Aspectos coesivos na produção de artigos acadêmicos no curso tecnológico do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Manoel Santos da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12278
Resumo: O uso inadequado dos chamados elos coesivos mostra grandes lacunas de conhecimentos considerados cruciais para uma escrita acadêmica coerente. Na tentativa de contribuir para uma reflexão sobre esse problema, a presente pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo analisar o uso dos elementos coesivos a partir de textos acadêmicos produzidos por alunos do Curso Tecnologia em Laticínios, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba e por outros especialistas na área. Para tanto serão utilizados alguns conceitos teóricos inseridos na área dos estudos sobre gêneros discursivos, destacando-se os conceitos de coesão e coerência textual. Este trabalho, ao cumprir seu objetivo, confirmará a importância da articulação adequada de elementos coesivos para a produção textual do público foco.
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Na tentativa de contribuir para uma reflexão sobre esse problema, a presente pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo analisar o uso dos elementos coesivos a partir de textos acadêmicos produzidos por alunos do Curso Tecnologia em Laticínios, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba e por outros especialistas na área. Para tanto serão utilizados alguns conceitos teóricos inseridos na área dos estudos sobre gêneros discursivos, destacando-se os conceitos de coesão e coerência textual. Este trabalho, ao cumprir seu objetivo, confirmará a importância da articulação adequada de elementos coesivos para a produção textual do público foco.Inappropriate usage of linguistic elements such as the cohesive ties indicates gaps of knowledge considered crucial for the production of a coherent academic writing. In the attempt to contribute with a reflection on this matter, the present qualitative research aims at analyzing the use of cohesive ties by means of the analysis of academic texts that have been produced by students of the Curso Tecnologia em Laticínios do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba, and by other specialists on the area. The theoretical framework is supported by studies on discursive and textual genres, highlighting the concepts of textual cohesion and coherence. Results confirm the relevance of the articulation of cohesive elements for the textual productions of the audience in focus.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaElos coesivosprodução textualgêneros textuaiscursos tecnológicosCohesive TiesTextual ProductionTextual GenresEducaçãoAspectos coesivos na produção de artigos acadêmicos no curso tecnológico do Instituto Federal de Alagoas - Campus SatubaCohesive aspects in the production of academic articles in the technological course at the Federal Institute of Alagoas - Campus Satubainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306. BRASIL. Lei nº 11.892, 29/12/2008. Brasília: MEC, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. MEC/SETEC, 2002. Documento do CEFET – AL. Proposta de Constituição do IFET-AL. Maceió: s. e., 2008. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. In: Revista Educar, nº 24, Curitiba: UFPR, 2004. p, 213-225. FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 2006. FÁVERO, L. L. KOCH, I. G. V. Línguística textual: uma introdução. 3 ed. – São Paulo: Cortez, 1994. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. São Paulo: Ática. 3ª ed., 1995. GUIMARÃES, E. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 2005. HALLIDAY, M. A. K. & HASAN, R. Cohesion in English. London and New York: Longman, 1976. KOCH, I.G.V. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 2008. KOCH, I.G.V.& TRAVAGLIA.L.C. A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 2001. KOCH, Ingedore G.V e Travaglia, Luiz C. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez. 5ª ed, 1997. LYRA et al. Monitoramento da qualidade microbiológica do leite de cabra cru e pasteurizado produzido no Sertão de Alagoas. Anais do 27º Congresso Nacional de Laticínios – Editado por Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Juiz de Fora: EPAMIG, 2010. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (orgs). Gêneros textuais: reflexões para o ensino. Palmas e União da Vitória, Paraná: Kaygangue, 2005. PACHECO. E. Os Institutos Federais e o Projeto Nacional. (s.d. s. e., p. 04) PAREDES SILVA, V. L. Forma e Função nos Gêneros de Discurso. In: Revista Alfa, 41. São Paulo: s.e. 1997, p. 79-98. SILVA, C. J. R. (Org.) Institutos Federais Lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009. 26 SILVA et al. Análise sensorial de bebida láctea com mel de engenho orgânico. Anais do 25º Congresso Nacional de Laticínios – Editado por Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Juiz de Fora: EPAMIG, 2008. SILVA et al. Avaliação sensorial de sobremesa de gelatina elaborada com soro de leite incluída no cardápio de escolares do IFAL - Campus Satuba. Anais do 26º Congresso Nacional de Laticínios – Editado por Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Juiz de Fora: EPAMIG, 2009. SILVEIRA, M. I. M. Análise de Gênero Textual Concepção Sócio-Retórica. Maceió: Edufal, 2005.https://tede.ufrrj.br/retrieve/61660/2011%20-%20Manoel%20Santos%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3824Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-08-17T13:13:28Z No. of bitstreams: 1 2011 - Manoel Santos da Silva.pdf: 3357546 bytes, checksum: 49c9733471460696054fe7063200ab79 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-17T13:13:28Z (GMT). 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