O gênero tirinha e o tema transversal ética: desenvolvendo a leitura e a reflexão crítica por meio das histórias do personagem Armandinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lorane Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15460
Resumo: O assunto tratado nesta dissertação é o desenvolvimento da leitura e da reflexão da crítica por meio do trabalho com o gênero tirinha, através das histórias do personagem Armandinho e o tema transversal ética, na sala de aula dos anos finais do ensino fundamental, especificamente, com uma turma do 8° ano da Escola Municipal Professora Célia Sobreira (inserida numa área de risco no distrito de Engenheiro Pedreira, munícipio de Japeri/ RJ). Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi o desenvolvimento da leitura, tendo como sujeitos alunos com baixo rendimento escolar. Os objetivos específicos foram: desenvolver metodologia de ensino com base em valores ético-morais; verificar se o personagem Armandinho (sua personalidade, suas ideias) promovia identificação com a turma que se caracterizava por um contexto peculiar; e elaborar propostas didáticas adequadas ao contexto das especificidades dos sujeitos da pesquisa. Quanto à técnica adotada, a pesquisa foi bibliográfica e experimental. Como materiais teóricos, livros, publicações, dissertações e documentos referenciais da educação foram utilizados. Além disso, um estudo de campo foi realizado pela observação direta da turma em questão. Adotou-se uma abordagem qualitativa, associada à pesquisa-ação, na qual as informações coletadas na turma 803 foram descritas e analisadas; ainda, elaborouse estratégias de leitura e compreensão por meio de sequência didática. Mediante o exposto, pode-se dizer que a pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: no primeiro, foram aplicadas atividades de diagnose que tiveram por finalidade identificar as principais dificuldades de se trabalhar a leitura com os alunos da turma 803; e, no segundo momento, a partir da verificação dos problemas encontrados, foram elaboradas propostas de atividades como forma de intervenção aplicada por meio de uma sequência didática (SD) que foi organizada no formato de seis oficinas, nas quais se notou uma evolução no interesse e participação da turma que passou a interagir e realizar as atividades com êxito. Em síntese, com base na pesquisa feita, encontramos melhora na leitura dos alunos que, estimulados pelos valores ético-morais nas tirinhas de Armandinho conseguiram desenvolver o pensamento crítico – o que evidencia a importância da elaboração de atividades para o ensino de leitura que auxiliem na construção da compreensão. Sendo assim, constatou-se que um dos maiores desafios do ensino para uma turma de alunos infrequentes e desmotivados é buscar um caminho que transforme a realidade da sala de aula. E, por intermédio desta pesquisa, esperou-se ter oferecido uma contribuição aos processos de ensino e aprendizagem de leitura em contextos econômico-sociais desfavorecidos e também, por decorrência, à sociedade, pela proposta de sinalizar a necessidade de um olhar que seja de fato inclusivo no ensino.
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Dissertação (Mestrado em Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15460O assunto tratado nesta dissertação é o desenvolvimento da leitura e da reflexão da crítica por meio do trabalho com o gênero tirinha, através das histórias do personagem Armandinho e o tema transversal ética, na sala de aula dos anos finais do ensino fundamental, especificamente, com uma turma do 8° ano da Escola Municipal Professora Célia Sobreira (inserida numa área de risco no distrito de Engenheiro Pedreira, munícipio de Japeri/ RJ). Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi o desenvolvimento da leitura, tendo como sujeitos alunos com baixo rendimento escolar. Os objetivos específicos foram: desenvolver metodologia de ensino com base em valores ético-morais; verificar se o personagem Armandinho (sua personalidade, suas ideias) promovia identificação com a turma que se caracterizava por um contexto peculiar; e elaborar propostas didáticas adequadas ao contexto das especificidades dos sujeitos da pesquisa. Quanto à técnica adotada, a pesquisa foi bibliográfica e experimental. Como materiais teóricos, livros, publicações, dissertações e documentos referenciais da educação foram utilizados. Além disso, um estudo de campo foi realizado pela observação direta da turma em questão. Adotou-se uma abordagem qualitativa, associada à pesquisa-ação, na qual as informações coletadas na turma 803 foram descritas e analisadas; ainda, elaborouse estratégias de leitura e compreensão por meio de sequência didática. Mediante o exposto, pode-se dizer que a pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: no primeiro, foram aplicadas atividades de diagnose que tiveram por finalidade identificar as principais dificuldades de se trabalhar a leitura com os alunos da turma 803; e, no segundo momento, a partir da verificação dos problemas encontrados, foram elaboradas propostas de atividades como forma de intervenção aplicada por meio de uma sequência didática (SD) que foi organizada no formato de seis oficinas, nas quais se notou uma evolução no interesse e participação da turma que passou a interagir e realizar as atividades com êxito. Em síntese, com base na pesquisa feita, encontramos melhora na leitura dos alunos que, estimulados pelos valores ético-morais nas tirinhas de Armandinho conseguiram desenvolver o pensamento crítico – o que evidencia a importância da elaboração de atividades para o ensino de leitura que auxiliem na construção da compreensão. Sendo assim, constatou-se que um dos maiores desafios do ensino para uma turma de alunos infrequentes e desmotivados é buscar um caminho que transforme a realidade da sala de aula. E, por intermédio desta pesquisa, esperou-se ter oferecido uma contribuição aos processos de ensino e aprendizagem de leitura em contextos econômico-sociais desfavorecidos e também, por decorrência, à sociedade, pela proposta de sinalizar a necessidade de um olhar que seja de fato inclusivo no ensino.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe subject discussed in this dissertation is the development of critical reading and reflection through work with the comic genre, through the stories of the Armandinho character and the cross-ethical theme, in the classroom of the final years of elementary school, specifically, with an 8th grade class from the Municipal School Professor Célia Sobreira (inserted in an area of risk in the district of Engenheiro Pedreira, Municipality of Japeri / RJ). Thus, the general objective of the research was the development of reading, having as subjects students with low school performance. The specific objectives were: to develop teaching methodology based on ethical-moral values; to verify if the character Armandinho (his personality, his ideas) promoted identification with the group that was characterized by a peculiar context; and elaborate didactic proposals appropriate to the context of the specificities of the research subjects. As for the technique adopted, the research was bibliographical and experimental. As theoretical materials, books, publications, dissertations and reference documents of education were used. In addition, a field study was conducted by direct observation of the class in question. A qualitative approach was adopted, associated to the action research, in which the information collected in the 803 class was described and analyzed; Reading and comprehension strategies were also developed through a didactic sequence. Based on the above, it can be said that the research was carried out in two distinct moments: in the first one, diagnostic activities were applied which aimed to identify the main difficulties of working with students in the 803 class; and, in the second moment, from the verification of the problems found, proposals of activities were elaborated as a form of intervention applied through a didactic sequence (SD) that was organized in the format of six workshops, in which an evolution in the interest was noticed and participation of the group that started to interact and carry out the activities successfully. In summary, based on the research done, we found an improvement in the reading of the students who, stimulated by the ethical-moral values in Armandinho's comics, managed to develop critical thinking - which highlights the importance of the elaboration of activities for reading teaching that understanding. Thus, it was found that one of the greatest challenges of teaching for a group of infrequent and unmotivated students is to find a way to transform the reality of the classroom. And through this research, it was hoped to have offered a contribution to the processes of teaching and learning of reading in disadvantaged socio-economic contexts and also, consequently, to society, by the proposal to signal the necessity of a look that is in fact inclusive education.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEnsino da leituraTirinhaTema transversal éticaReading teachingComic stripEthical cross-cutting themeLetrasEducaçãoO gênero tirinha e o tema transversal ética: desenvolvendo a leitura e a reflexão crítica por meio das histórias do personagem ArmandinhoThe genre tirinha and the transversal ethical theme: developing reading and critical reflection through the stories of the Armandinho characterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAFONSO, J. Preso ‘Cara de Alho’ gerente do tráfico do Alecrim, em Engenheiro Pedreira. 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description O assunto tratado nesta dissertação é o desenvolvimento da leitura e da reflexão da crítica por meio do trabalho com o gênero tirinha, através das histórias do personagem Armandinho e o tema transversal ética, na sala de aula dos anos finais do ensino fundamental, especificamente, com uma turma do 8° ano da Escola Municipal Professora Célia Sobreira (inserida numa área de risco no distrito de Engenheiro Pedreira, munícipio de Japeri/ RJ). Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi o desenvolvimento da leitura, tendo como sujeitos alunos com baixo rendimento escolar. Os objetivos específicos foram: desenvolver metodologia de ensino com base em valores ético-morais; verificar se o personagem Armandinho (sua personalidade, suas ideias) promovia identificação com a turma que se caracterizava por um contexto peculiar; e elaborar propostas didáticas adequadas ao contexto das especificidades dos sujeitos da pesquisa. Quanto à técnica adotada, a pesquisa foi bibliográfica e experimental. Como materiais teóricos, livros, publicações, dissertações e documentos referenciais da educação foram utilizados. Além disso, um estudo de campo foi realizado pela observação direta da turma em questão. Adotou-se uma abordagem qualitativa, associada à pesquisa-ação, na qual as informações coletadas na turma 803 foram descritas e analisadas; ainda, elaborouse estratégias de leitura e compreensão por meio de sequência didática. Mediante o exposto, pode-se dizer que a pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: no primeiro, foram aplicadas atividades de diagnose que tiveram por finalidade identificar as principais dificuldades de se trabalhar a leitura com os alunos da turma 803; e, no segundo momento, a partir da verificação dos problemas encontrados, foram elaboradas propostas de atividades como forma de intervenção aplicada por meio de uma sequência didática (SD) que foi organizada no formato de seis oficinas, nas quais se notou uma evolução no interesse e participação da turma que passou a interagir e realizar as atividades com êxito. Em síntese, com base na pesquisa feita, encontramos melhora na leitura dos alunos que, estimulados pelos valores ético-morais nas tirinhas de Armandinho conseguiram desenvolver o pensamento crítico – o que evidencia a importância da elaboração de atividades para o ensino de leitura que auxiliem na construção da compreensão. Sendo assim, constatou-se que um dos maiores desafios do ensino para uma turma de alunos infrequentes e desmotivados é buscar um caminho que transforme a realidade da sala de aula. E, por intermédio desta pesquisa, esperou-se ter oferecido uma contribuição aos processos de ensino e aprendizagem de leitura em contextos econômico-sociais desfavorecidos e também, por decorrência, à sociedade, pela proposta de sinalizar a necessidade de um olhar que seja de fato inclusivo no ensino.
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