Relações entre formação e mundo do trabalho: uma análise da percepção dos egressos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará campus Conceição do Araguaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bárbara Pereira Carmona dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12594
Resumo: ‘Educação para o trabalho’ é uma expressão recorrente em todas as legislações brasileiras que tratam do tema. Por esse motivo, sempre esteve presente nas discussões entre seus estudiosos e conta com extensa produção. Na maior parte dela, encontra-se a crítica à dicotomia entre a educação voltada para os filhos das famílias ‘abastadas’ e para os filhos dos trabalhadores, além do indicativo das consequências que esse tipo de educação gera e gerou em nossa sociedade. A presente pesquisa se propôs a identificar a percepção que os egressos do curso técnico em Agropecuária formados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA campus Conceição do Araguaia apresentam acerca da formação ao longo do curso, bem como a aplicação desta no mundo do trabalho. Com isso, objetivou-se averiguar, dentro do universo de egressos que esse curso já formou, os que permanecem no mundo do trabalho da área de formação, bem como sua leitura sobre a aplicabilidade do que estudaram durante o curso em suas atividades profissionais cotidianas. A fim de alcançar esse objetivo, a metodologia de campo proposta foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi censitária com 51 egressos, dos quais 31 foram efetivamente localizados. A eles, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e uma questão final condicionante para continuar a participar, que tratava da atuação no mundo do trabalho na área de formação. Os cinco egressos que responderam positivamente a essa questão foram convidados a participar de uma entrevista semiestruturada sobre o tema da pesquisa propriamente dito. Desses, apenas quatro entrevistas foram de fato consideradas. Como o estudo foi realizado sob a orientação do Paradigma Indiciário, as conclusões basearam-se não apenas nas respostas dos questionários e entrevistas, como também nos indícios observados em campo durante o processo de coleta dos dados. Uma das principais conclusões da pesquisa é que o curso não está, até o momento e por motivos diversos, alcançando o público-alvo de formação na área, que são os trabalhadores rurais da região. Além disso, concluiu-se que os egressos que de fato atuam na área após o período de formação avaliam que os conhecimentos construídos durante o curso deram a base para sua atuação profissional e são sua principal ferramenta de trabalho.
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Na maior parte dela, encontra-se a crítica à dicotomia entre a educação voltada para os filhos das famílias ‘abastadas’ e para os filhos dos trabalhadores, além do indicativo das consequências que esse tipo de educação gera e gerou em nossa sociedade. A presente pesquisa se propôs a identificar a percepção que os egressos do curso técnico em Agropecuária formados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA campus Conceição do Araguaia apresentam acerca da formação ao longo do curso, bem como a aplicação desta no mundo do trabalho. Com isso, objetivou-se averiguar, dentro do universo de egressos que esse curso já formou, os que permanecem no mundo do trabalho da área de formação, bem como sua leitura sobre a aplicabilidade do que estudaram durante o curso em suas atividades profissionais cotidianas. A fim de alcançar esse objetivo, a metodologia de campo proposta foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi censitária com 51 egressos, dos quais 31 foram efetivamente localizados. A eles, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e uma questão final condicionante para continuar a participar, que tratava da atuação no mundo do trabalho na área de formação. Os cinco egressos que responderam positivamente a essa questão foram convidados a participar de uma entrevista semiestruturada sobre o tema da pesquisa propriamente dito. Desses, apenas quatro entrevistas foram de fato consideradas. Como o estudo foi realizado sob a orientação do Paradigma Indiciário, as conclusões basearam-se não apenas nas respostas dos questionários e entrevistas, como também nos indícios observados em campo durante o processo de coleta dos dados. Uma das principais conclusões da pesquisa é que o curso não está, até o momento e por motivos diversos, alcançando o público-alvo de formação na área, que são os trabalhadores rurais da região. Além disso, concluiu-se que os egressos que de fato atuam na área após o período de formação avaliam que os conhecimentos construídos durante o curso deram a base para sua atuação profissional e são sua principal ferramenta de trabalho.‘Education for work' is a recurring expression in all brazilian legislations dealing with the subject. For this reason, it has always been present in the discussions among scholars, and it counts on extensive production. In most of its part lies the critique of the dichotomy between education directed to the children of 'affluent' families and the workers' children, as well as signs of the consequences that this kind of education has produced in our society. Considering this, this study aimed to identify, inside the universe of graduates of the technical course in agriculture of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Conceição do Araguaia campus, the ones that remain in the world of work of the training area as well as the application of what they learned in the course during their everyday professional activities. In order to achieve this goal, the proposed field methodology was divided in two parts, the first one by census with 51 graduates, of whom 31 were effectively located. For those, a questionnaire with closed questions was applied, with a final question conditioning to continue participating, that dealt with the acting in the world of work in the training area. The five graduates who positively answered to this question were invited to participate in a semistructured interview about the research topic itself. From those, only four interviews were actually considered. As the study was held under the guidance of Evidential Paradigm, the conclusions were based not only on the answers of the questionnaires and interviews, but also on the evidences observed in field during the process of data collection. One of the main conclusions of the research is that the course is not, at present and for diverse reasons, reaching the target group of training in the area: the agricultural workers in the region. Furthermore, it was concluded that the graduates who actually work in the area after the training period evaluate that the knowledge built during the course provided them the basis for their professional performance and are their main work tool.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação e TrabalhoMundo do TrabalhoTécnico em AgropecuáriaEducation and Work..World of WorkTechnician in AgricultureEducaçãoRelações entre formação e mundo do trabalho: uma análise da percepção dos egressos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará campus Conceição do AraguaiaRelationship between training and the world of work: an analysis of the graduates of the technical course in agriculture of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará campus Conceição do Araguaiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAUDRIN, J.M. 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