Sócrates médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Luciano Torcione
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13473
Resumo: Investigamos as características médicas na ação socrática, seguindo parte da obra platônica e recorrendo a especialistas que ao longo do século XX exploraram o campo novo da ciência em Platão, notadamente seu acompanhamento atento à arte médica de sua contemporaneidade. Com avanços a Epiteto, Galeno e Sexto Empírico, e retornos a Empédocles e Zenão de Eléia, a pesquisa pela medicina no Sócrates platônico coincide em parte com a pesquisa pelo Sócrates mínimo, espalhado no seu método por estes autores que revelam como características principais uma fisicalidade permanente à suposta abdicação em favor do estudo do conceito e relacionada às práticas dos ofícios, bem como uma visualidade especial ligada ao discurso, que numa composição singular parecem tornar seu método clínico factível. Em conexão, Epiteto e Empédocles fazem perceber uma concepção de ceticismo positivo que se relaciona à sepse natural e à assimilação péptica, expondo as palavras deste mesmo tema éps, em paralelo a seus respectivos aspectos prevalentes de ceticismo negativo, sepse induzida e assimilação noética. Esse vínculo, agora surpreendente, garante a conexão entre o meio lógico-discursivo usualmente associado à filosofia e o meio experimental usualmente associados à medicina. Platão opera sobre os jargões técnicos dos ofícios fazendo termos operatórios de caráter propriamente filosófico, aptos e ativados para aplicação de noções como homoiósis, assimilação por analogia, e outras, sobre uma diversidade de temas, dentro de atitude político-diagnóstica comprometida com o par homem-cidade numa empreita clínica, que debate e incorpora recursos da guerra, da peste e da tragédia, âmbitos para cujas transições ao quarto século ele se mostra um principal catalizador através da ação socrática. O investimento metódico na visualidade enseja o acompanhamento e reelaboração dos argumentos de Zenão, da noção generalizada de esquema, de uma conveniência da cátharsis concomitante à refutação e anamnese, da concepção empedoclítica de ceticismo negativo ligado à sepse natural que faz somar à distinção escópica, antes retórica e cética, a divisão séptica positiva dos humores e ventos inexaminados, agora diagnóstica.
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Com avanços a Epiteto, Galeno e Sexto Empírico, e retornos a Empédocles e Zenão de Eléia, a pesquisa pela medicina no Sócrates platônico coincide em parte com a pesquisa pelo Sócrates mínimo, espalhado no seu método por estes autores que revelam como características principais uma fisicalidade permanente à suposta abdicação em favor do estudo do conceito e relacionada às práticas dos ofícios, bem como uma visualidade especial ligada ao discurso, que numa composição singular parecem tornar seu método clínico factível. Em conexão, Epiteto e Empédocles fazem perceber uma concepção de ceticismo positivo que se relaciona à sepse natural e à assimilação péptica, expondo as palavras deste mesmo tema éps, em paralelo a seus respectivos aspectos prevalentes de ceticismo negativo, sepse induzida e assimilação noética. Esse vínculo, agora surpreendente, garante a conexão entre o meio lógico-discursivo usualmente associado à filosofia e o meio experimental usualmente associados à medicina. Platão opera sobre os jargões técnicos dos ofícios fazendo termos operatórios de caráter propriamente filosófico, aptos e ativados para aplicação de noções como homoiósis, assimilação por analogia, e outras, sobre uma diversidade de temas, dentro de atitude político-diagnóstica comprometida com o par homem-cidade numa empreita clínica, que debate e incorpora recursos da guerra, da peste e da tragédia, âmbitos para cujas transições ao quarto século ele se mostra um principal catalizador através da ação socrática. O investimento metódico na visualidade enseja o acompanhamento e reelaboração dos argumentos de Zenão, da noção generalizada de esquema, de uma conveniência da cátharsis concomitante à refutação e anamnese, da concepção empedoclítica de ceticismo negativo ligado à sepse natural que faz somar à distinção escópica, antes retórica e cética, a divisão séptica positiva dos humores e ventos inexaminados, agora diagnóstica.This study went on the medical aspects in socratic action, by following part of the platonic opera combined with twentieth century specialists that have explored the field of science in Plato, remarkably showing his attention towards medical arts of his contemporanity. Moving forward to Epictetus, Galen and Sextus, and back to Empedocles and Zeno from Eleia, the search for medicine in the platonic Socrates concerns altogether with that one on minimum Socrates, spread among these authors, that reveals as most significant characteristics either a fisicality that remains although the supposed abdication in favor of the concepts, and related do pratical ativities, as well as a special kind of visuality attained to discourse, that together seems to make singularly plausible that method of him. In connection to this, Epictetus and Empedocles let us know a negative skeptical conception related to natural sepsis and to peptical assimilation, exposing thus the words of the eps theme, in parallel to their respective prevalent aspects of negative skepticism, induced sepsis and noetical assimilation. This connection, seeming now surprisingly, ensures that one between the logical-discursive medium usually associated to philosophy and the experimental one equally usually associated to medicine. Plato operates on technical words from crafts doing operatory terms with properly philosophical character, enabled and activated to use in notions such as homoiósis, analogy assimilation and others, upon a variety of themes, beyond a political-clinical attitude compromised with man-city unity in such a clinical enterprise, that debates with and encloses resources from the peste, war, and theatrological drama, worlds for whose transitions into the third century shows himself as a major catalizer through Socratic attitude. Methodical insistance on visuality provides the the following and reellaboration of Zeno arguments, of skema generalized notion, of a convenient proximity of cátharsis to refutation and anamnesis, of empedoclitian conception of negative skepticism connected to natural sepsis that make summing to skopic distinction, as rethorical and skeptic, the positive skeptical division of unexamined humours and gases, now diagnostical.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaismedicineassimilationskepticismsepsisSócratesPlatãomedicinaassimilaçãoceticismosepseFilosofiaSócrates médicoMedical Socratesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6992/2016%20-%20Luciano%20Torcione%20Serra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19644/2016%20-%20Luciano%20Torcione%20Serra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26005/2016%20-%20Luciano%20Torcione%20Serra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32396/2016%20-%20Luciano%20Torcione%20Serra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38762/2016%20-%20Luciano%20Torcione%20Serra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45158/2016%20-%20Luciano%20Torcione%20Serra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51568/2016%20-%20Luciano%20Torcione%20Serra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58024/2016%20-%20Luciano%20Torcione%20Serra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1440Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-02-15T17:19:23Z No. of bitstreams: 1 2016 - Luciano Torcione Serra.pdf: 1627999 bytes, checksum: ef4988a80c87ad0118dca214851fb2f1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-15T17:19:23Z (GMT). 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