os conhecimentos adquiridos. Então, surgiram algumas perguntas: Será acomodação ou resistência ao desconhecido? O que será que leva um professor a, aparentemente, acomodar-se dessa forma? E quanto aos dirigentes escolares? Não parece haver um esforço no sentido de colaborar de alguma forma para que as práticas pedagógicas se renovem. Quais são as razões para esse aparente descaso? Essa pesquisa teve como objetivos: identificar a raiz do problema da aparente resistência dos professores regentes das Unidades Escolares, atendidas pelo pesquisador, quanto ao emprego de Recursos Tecnológicos e de TDIC acessíveis e oferecer subsídios para uma transformação de suas práticas pedagógicas. A fim de delimitar o objeto de estudo, focalizou-se o uso da lousa digital. Devido à natureza do problema, optou-se por uma abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados brutos e do levantamento bibliográfico e documental pertinente, concluiu-se que os professores observados apresentam resistência não ao emprego das TDIC propriamente; mas sim, porque avaliam a viabilidade desse emprego ante as condições e oportunidades que lhes são dadas; fato este que os levam a buscar essa mudança de práxis, porém de forma muito cautelosa, cuidadosa, e criteriosa. Além disso, esses professores não estão acomodados, como suspeitou-se. Eles precisam desenvolver confiança no sistema educacional para que este lhes forneça subsídios que possibilitem o não comprometimento da qualidade de suas práticas pedagógicas |
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Pereira, Fábio MarianoGoulart, Silvia Moreira483.205.287-04http://lattes.cnpq.br/0346538916616057Goulart, Silvia MoreiraMoraes, Marco Antonio dePinto, Benjamin Carvalho TeixeiraSalvador, Daniel Fábio069.248.587-24http://lattes.cnpq.br/19932142247557232023-12-22T03:08:53Z2023-12-22T03:08:53Z2017-04-12PEREIRA, Fábio Mariano. Processo de Mudança na práxis pedagógica de professores nas escolas atendidas pelo NTE-Campo Grande, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro:desafios do mediador pedagógico. 2017. 105 f.. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14954Investigou-se o conhecimento e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis aos professores do Ensino Médio pertencentes ao NTE-5, da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), onde o pesquisador ocupava a função de mediador pedagógico. Apesar das sucessivas capacitações oferecidas pela SEEDUC-RJ e do acompanhamento do mediador pedagógico, a maioria desses professores não aplicava no seu cotidiano os conhecimentos adquiridos. Então, surgiram algumas perguntas: Será acomodação ou resistência ao desconhecido? O que será que leva um professor a, aparentemente, acomodar-se dessa forma? E quanto aos dirigentes escolares? Não parece haver um esforço no sentido de colaborar de alguma forma para que as práticas pedagógicas se renovem. Quais são as razões para esse aparente descaso? Essa pesquisa teve como objetivos: identificar a raiz do problema da aparente resistência dos professores regentes das Unidades Escolares, atendidas pelo pesquisador, quanto ao emprego de Recursos Tecnológicos e de TDIC acessíveis e oferecer subsídios para uma transformação de suas práticas pedagógicas. A fim de delimitar o objeto de estudo, focalizou-se o uso da lousa digital. Devido à natureza do problema, optou-se por uma abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados brutos e do levantamento bibliográfico e documental pertinente, concluiu-se que os professores observados apresentam resistência não ao emprego das TDIC propriamente; mas sim, porque avaliam a viabilidade desse emprego ante as condições e oportunidades que lhes são dadas; fato este que os levam a buscar essa mudança de práxis, porém de forma muito cautelosa, cuidadosa, e criteriosa. Além disso, esses professores não estão acomodados, como suspeitou-se. Eles precisam desenvolver confiança no sistema educacional para que este lhes forneça subsídios que possibilitem o não comprometimento da qualidade de suas práticas pedagógicasIt was investigated the knowledge and the using of Digital Technology for Information and Communication (DTIC) that is accessible for high school teachers who belong to NTE-5, in the State Secretary of Education (SEEDUC-RJ), where this researcher occupies the function of pedagogical mediator. In spite of the successive training schemes offered by SEEDUC-RJ and the monitoring process of the pedagogical mediator, the majority of these teachers didn’t apply the acquired knowledge in their daily routine. Then, some questions arise: Is it caused by their apathy or fear of the undiscovered? What moves a teacher to apparently feel and behave like this? As regards the school principals, they don’t seem to make an effort to actually renew the teaching practices. What are the reasons for his seemingly flaw? This research has the following aims: identify the root for such a problem concerning the apparent apathy of the high school teachers, within the schools attended by this researcher, towards the using of the Technological Resources and the DTIC accessible as well as offer means to achieve an utter transformation of their pedagogical practices. In order to restrict the scope of this study, it was focused on the using of the digital board. Due to the nature of this problem, the approach used was of qualitative character. Starting from the analysis of raw data as well as the survey of documental and bibliographic reports, it was concluded that the teachers observed show apathy not exactly towards the using of the DTIC, but towards its practicability before the conditions and opportunities offered. Such a fact drives them to such a changing in their praxis, however in a careful and discerning way. Furthermore, these teachers are not apathetic as suspected, but in need to develop the necessary trust in the educational system that is supposed to offer them the means to enable teachers to preserve the quality of their pedagogical practicesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoEducaçãoEnsino MédioFormação Continuada de ProfessoresTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoLousa DigitalEducationHigh SchoolContinuous Teacher GraduatingDigital Technology for Information and CommunicationDigital BoardMatemáticaProcesso de mudança na práxis pedagógica de professores nas escolas atendidas pelo NTE-Campo Grande, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro:desafios do mediador pedagógico...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6.1 Documentos BRASIL, MEC. Portaria n° 522/Mec, de 09 de abril de 1997. 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Investigou-se o conhecimento e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis aos professores do Ensino Médio pertencentes ao NTE-5, da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), onde o pesquisador ocupava a função de mediador pedagógico. Apesar das sucessivas capacitações oferecidas pela SEEDUC-RJ e do acompanhamento do mediador pedagógico, a maioria desses professores não aplicava no seu cotidiano os conhecimentos adquiridos. Então, surgiram algumas perguntas: Será acomodação ou resistência ao desconhecido? O que será que leva um professor a, aparentemente, acomodar-se dessa forma? E quanto aos dirigentes escolares? Não parece haver um esforço no sentido de colaborar de alguma forma para que as práticas pedagógicas se renovem. Quais são as razões para esse aparente descaso? Essa pesquisa teve como objetivos: identificar a raiz do problema da aparente resistência dos professores regentes das Unidades Escolares, atendidas pelo pesquisador, quanto ao emprego de Recursos Tecnológicos e de TDIC acessíveis e oferecer subsídios para uma transformação de suas práticas pedagógicas. A fim de delimitar o objeto de estudo, focalizou-se o uso da lousa digital. Devido à natureza do problema, optou-se por uma abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados brutos e do levantamento bibliográfico e documental pertinente, concluiu-se que os professores observados apresentam resistência não ao emprego das TDIC propriamente; mas sim, porque avaliam a viabilidade desse emprego ante as condições e oportunidades que lhes são dadas; fato este que os levam a buscar essa mudança de práxis, porém de forma muito cautelosa, cuidadosa, e criteriosa. Além disso, esses professores não estão acomodados, como suspeitou-se. Eles precisam desenvolver confiança no sistema educacional para que este lhes forneça subsídios que possibilitem o não comprometimento da qualidade de suas práticas pedagógicas |
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6.1 Documentos BRASIL, MEC. Portaria n° 522/Mec, de 09 de abril de 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2 2148. Acesso em: jan. 2015 ______________. Decreto n° 6300, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm. Acesso em: jan. 2015 ______________. Decreto n° 84.067. de 02 de outubro de 1979. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D84067.htm>. Acesso em: jun. 2016. _______________. Subsídios para a Implantação do Programa de Informática na Educação. Brasília: MEC, 1982a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso em: mai. 2016. _______________. I Seminário Nacional de Informática na Educação (Anais). Brasília: SEI, 1981. _______________. II Seminário Nacional de Informática na Educação (Anais). Salvador: SEI, 1982b. _______________. 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