Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Monique da Silva Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35142
Resumo: For a long time orality and writing were seen in a dichotomous way. This belief culminated in many problems regarding Portuguese language teaching, because the students had difficulties to understand the particularities of each of these modalities. Based on Fávero, Andrade and Aquino (2000), this paper proposes to suggest activities of retextualization using the genre as a support, in order to defend that orality and writing should have equal space in the classroom. Besides, its goal is to show that, although different, they should be understood as complementary. To compose this paper, six interviews were analyzed through retextualization activities carried out in the classroom
id PUC_SP-1_cfb43c26a5786d65e746105407d4065a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35142
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Fávero, Leonor LopesFeitosa, Monique da Silva Costa2023-07-05T19:40:57Z2023-07-05T19:40:57Z2016-12-01Feitosa, Monique da Silva Costa. Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35142For a long time orality and writing were seen in a dichotomous way. This belief culminated in many problems regarding Portuguese language teaching, because the students had difficulties to understand the particularities of each of these modalities. Based on Fávero, Andrade and Aquino (2000), this paper proposes to suggest activities of retextualization using the genre as a support, in order to defend that orality and writing should have equal space in the classroom. Besides, its goal is to show that, although different, they should be understood as complementary. To compose this paper, six interviews were analyzed through retextualization activities carried out in the classroomPor muito tempo oralidade e escrita foram vistas de maneira dicotômica. Essa crença culminou em muitos problemas no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa, pois os alunos apresentavam dificuldades para compreenderem as particularidades de cada uma dessas modalidades Dessa forma, este estudo propõe, apoiando-se em Fávero, Andrade e Aquino (2000), sugerir atividades de retextualização utilizando como suporte o gênero entrevista, com o objetivo de defender que oralidade e escrita devem ter igual espaço na sala de aula, além disso, mostrar que, apesar de diferentes, devem ser compreendidas como complementares. Para compor este trabalho foram analisadas seis entrevistas coletadas por meio de atividades de retextualização realizadas em sala de aulaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAOralidadeEscritaRetextualizaçãoEntrevistaOralityWritingRetextualizationInterviewRetextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMONIQUE DA SILVA COSTA FEITOSA.pdfapplication/pdf1798692https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35142/1/MONIQUE%20DA%20SILVA%20COSTA%20FEITOSA.pdf52f5c029ac11fbe3883f071d6cd6a1c7MD51TEXTMONIQUE DA SILVA COSTA FEITOSA.pdf.txtMONIQUE DA SILVA COSTA FEITOSA.pdf.txtExtracted texttext/plain64963https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35142/2/MONIQUE%20DA%20SILVA%20COSTA%20FEITOSA.pdf.txt8d29e7d2443173d6d5111bfed87ad526MD52THUMBNAILMONIQUE DA SILVA COSTA FEITOSA.pdf.jpgMONIQUE DA SILVA COSTA FEITOSA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1298https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35142/3/MONIQUE%20DA%20SILVA%20COSTA%20FEITOSA.pdf.jpge8cb4d0ed6c48575b3a8385344febc36MD53handle/351422023-07-06 01:31:51.718oai:repositorio.pucsp.br:handle/35142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:31:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista
title Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista
spellingShingle Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista
Feitosa, Monique da Silva Costa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Oralidade
Escrita
Retextualização
Entrevista
Orality
Writing
Retextualization
Interview
title_short Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista
title_full Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista
title_fullStr Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista
title_full_unstemmed Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista
title_sort Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista
author Feitosa, Monique da Silva Costa
author_facet Feitosa, Monique da Silva Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fávero, Leonor Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Monique da Silva Costa
contributor_str_mv Fávero, Leonor Lopes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Oralidade
Escrita
Retextualização
Entrevista
Orality
Writing
Retextualization
Interview
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Escrita
Retextualização
Entrevista
dc.subject.eng.fl_str_mv Orality
Writing
Retextualization
Interview
description For a long time orality and writing were seen in a dichotomous way. This belief culminated in many problems regarding Portuguese language teaching, because the students had difficulties to understand the particularities of each of these modalities. Based on Fávero, Andrade and Aquino (2000), this paper proposes to suggest activities of retextualization using the genre as a support, in order to defend that orality and writing should have equal space in the classroom. Besides, its goal is to show that, although different, they should be understood as complementary. To compose this paper, six interviews were analyzed through retextualization activities carried out in the classroom
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:40:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:40:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Feitosa, Monique da Silva Costa. Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35142
identifier_str_mv Feitosa, Monique da Silva Costa. Retextualização: análise das modalidades oral e escrita por meio do gênero entrevista. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35142/1/MONIQUE%20DA%20SILVA%20COSTA%20FEITOSA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35142/2/MONIQUE%20DA%20SILVA%20COSTA%20FEITOSA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35142/3/MONIQUE%20DA%20SILVA%20COSTA%20FEITOSA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 52f5c029ac11fbe3883f071d6cd6a1c7
8d29e7d2443173d6d5111bfed87ad526
e8cb4d0ed6c48575b3a8385344febc36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277815063838720