A retextualização de entrevistas como proposta de ensino de produção textual: do oral para o escrito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha, Adriana Angelim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15467
Resumo: O ato da comunicação é uma necessidade intrínseca do ser humano, o qual se realiza por meio da linguagem. Dentre as suas múltiplas formas de manifestação – não verbais e verbais – a língua é o instrumento mais usual. Ela se realiza oralmente ou por escrito. Embora distintas, fala e escrita são interdependentes, apresentando-se numa relação de continuidade. Pautado nessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática de produção textual com base na retextualização de entrevistas, tendo o texto oral como ponto de partida para a produção escrita. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar as características intrínsecas de cada modalidade, a partir de atividades que explorem a relação de continuidade entre oralidade e letramento (MARCUSCHI, 2010); esclarecer ao aluno que a escrita é um processo realizado em etapas; explorar a utilização dos termos coesivos – especificamente os de função referencial – e de elementos dêiticos no processo de construção da coerência textual (ANTUNES, 2005). Como aporte teórico, a pesquisa se fundamenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Orientações Curriculares da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Toma-se, ainda, os estudos de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Antunes (2005, 2016, 2017), Koch e Elias (2017), Hoffnagel (2007) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Esta proposta de intervenção é uma pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida com uma turma de oitavo ano de uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Os alunos entrevistaram profissionais de diferentes ramos de atuação e, a partir do texto produzido oralmente, realizaram o processo de retextualização para a modalidade escrita. As versões finais das produções foram publicadas no jornal online da escola, na seção específica de entrevistas. Da análise dos dados, conclui-se que os alunos percebem que há distinções entre fala e escrita, mas ainda é possível identificar em seus textos algumas marcas típicas da primeira, o que reforça a relação de continuidade entre as modalidades. Conclui-se, ainda, que o ensino dos critérios de textualidade – especialmente a coesão, que repercute na coerência – deve ser uma prática sistemática e reiterada
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Ela se realiza oralmente ou por escrito. Embora distintas, fala e escrita são interdependentes, apresentando-se numa relação de continuidade. Pautado nessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática de produção textual com base na retextualização de entrevistas, tendo o texto oral como ponto de partida para a produção escrita. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar as características intrínsecas de cada modalidade, a partir de atividades que explorem a relação de continuidade entre oralidade e letramento (MARCUSCHI, 2010); esclarecer ao aluno que a escrita é um processo realizado em etapas; explorar a utilização dos termos coesivos – especificamente os de função referencial – e de elementos dêiticos no processo de construção da coerência textual (ANTUNES, 2005). Como aporte teórico, a pesquisa se fundamenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Orientações Curriculares da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Toma-se, ainda, os estudos de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Antunes (2005, 2016, 2017), Koch e Elias (2017), Hoffnagel (2007) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Esta proposta de intervenção é uma pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida com uma turma de oitavo ano de uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Os alunos entrevistaram profissionais de diferentes ramos de atuação e, a partir do texto produzido oralmente, realizaram o processo de retextualização para a modalidade escrita. As versões finais das produções foram publicadas no jornal online da escola, na seção específica de entrevistas. Da análise dos dados, conclui-se que os alunos percebem que há distinções entre fala e escrita, mas ainda é possível identificar em seus textos algumas marcas típicas da primeira, o que reforça a relação de continuidade entre as modalidades. Conclui-se, ainda, que o ensino dos critérios de textualidade – especialmente a coesão, que repercute na coerência – deve ser uma prática sistemática e reiteradaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe act of communication is an intrinsic need of the human being, which is performed through language. Among its manifold forms of manifestation - nonverbal and verbal - language is the most usual instrument. It is done orally or in writing. Although distinct, speech and writing are interdependent, presenting themselves in a relation of continuity. Based on this premise, the present work has as its general objective to present a didactic sequence of textual production based on the retextualization of interviews, with the oral text as a starting point for written production. The specific objectives of this research are: to identify the intrinsic characteristics of each modality, based on activities that explore the continuity relation between orality and literacy (MARCUSCHI, 2010); clarify to the student that writing is a process carried out in stages; to explore the use of cohesive terms - specifically those of reference function - and of deic elements in the process of building textual coherence (ANTUNES, 2005). As a theoretical contribution, the research is based on the National Curricular Parameters (PCN), the National Curricular Common Base (BNCC) and the Curricular Guidelines of the city education network of Rio de Janeiro. Also, the studies of Marcuschi (2007, 2008, 2010), Antunes (2005, 2016, 2017), Koch and Elias (2017), Hoffnagel (2007) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). This intervention proposal is an action research, which was developed with an eighth grade class from a school of the Rio de Janeiro Municipal Network. The students interviewed professionals from different fields and, from the text produced orally, carried out the process of retextualization for the written modality. The final versions of the productions were published in the school's online news informative in the specific interview section. From the analysis of the data, it is concluded that the students perceive that there are distinctions between speech and writing, but it is still possible to identify in their texts some typical marks of the first one, which reinforces the relation of continuity between the modalities. It is also concluded that the teaching of textuality criteria - especially cohesion, which has an impact on consistency - should be a systematic and repeated practiceapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisFalaEscritaRetextualizaçãoEntrevistaSpeechWritingRetextualizationInterviewEducaçãoA retextualização de entrevistas como proposta de ensino de produção textual: do oral para o escritoThe retextualization of interviews as a proposal of teaching text production: from the oral to the writteninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola Editorial, 2017. ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.) Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 9-21. 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Interview
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description O ato da comunicação é uma necessidade intrínseca do ser humano, o qual se realiza por meio da linguagem. Dentre as suas múltiplas formas de manifestação – não verbais e verbais – a língua é o instrumento mais usual. Ela se realiza oralmente ou por escrito. Embora distintas, fala e escrita são interdependentes, apresentando-se numa relação de continuidade. Pautado nessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática de produção textual com base na retextualização de entrevistas, tendo o texto oral como ponto de partida para a produção escrita. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar as características intrínsecas de cada modalidade, a partir de atividades que explorem a relação de continuidade entre oralidade e letramento (MARCUSCHI, 2010); esclarecer ao aluno que a escrita é um processo realizado em etapas; explorar a utilização dos termos coesivos – especificamente os de função referencial – e de elementos dêiticos no processo de construção da coerência textual (ANTUNES, 2005). Como aporte teórico, a pesquisa se fundamenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Orientações Curriculares da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Toma-se, ainda, os estudos de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Antunes (2005, 2016, 2017), Koch e Elias (2017), Hoffnagel (2007) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Esta proposta de intervenção é uma pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida com uma turma de oitavo ano de uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Os alunos entrevistaram profissionais de diferentes ramos de atuação e, a partir do texto produzido oralmente, realizaram o processo de retextualização para a modalidade escrita. As versões finais das produções foram publicadas no jornal online da escola, na seção específica de entrevistas. Da análise dos dados, conclui-se que os alunos percebem que há distinções entre fala e escrita, mas ainda é possível identificar em seus textos algumas marcas típicas da primeira, o que reforça a relação de continuidade entre as modalidades. Conclui-se, ainda, que o ensino dos critérios de textualidade – especialmente a coesão, que repercute na coerência – deve ser uma prática sistemática e reiterada
publishDate 2019
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