Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Edna Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12496
Resumo: Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, tendo como objetivo identificar e analisar as possíveis lacunas e inconsistências relativas à evasão escolar dos alunos e adequação deste programa às suas necessidades e expectativas, contribuindo para a melhoria do PROEJA no CEFET-Bambuí. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer melhor a opinião dos alunos evadidos sobre os cursos, também, a opinião dos docentes do curso na referida escola. Os dados foram coletados através de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos professores do PROEJA do CEFET-Bambuí e aos alunos evadidos desse curso, no período de 2006 a 2009. Com base nas respostas dos alunos evadidos e dos professores foi possível traçar algumas ações para a redução da evasão escolar na referida instituição. Em relação aos alunos, uma possibilidade para redução da evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí seria a realização de um exame seletivo, por meio de entrevista. Durante a entrevista, é possível perceber as principais necessidades dos alunos, como horário do curso, bolsa de estudos, transportes. A realização de uma mudança no horário do curso também poderia diminuir a evasão, uma vez que, os alunos entrevistados demonstraram ter dificuldades de adaptação aos horários do curso. Outra opção para facilitar a chegada do aluno à escola seria a disponibilização de transporte escolar. A oferta de bolsas de estudo também pode ser efetiva, já que foi a opção mais citada pelos alunos entrevistados e é coerente, frente à realidade social dos alunos que, na maioria, tem remuneração em média de dois salários mínimos. A implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Fundamental poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. Outras opções são a implantação de uma política de discriminação positiva e a implantação de um sistema de orientação ao estudante. Em relação aos professores, se faz necessária a implementação de ações que motivem a participação dos docentes em grupos de estudo sobre o PROEJA e em cursos de capacitação.
id UFRRJ-1_23abd8f371a218afaa44377b2d992f93
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12496
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Vieira, Edna Ferreira da CostaSanchez, Sandra Barros858.512.137-87http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1697.856.786-87http://lattes.cnpq.br/62462174932692232023-12-22T02:09:29Z2023-12-22T02:09:29Z2009-12-15VIEIRA, Edna Ferreira da Costa. Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12496Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, tendo como objetivo identificar e analisar as possíveis lacunas e inconsistências relativas à evasão escolar dos alunos e adequação deste programa às suas necessidades e expectativas, contribuindo para a melhoria do PROEJA no CEFET-Bambuí. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer melhor a opinião dos alunos evadidos sobre os cursos, também, a opinião dos docentes do curso na referida escola. Os dados foram coletados através de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos professores do PROEJA do CEFET-Bambuí e aos alunos evadidos desse curso, no período de 2006 a 2009. Com base nas respostas dos alunos evadidos e dos professores foi possível traçar algumas ações para a redução da evasão escolar na referida instituição. Em relação aos alunos, uma possibilidade para redução da evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí seria a realização de um exame seletivo, por meio de entrevista. Durante a entrevista, é possível perceber as principais necessidades dos alunos, como horário do curso, bolsa de estudos, transportes. A realização de uma mudança no horário do curso também poderia diminuir a evasão, uma vez que, os alunos entrevistados demonstraram ter dificuldades de adaptação aos horários do curso. Outra opção para facilitar a chegada do aluno à escola seria a disponibilização de transporte escolar. A oferta de bolsas de estudo também pode ser efetiva, já que foi a opção mais citada pelos alunos entrevistados e é coerente, frente à realidade social dos alunos que, na maioria, tem remuneração em média de dois salários mínimos. A implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Fundamental poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. Outras opções são a implantação de uma política de discriminação positiva e a implantação de um sistema de orientação ao estudante. Em relação aos professores, se faz necessária a implementação de ações que motivem a participação dos docentes em grupos de estudo sobre o PROEJA e em cursos de capacitação.The aim of this study is to contribute to the enhancement of the PROEJA (Professional Program for Youngsters and Adults) course at CEFET- Bambuí identifying and analyzing the possible gaps and inconsistencies that lead to school evasion. This research allowed an interaction with students that had left, and the opinions of the teachers of the course. The data gathered within these study groups allow the design of alternatives to reduce school evasion. Within the students‟ needs and alternatives to reduce evasion, we have an interview as part of the entrance procedures, because it allows the identification of the main difficulties that these students have, such as, time availability to attend the course, scholarships, means of transportation. Other aid mechanisms might be adopted such as special classes and extra classes. They would help the students to remain at school because in many cases the students don‟t remember the subjects previously studied and a sense of failure leads them to leave school. For the teachers, it is necessary that they understand what kind of education this is, they need to study and develop better ways to reach the students. Complementary teacher training should be provided, and the educational laws on PROEJA should be studied. Furthermore, specific materials and books in quantity and with quality should be available for teachers so that they can do a good job.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação agrícolaPROEJAeducação profissionalevasão escolarrural educationprofessional educationschool abandonmentEducaçãoEvasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)Educational evasion from the course of the Professional Program of Youngsters and Adults (PROEJA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3671/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17822/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24160/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30505/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36883/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43269/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49661/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56134/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/148Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Edna Ferreira da Costa Vieira.pdf: 984461 bytes, checksum: 236064a9a7dad6f2ded3d22b010143ad (MD5) Previous issue date: 2009-12-15info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Edna Ferreira da Costa Vieira.pdf.txtExtracted Texttext/plain164721https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12496/1/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.txt9e914b1f16e721a486b0dc1395f7b307MD51ORIGINAL2009 - Edna Ferreira da Costa Vieira.pdfapplication/pdf984777https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12496/2/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdfcf145381763df3e66b6782f44d734931MD52THUMBNAIL2009 - Edna Ferreira da Costa Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12496/3/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD5320.500.14407/124962023-12-21 23:09:29.993oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:09:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Educational evasion from the course of the Professional Program of Youngsters and Adults (PROEJA)
title Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
spellingShingle Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
Vieira, Edna Ferreira da Costa
Educação agrícola
PROEJA
educação profissional
evasão escolar
rural education
professional education
school abandonment
Educação
title_short Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_full Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_fullStr Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_full_unstemmed Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_sort Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
author Vieira, Edna Ferreira da Costa
author_facet Vieira, Edna Ferreira da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Edna Ferreira da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 858.512.137-87
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 697.856.786-87
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6246217493269223
contributor_str_mv Sanchez, Sandra Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação agrícola
PROEJA
educação profissional
evasão escolar
topic Educação agrícola
PROEJA
educação profissional
evasão escolar
rural education
professional education
school abandonment
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv rural education
professional education
school abandonment
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, tendo como objetivo identificar e analisar as possíveis lacunas e inconsistências relativas à evasão escolar dos alunos e adequação deste programa às suas necessidades e expectativas, contribuindo para a melhoria do PROEJA no CEFET-Bambuí. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer melhor a opinião dos alunos evadidos sobre os cursos, também, a opinião dos docentes do curso na referida escola. Os dados foram coletados através de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos professores do PROEJA do CEFET-Bambuí e aos alunos evadidos desse curso, no período de 2006 a 2009. Com base nas respostas dos alunos evadidos e dos professores foi possível traçar algumas ações para a redução da evasão escolar na referida instituição. Em relação aos alunos, uma possibilidade para redução da evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí seria a realização de um exame seletivo, por meio de entrevista. Durante a entrevista, é possível perceber as principais necessidades dos alunos, como horário do curso, bolsa de estudos, transportes. A realização de uma mudança no horário do curso também poderia diminuir a evasão, uma vez que, os alunos entrevistados demonstraram ter dificuldades de adaptação aos horários do curso. Outra opção para facilitar a chegada do aluno à escola seria a disponibilização de transporte escolar. A oferta de bolsas de estudo também pode ser efetiva, já que foi a opção mais citada pelos alunos entrevistados e é coerente, frente à realidade social dos alunos que, na maioria, tem remuneração em média de dois salários mínimos. A implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Fundamental poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. Outras opções são a implantação de uma política de discriminação positiva e a implantação de um sistema de orientação ao estudante. Em relação aos professores, se faz necessária a implementação de ações que motivem a participação dos docentes em grupos de estudo sobre o PROEJA e em cursos de capacitação.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:09:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:09:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Edna Ferreira da Costa. Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12496
identifier_str_mv VIEIRA, Edna Ferreira da Costa. Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12496/1/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12496/2/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12496/3/2009%20-%20Edna%20Ferreira%20da%20Costa%20Vieira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e914b1f16e721a486b0dc1395f7b307
cf145381763df3e66b6782f44d734931
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107818272882688