O uso de ter e haver existenciais na escrita dos alunos do Projeto Aceleração 8: do diagnóstico à intervenção pedagógica
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15451 |
Resumo: | Baseada nas contribuições da Sociolinguística Variacionista ao ensino, em especial a teoria dos contínuos de variação linguística (cf. BORTONI-RICARDO, 2004), esta pesquisa desenvolve uma mediação pedagógica para o trabalho com o uso de <ter> e <haver> existenciais numa turma do Projeto Acelera do Ensino Fundamental, por meio de atividades de produção de textos de diferentes gêneros, distribuídos num contínuo de oralidadeletramento. Dois foram os objetivos traçados: (a) mapear as ocorrências de <ter> e <haver> nos textos dos alunos ao longo da mediação pedagógica, descrevendo o seu comportamento linguístico em cada gênero trabalhado; (b) levar esses mesmos alunos ao emprego consciente das duas variantes nos diferentes gêneros textuais, de acordo com o contínuo de oralidadeletramento. Para compor o contínuo, foram selecionados os seguintes gêneros: HQ (histórias em quadrinhos), memorial e reportagem. De modo geral, os resultados mostram que os alunos conseguiram manifestar o uso das variantes de acordo com o praticado pelo brasileiro letrado em cada ponto do contínuo: nos textos situados no polo de [+ oralidade], houve emprego predominante de <ter>; nos do ponto intermediário, apareceram as duas variantes; nos do polo de [+ letramento], prevaleceu o uso de <haver>, conforme a prescrição das gramáticas normativas para os textos que representam eventos de comunicação mediados pela escrita. Tais resultados, por um lado, corroboram o que as pesquisas sociolinguísticas descrevem sobre o emprego de <ter> e <haver> existenciais no Português Brasileiro (cf. AVELAR, 2006); por outro, revelam como a escolarização é determinante para a aprendizagem de estruturas típicas da variedade de prestígio, como a variante <haver> (cf. VITÓRIO, 2008), requeridas pela sociedade letrada em determinados contextos de uso da língua |
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BORTONI-RICARDO, 2004), esta pesquisa desenvolve uma mediação pedagógica para o trabalho com o uso de <ter> e <haver> existenciais numa turma do Projeto Acelera do Ensino Fundamental, por meio de atividades de produção de textos de diferentes gêneros, distribuídos num contínuo de oralidadeletramento. Dois foram os objetivos traçados: (a) mapear as ocorrências de <ter> e <haver> nos textos dos alunos ao longo da mediação pedagógica, descrevendo o seu comportamento linguístico em cada gênero trabalhado; (b) levar esses mesmos alunos ao emprego consciente das duas variantes nos diferentes gêneros textuais, de acordo com o contínuo de oralidadeletramento. Para compor o contínuo, foram selecionados os seguintes gêneros: HQ (histórias em quadrinhos), memorial e reportagem. De modo geral, os resultados mostram que os alunos conseguiram manifestar o uso das variantes de acordo com o praticado pelo brasileiro letrado em cada ponto do contínuo: nos textos situados no polo de [+ oralidade], houve emprego predominante de <ter>; nos do ponto intermediário, apareceram as duas variantes; nos do polo de [+ letramento], prevaleceu o uso de <haver>, conforme a prescrição das gramáticas normativas para os textos que representam eventos de comunicação mediados pela escrita. Tais resultados, por um lado, corroboram o que as pesquisas sociolinguísticas descrevem sobre o emprego de <ter> e <haver> existenciais no Português Brasileiro (cf. AVELAR, 2006); por outro, revelam como a escolarização é determinante para a aprendizagem de estruturas típicas da variedade de prestígio, como a variante <haver> (cf. VITÓRIO, 2008), requeridas pela sociedade letrada em determinados contextos de uso da línguaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESBased on the contributions of Variationist Sociolinguistics to teaching, in special to the theory of continuums of linguistic variation (BORTONI-RICARDO, 2004), this research develops a pedagogical mediation for the work with the usage of <ter> and <haver> in a class of the Accelerates Project of the Primary Education, through production activities of texts of different genres, distributed in a continuum of orality-literacy. Two were the traced objectives: (a) to map the occurrences of <ter> and <haver> in the students’ texts over the pedagogical mediation, describing their linguistic behavior in each worked genre; (b) to take these same students to the conscious employment of the two variants in the different textual genres, according to the orality-literacy continuum. In order to constitute the continuum, the following written genres were selected: CB (comic books), memorial and reporting. In general, the results show that the students were able to manifest the use of the variants according to the one practiced by the literate Brazilian in each point of the continuum: in texts placed on the pole of [+ orality], there was predominant employment of <ter>, in the ones of the intermediate point, it appeared both variants; in the ones of the pole of [+literacy], the use of <haver> prevailed according to the prescription of normative grammars to the texts that represent communication events mediated by the writing. Such results, on the one hand, corroborate what the sociolinguistic researches describe about the employment of existentials <ter> and <haver> in the Brazilian Portuguese (AVELAR, 2006); on the other hand, they reveal how schooling is decisive for the learning of structures typical to the variety of prestige, like the variant <haver> (VITÒRIO, 2008), required by the literate society in certain contexts of the language’s useapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisProdução textualVariaçãoVerbos existenciaisLetramentoTextual productionVariationExistential VerbsLiteracyEducaçãoO uso de ter e haver existenciais na escrita dos alunos do Projeto Aceleração 8: do diagnóstico à intervenção pedagógicaThe use of existentials ter and haver in the writing of the students of the Acceleration 8 Project: from the diagnosis to the pedagogical interventioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola. 2007. AVELAR, Juanito. “Gramática, competição e padrões de variação: casos com ter/haver e de/em no português brasileiro." Revista de Estudos da Linguagem 14.2 (2006): 99-143. BAGNO, Marcos. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola. 2013. ______.Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa: Revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de janeiro: Lucerna, 37ª ed. 2001 [1999]. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. ______. Nós cheguemos na escola. E agora?. Contexto, 2005. ______. Manual de sociolinguística. Contexto, 2014. ______ (et al.). Por que a escola não ensina gramática assim?. São Paulo: Parábola editorial, 1ª ed. 2014. BRASIL. 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Maceió, 2008.https://tede.ufrrj.br/retrieve/65773/2018%20-%20Igor%20Martins%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4811Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-06-29T14:47:29Z No. of bitstreams: 1 2018 - Igor Martins dos Santos.pdf: 3263572 bytes, checksum: 46210a4867e6fe18e3d8465ca5a13086 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-29T14:47:29Z (GMT). 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