Inovação no mercado editorial: o caso da biblioteca virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Alessandra Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15136
Resumo: As empresas que disponibilizam soluções inovadoras se diferenciam de suas concorrentes e atingem uma posição de vantagem competitiva. Para isso, precisa ir além da eficiência operacional, se colocar no lugar de seus clientes, entender bem o seu mercado e, acima de tudo, estimular e gerenciar o conhecimento organizacional através de mecanismos de gestão que possam permitir a troca de conhecimentos entre seus colaboradores, seja para produzir novas tecnologias ou identificar novas oportunidades de negócios. O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o processo de criação de uma ferramenta inovadora no mercado universitário brasileiro, a biblioteca virtual, por meio do modelo SECI de criação do conhecimento organizacional, proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A Biblioteca Virtual foi criada pelo presidente da editora pesquisada na época de seu lançamento no ano de 2005 e consiste de um acervo eletrônico de livros-textos universitários em português. A ideia da criação do produto nasceu da tentativa de romper com a prática ilícita de cópia de livros dentro e fora das instituições de ensino superior. Hoje, a ferramenta conta com cerca de 5.700 títulos nacionais, incluindo o conteúdo de vinte e três editoras em parceria, ampliando a cobertura em diversas áreas do conhecimento. Este estudo de caso tem relevância pelo ineditismo do produto e pela oportunidade de análise da criação de uma inovação disruptiva à luz da dinâmica de transformação do conhecimento tácito para conhecimento explícito, representado pela espiral do conhecimento, descrita pelo modelo SECI. O estudo de caso único da editora possui caráter exploratório no sentido de investigar a ocorrência do surgimento da biblioteca virtual universitária, e descritivo, considerando que apresenta os relatos do desenvolvimento deste produto sob a visão de vários participantes do projeto. Utiliza pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas de campo, com metodologia de estudo de caso simples. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros não-estruturados e tratados de forma qualitativa. Os resultados confirmam que a análise feita por meio do modelo SECI foi contemplada à época da inovação entre os entrevistados, e foram identificados elementos que estabeleceram as condições capacitadoras, tão como a gestão middle-up-down foi exercida pela supervisão regional da editora.
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Para isso, precisa ir além da eficiência operacional, se colocar no lugar de seus clientes, entender bem o seu mercado e, acima de tudo, estimular e gerenciar o conhecimento organizacional através de mecanismos de gestão que possam permitir a troca de conhecimentos entre seus colaboradores, seja para produzir novas tecnologias ou identificar novas oportunidades de negócios. O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o processo de criação de uma ferramenta inovadora no mercado universitário brasileiro, a biblioteca virtual, por meio do modelo SECI de criação do conhecimento organizacional, proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A Biblioteca Virtual foi criada pelo presidente da editora pesquisada na época de seu lançamento no ano de 2005 e consiste de um acervo eletrônico de livros-textos universitários em português. A ideia da criação do produto nasceu da tentativa de romper com a prática ilícita de cópia de livros dentro e fora das instituições de ensino superior. Hoje, a ferramenta conta com cerca de 5.700 títulos nacionais, incluindo o conteúdo de vinte e três editoras em parceria, ampliando a cobertura em diversas áreas do conhecimento. Este estudo de caso tem relevância pelo ineditismo do produto e pela oportunidade de análise da criação de uma inovação disruptiva à luz da dinâmica de transformação do conhecimento tácito para conhecimento explícito, representado pela espiral do conhecimento, descrita pelo modelo SECI. O estudo de caso único da editora possui caráter exploratório no sentido de investigar a ocorrência do surgimento da biblioteca virtual universitária, e descritivo, considerando que apresenta os relatos do desenvolvimento deste produto sob a visão de vários participantes do projeto. Utiliza pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas de campo, com metodologia de estudo de caso simples. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros não-estruturados e tratados de forma qualitativa. Os resultados confirmam que a análise feita por meio do modelo SECI foi contemplada à época da inovação entre os entrevistados, e foram identificados elementos que estabeleceram as condições capacitadoras, tão como a gestão middle-up-down foi exercida pela supervisão regional da editora.Companies that offer innovative solutions differentiate themselves from their competitors and achieve a position of competitive advantage. For this, it must go beyond operational efficiency, put itself in the place of its clients, understand its market well and, above all, stimulate and manage organizational knowledge through management mechanisms that can allow the exchange of knowledge among its employees, either to produce new technologies or to identify new business opportunities. The present study aims to describe and analyze the process of creating an innovative tool in the Brazilian university market, through the SECI model of organizational knowledge creation proposed by Nonaka and Takeuchi (1997). The Virtual Library was created by the president of the publisher at the time of its launch in 2005 and consists of an electronic collection of university textbooks in Portuguese. The idea of the creation of the product was born of the attempt to break with the illicit practice of copy of books inside and outside the institutions of higher education. Today, the tool has about 5.700 national titles, including content from twenty-three publishers in partnership, expanding coverage in several areas of knowledge. This case study has relevance for the novelty of the product and for the opportunity of analyzing the creation of a disruptive innovation in the light of the transformation dynamics of tacit knowledge for explicit knowledge, represented by the knowledge spiral described by the SECI model. The unique case study of the publishing house has an exploratory character in the sense of investigating the occurrence of the emergence of the university virtual library, and descriptive, considering that it presents the reports of the development of this product under the vision of several participants of the project. It uses bibliographical research, documentary research and field interviews, with a simple case study methodology. Data were collected through interviews with unstructured scripts and treated in a qualitative way. The results confirm that the analysis made through the SECI model was considered at the time of innovation among the interviewees, and elements were identified that established the enabling conditions, just as the middle-up-down management was exercised by the regional supervision of the publisherapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasEspiral do ConhecimentoModelo SECIVBRestratégia do oceano azulinovação disruptivaKnowledge SpiralSECI Modelblue ocean strategydisruptive innovationAdministraçãoInovação no mercado editorial: o caso da biblioteca virtualInnovation in the publishing market: the case of the virtual libraryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAHIA, D. S.; SAMPAIO, A.V. Diversificação e especialização produtiva na geração de inovação tecnológica: uma aplicação para os estados brasileiros. 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Teixeira, Alessandra Gonçalves
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description As empresas que disponibilizam soluções inovadoras se diferenciam de suas concorrentes e atingem uma posição de vantagem competitiva. Para isso, precisa ir além da eficiência operacional, se colocar no lugar de seus clientes, entender bem o seu mercado e, acima de tudo, estimular e gerenciar o conhecimento organizacional através de mecanismos de gestão que possam permitir a troca de conhecimentos entre seus colaboradores, seja para produzir novas tecnologias ou identificar novas oportunidades de negócios. O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o processo de criação de uma ferramenta inovadora no mercado universitário brasileiro, a biblioteca virtual, por meio do modelo SECI de criação do conhecimento organizacional, proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A Biblioteca Virtual foi criada pelo presidente da editora pesquisada na época de seu lançamento no ano de 2005 e consiste de um acervo eletrônico de livros-textos universitários em português. A ideia da criação do produto nasceu da tentativa de romper com a prática ilícita de cópia de livros dentro e fora das instituições de ensino superior. Hoje, a ferramenta conta com cerca de 5.700 títulos nacionais, incluindo o conteúdo de vinte e três editoras em parceria, ampliando a cobertura em diversas áreas do conhecimento. Este estudo de caso tem relevância pelo ineditismo do produto e pela oportunidade de análise da criação de uma inovação disruptiva à luz da dinâmica de transformação do conhecimento tácito para conhecimento explícito, representado pela espiral do conhecimento, descrita pelo modelo SECI. O estudo de caso único da editora possui caráter exploratório no sentido de investigar a ocorrência do surgimento da biblioteca virtual universitária, e descritivo, considerando que apresenta os relatos do desenvolvimento deste produto sob a visão de vários participantes do projeto. Utiliza pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas de campo, com metodologia de estudo de caso simples. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros não-estruturados e tratados de forma qualitativa. Os resultados confirmam que a análise feita por meio do modelo SECI foi contemplada à época da inovação entre os entrevistados, e foram identificados elementos que estabeleceram as condições capacitadoras, tão como a gestão middle-up-down foi exercida pela supervisão regional da editora.
publishDate 2017
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