Posso ler a sua mão?: uma análise da tenda cigana espiritualista Tzara Ramirez
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11480 |
Resumo: | O objeto desse trabalho é a Tenda Cigana Espiritualista Tzara Ramirez em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, onde um grupo de médiuns realiza trabalhos quinzenalmente, com o propósito de ajudar pacientes vindos à região com diferentes problemas e necessidades. Desde sua fundação, os médiuns dessa tenda, apesar de pertencimento duplo em diversos segmentos religiosos, só incorporam nesse local entidades/espíritos de ciganos para desenvolver seus rituais e performances. Problematizando como gênero e sexualidade são determinantes na incorporação e performance em momentos ritualísticos, configurando-se como marcadores de poder e identidade, destacar uma análise da performance feita por esses médiuns na Salamandra, local e ritual onde essa se dá com mais força – me levando a debater a representação desses sujeitos e seus observadores e pacientes. Representações e performances que alimentam e fortificam o imaginário que os ciganos historicamente representam. Minha observação também foca os rituais e símbolos, notando dentro do espaço ritualístico como marcadores sociais e subjetividades perpassam e influenciam o grupo religioso observado, assim como sua convivência e ritualidades. No entanto, alguns momentos se tornaram de grande importância para repensar e questionar meu foco de observação. |
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Maia, Cleiton MachadoFernandes, Silvia Regina Alves886.419.107-00Fernandes, Silvia Regina AlvesMachado, Carly BarbozaCarneiro, Sandra Maria Corrêa de SáLuna, Naara Lúcia de AlbuquerqueMenezes, Renata de Castro117.935.747-32http://lattes.cnpq.br/75693006311142732023-12-22T01:53:03Z2023-12-22T01:53:03Z2014-02-04MAIA, Cleiton Machado. Posso ler a sua mão?: uma análise da tenda cigana espiritualista Tzara Ramirez. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11480O objeto desse trabalho é a Tenda Cigana Espiritualista Tzara Ramirez em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, onde um grupo de médiuns realiza trabalhos quinzenalmente, com o propósito de ajudar pacientes vindos à região com diferentes problemas e necessidades. Desde sua fundação, os médiuns dessa tenda, apesar de pertencimento duplo em diversos segmentos religiosos, só incorporam nesse local entidades/espíritos de ciganos para desenvolver seus rituais e performances. Problematizando como gênero e sexualidade são determinantes na incorporação e performance em momentos ritualísticos, configurando-se como marcadores de poder e identidade, destacar uma análise da performance feita por esses médiuns na Salamandra, local e ritual onde essa se dá com mais força – me levando a debater a representação desses sujeitos e seus observadores e pacientes. Representações e performances que alimentam e fortificam o imaginário que os ciganos historicamente representam. Minha observação também foca os rituais e símbolos, notando dentro do espaço ritualístico como marcadores sociais e subjetividades perpassam e influenciam o grupo religioso observado, assim como sua convivência e ritualidades. No entanto, alguns momentos se tornaram de grande importância para repensar e questionar meu foco de observação.CNPqThe object of this discourse is the Tenda Cigana Espiritualista Tzara Ramirez in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, where a group of mediuns works biweekly with the intention of help patients that come to the region with different kinds of problens or necessity. Sice its foundation, the mediuns of this stall, besides the fact of being part of more than one religious segment, they only embody in this place entities and gypsy spirits to develop their rituals and performances. Focusing on how gender and sexuality are determinant when embody and to perform their ritualistic moments, establishing theirselves as markes of power and identity, highlight an analysis of performance made by these mediuns in Salamandra, local and ritual where it happens more powerfully – Making me debate about the representation of these subjects and theirs observers and patients. Representations and performances that feet and make stronger the imaginary of what a gypsy historically represents. My observation also focus on rituals and symbols, observing inside the ritualistic space in how social markers and objectivities pass by and make influence in the religious group observed, as the companionship and ritualities. Besides that, some moments were pretty important to rethink and question my observation focus.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosCiganoBaixada FluminenseReligiãoGypsyReligionSociologiaPosso ler a sua mão?: uma análise da tenda cigana espiritualista Tzara Ramirezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12408/2014%20-%20Cleiton%20Machado%20Maia.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16860/2014%20-%20Cleiton%20Machado%20Maia.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23174/2014%20-%20Cleiton%20Machado%20Maia.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29550/2014%20-%20Cleiton%20Machado%20Maia.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35924/2014%20-%20Cleiton%20Machado%20Maia.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42324/2014%20-%20Cleiton%20Machado%20Maia.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48706/2014%20-%20Cleiton%20Machado%20Maia.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55156/2014%20-%20Cleiton%20Machado%20Maia.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3254Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-01-22T15:44:50Z No. of bitstreams: 1 2014 - Cleiton Machado Maia.pdf: 6179547 bytes, checksum: 846231ed2a8120d4c3143d58aac314ce (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-22T15:44:50Z (GMT). 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