Uma análise sobre o impacto do curso de produtores de derivados do leite no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – nos municípios de Campos dos Goytacazes e Japeri – Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eraldo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12609
Resumo: A relação entre qualificação para o trabalho e a educação tem sido nas últimas décadas um dos grandes desafios para o desenvolvimento das práticas agrícolas no campo, isso porque não há como superar tais desafios sem a inserção de novas abordagens educativas que contribuam para a aprendizagem de seus atores sociais – os trabalhadores rurais. Neste sentido as inúmeras discussões em torna da educação de jovens e adultos das áreas rurais têm atravessado um denso e profundo debate em torno das dimensões econômicas, sociais, históricas e ambientais que perpassam essa formação dos trabalhadores locais. Desta forma boa parte desse debate, encontra-se a crítica à dicotomia entre a educação voltada para uma educação “compensatória” e de desenvolvimento para a produção dessas áreas e ao mesmo tempo uma educação inclusiva e de recuperação da história local dessas regiões, além do indicativo das consequências que esse tipo de educação gera e gerou em nossa sociedade. A presente pesquisa se propôs a identificar a contribuição do curso de produtores de derivados do leite, implementados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o PRONATEC, oferecido pelo Colégio Técnico da Universidade Rural – CTUR, nas comunidades agrícolas em Japeri e Campos dos Goytacazes ambas no Rio de Janeiro. Com isso, objetivou-se averiguar, dentro do universo discentes que esse curso formou o impacto social e econômico local de ambas comunidade e ainda identificar como a prática educativa estudada contribuiu para a aplicabilidade do que estudaram durante o curso em suas atividades profissionais cotidianas. A fim de alcançar esse objetivo, a metodologia de campo proposta foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi através de entrevistas onde a narrativa pessoal serviu de aporte para identificar os discentes que concluíram o curso dos quais foram efetivamente localizados, dentre os quais destacamos 08 na comunidade em Japeri e 08 na comunidade de Campos dos Goytacazes. A eles, foi aplicado um questionário com perguntas semi estruturadas e abertas oportunizando o breve relato pessoal. Dentre o universo dos trabalhadores envolvidos na pesquisa observamos que na comunidade em Japeri todos os discentes que concluíram o curso eram do sexo feminino, o que sinalizou uma profunda reflexão sobre a relevância do papel das mulheres no desenvolvimento das economias em comunidades rurais e ao mesmo tempo a manutenção familiar de subsistência por meio da formação técnica. Finalmente, esse estudo foi realizado sob a orientação do Paradigma Indiciário, as conclusões basearam-se não apenas nas respostas dos questionários e entrevistas, como também nos indícios observados em campo durante o processo de coleta dos dados. Uma das principais conclusões da pesquisa é que o curso não alcançando o público-alvo de formação da área mais ampla, que são os produtores rurais que atuam como um todo de ambas as regiões envolvidas. Além disso, concluiu-se que os trabalhadores que de fato atuam na produção desses derivados, após o período de formação, avaliam que os conhecimentos construídos durante o curso deram a base para o aumento e qualificação técnica em suas atuações profissionais que são sua principal ferramenta de trabalho e sustento
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Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12609A relação entre qualificação para o trabalho e a educação tem sido nas últimas décadas um dos grandes desafios para o desenvolvimento das práticas agrícolas no campo, isso porque não há como superar tais desafios sem a inserção de novas abordagens educativas que contribuam para a aprendizagem de seus atores sociais – os trabalhadores rurais. Neste sentido as inúmeras discussões em torna da educação de jovens e adultos das áreas rurais têm atravessado um denso e profundo debate em torno das dimensões econômicas, sociais, históricas e ambientais que perpassam essa formação dos trabalhadores locais. Desta forma boa parte desse debate, encontra-se a crítica à dicotomia entre a educação voltada para uma educação “compensatória” e de desenvolvimento para a produção dessas áreas e ao mesmo tempo uma educação inclusiva e de recuperação da história local dessas regiões, além do indicativo das consequências que esse tipo de educação gera e gerou em nossa sociedade. A presente pesquisa se propôs a identificar a contribuição do curso de produtores de derivados do leite, implementados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o PRONATEC, oferecido pelo Colégio Técnico da Universidade Rural – CTUR, nas comunidades agrícolas em Japeri e Campos dos Goytacazes ambas no Rio de Janeiro. Com isso, objetivou-se averiguar, dentro do universo discentes que esse curso formou o impacto social e econômico local de ambas comunidade e ainda identificar como a prática educativa estudada contribuiu para a aplicabilidade do que estudaram durante o curso em suas atividades profissionais cotidianas. A fim de alcançar esse objetivo, a metodologia de campo proposta foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi através de entrevistas onde a narrativa pessoal serviu de aporte para identificar os discentes que concluíram o curso dos quais foram efetivamente localizados, dentre os quais destacamos 08 na comunidade em Japeri e 08 na comunidade de Campos dos Goytacazes. A eles, foi aplicado um questionário com perguntas semi estruturadas e abertas oportunizando o breve relato pessoal. Dentre o universo dos trabalhadores envolvidos na pesquisa observamos que na comunidade em Japeri todos os discentes que concluíram o curso eram do sexo feminino, o que sinalizou uma profunda reflexão sobre a relevância do papel das mulheres no desenvolvimento das economias em comunidades rurais e ao mesmo tempo a manutenção familiar de subsistência por meio da formação técnica. Finalmente, esse estudo foi realizado sob a orientação do Paradigma Indiciário, as conclusões basearam-se não apenas nas respostas dos questionários e entrevistas, como também nos indícios observados em campo durante o processo de coleta dos dados. Uma das principais conclusões da pesquisa é que o curso não alcançando o público-alvo de formação da área mais ampla, que são os produtores rurais que atuam como um todo de ambas as regiões envolvidas. Além disso, concluiu-se que os trabalhadores que de fato atuam na produção desses derivados, após o período de formação, avaliam que os conhecimentos construídos durante o curso deram a base para o aumento e qualificação técnica em suas atuações profissionais que são sua principal ferramenta de trabalho e sustentoThe relationship between qualification for work and education has been for decades one of the greatest challenges to the development of agricultural practices in the field, that's because there is no how to overcome such challenges without the insertion of new educational approaches contribute to the learning of their social actors – rural workers. In this sense the numerous makes discussions of adult and youth education of the rural areas has been through a dense and deep debate on the economic, social, historical dimensions and crosscutting environmental that training of local workers. In this way a large part of this debate, is the critique of the dichotomy between education focused on an education "compensatory" and development for the production of these areas and at the same time an inclusive education and rehabilitation of the local history of these regions, as indicative of the consequences that this type of education generates and generated in our society. The present research set out to identify the contribution of the course of producers of milk products, implemented by the National Program of access to technical education and employment – the PRONATEC, offered by the Rural University technical college-CTUR, in farming communities in Japerí and Campos dos Goytacazes in Rio de Janeiro. With this aim, ascertain, within the universe students that this course formed the local economic and social impact of both community and still identify as the educational practice studied contributed to the applicability of that studied during the course in their daily professional activities. In order to achieve this goal, the methodology proposed field was divided in two stages. The first of these was through interviews where the personal narrative served as a contribution to identify students who have completed the course of which were actually located, among which we highlight 08 in the community in community 08 in the community of Campos dos Goytacazes. To them, it was applied a semi structured questionnaire and open the brief report providing opportunities for staff. Among the universe of workers involved in the survey we found that in the community in Japeri all students who have completed the course were female, which signaled a deeper reflection on the relevance of the role of women in the development of economy in rural communities and at the same time the family livelihood through maintenance of technical training. Finally, this study was conducted under the guidance of Indicting Paradigm, the conclusions were based not only on the answers of questionnaires and interviews, but also in evidence observed in the field during the data collection process. One of the main conclusions of the research is that the course not reaching the target audience of the training of the wider area, which are rural producers who act as a whole of both regions involved. In addition, it was concluded that the employees who actually work in the production of these derivatives, after the training period, assess the knowledge built during the course gave the basis for the increase and technical qualification in their professional performances are your main tool of work and livelihood.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaTrabalhadores RuraisPRONATECTécnico em AgropecuáriaEducation and WorkWorld of WorkTechnician in AgricultureEducaçãoUma análise sobre o impacto do curso de produtores de derivados do leite no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – nos municípios de Campos dos Goytacazes e Japeri – Rio de JaneiroAn analysis of the impact of the course of producers of milk products in the national programme of access to technical education and employment – PRONATEC – in the municipalities of Campos dos Goytacazes and Japerí - Rio de Janeiro.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAUDRIN, J.M. 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Technician in Agriculture
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description A relação entre qualificação para o trabalho e a educação tem sido nas últimas décadas um dos grandes desafios para o desenvolvimento das práticas agrícolas no campo, isso porque não há como superar tais desafios sem a inserção de novas abordagens educativas que contribuam para a aprendizagem de seus atores sociais – os trabalhadores rurais. Neste sentido as inúmeras discussões em torna da educação de jovens e adultos das áreas rurais têm atravessado um denso e profundo debate em torno das dimensões econômicas, sociais, históricas e ambientais que perpassam essa formação dos trabalhadores locais. Desta forma boa parte desse debate, encontra-se a crítica à dicotomia entre a educação voltada para uma educação “compensatória” e de desenvolvimento para a produção dessas áreas e ao mesmo tempo uma educação inclusiva e de recuperação da história local dessas regiões, além do indicativo das consequências que esse tipo de educação gera e gerou em nossa sociedade. A presente pesquisa se propôs a identificar a contribuição do curso de produtores de derivados do leite, implementados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o PRONATEC, oferecido pelo Colégio Técnico da Universidade Rural – CTUR, nas comunidades agrícolas em Japeri e Campos dos Goytacazes ambas no Rio de Janeiro. Com isso, objetivou-se averiguar, dentro do universo discentes que esse curso formou o impacto social e econômico local de ambas comunidade e ainda identificar como a prática educativa estudada contribuiu para a aplicabilidade do que estudaram durante o curso em suas atividades profissionais cotidianas. A fim de alcançar esse objetivo, a metodologia de campo proposta foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi através de entrevistas onde a narrativa pessoal serviu de aporte para identificar os discentes que concluíram o curso dos quais foram efetivamente localizados, dentre os quais destacamos 08 na comunidade em Japeri e 08 na comunidade de Campos dos Goytacazes. A eles, foi aplicado um questionário com perguntas semi estruturadas e abertas oportunizando o breve relato pessoal. Dentre o universo dos trabalhadores envolvidos na pesquisa observamos que na comunidade em Japeri todos os discentes que concluíram o curso eram do sexo feminino, o que sinalizou uma profunda reflexão sobre a relevância do papel das mulheres no desenvolvimento das economias em comunidades rurais e ao mesmo tempo a manutenção familiar de subsistência por meio da formação técnica. Finalmente, esse estudo foi realizado sob a orientação do Paradigma Indiciário, as conclusões basearam-se não apenas nas respostas dos questionários e entrevistas, como também nos indícios observados em campo durante o processo de coleta dos dados. Uma das principais conclusões da pesquisa é que o curso não alcançando o público-alvo de formação da área mais ampla, que são os produtores rurais que atuam como um todo de ambas as regiões envolvidas. Além disso, concluiu-se que os trabalhadores que de fato atuam na produção desses derivados, após o período de formação, avaliam que os conhecimentos construídos durante o curso deram a base para o aumento e qualificação técnica em suas atuações profissionais que são sua principal ferramenta de trabalho e sustento
publishDate 2018
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