Representações sociais de brasileiros sobre a infância no processo migratório: estereótipos preconceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Thaís Leite
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14430
Resumo: O presente trabalho de dissertação teve como objetivo identificar as representações sociais da infância nos processos migratórios, principalmente os forçados. À vista disso, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1998), que dispõe de um olhar social, compartilhado por um grupo, para compreender a aquisição de novos conhecimentos. A pesquisa qualitativa foi realizada através do formulário no Google Forms, com 136 universitários de instituições de ensino superior da região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Para identificar as representações sociais da criança refugiada, recorremos à tarefa de evocação livre e perguntas abertas. Os participantes da pesquisa foram, majoritariamente, do sexo feminino e da área de humanas. A maioria diz conhecer o objeto estudado, principalmente por meio das mídias. As análises realizadas, tanto a análise de conteúdo das perguntas abertas quanto as da evocação, identificaram as representações sociais que mostram um possível núcleo central relacionado à tristeza, sofrimento, medo, dor e um núcleo periférico relacionado à fome, esperança, guerra, desespero. Verificamos a existência de um estereótipo que relaciona elementos negativos à imagem da criança refugiada, muito relacionado às condições em que essas crianças são apresentadas pela mídia.
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spelling Reis, Thaís LeiteNaiff, Luciene Alvez Miguez004.656.847-69Naiff, Luciene Alves Miguez004.656.847-69Oliveira, Elizabeth Serra315.918.843-49http://lattes.cnpq.br/2942070152785545Peixoto, Ana Cláudia de Azevedohttps://orcid.org/0000-0002-6324-3187http://lattes.cnpq.br/8401119661754632116.064.317-22http://lattes.cnpq.br/02974445780917582023-12-22T03:00:54Z2023-12-22T03:00:54Z2021-12-13REIS, Thaís Leite. Representações sociais de brasileiros sobre a infância no processo migratório: estereótipos preconceitos. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14430O presente trabalho de dissertação teve como objetivo identificar as representações sociais da infância nos processos migratórios, principalmente os forçados. À vista disso, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1998), que dispõe de um olhar social, compartilhado por um grupo, para compreender a aquisição de novos conhecimentos. A pesquisa qualitativa foi realizada através do formulário no Google Forms, com 136 universitários de instituições de ensino superior da região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Para identificar as representações sociais da criança refugiada, recorremos à tarefa de evocação livre e perguntas abertas. Os participantes da pesquisa foram, majoritariamente, do sexo feminino e da área de humanas. A maioria diz conhecer o objeto estudado, principalmente por meio das mídias. As análises realizadas, tanto a análise de conteúdo das perguntas abertas quanto as da evocação, identificaram as representações sociais que mostram um possível núcleo central relacionado à tristeza, sofrimento, medo, dor e um núcleo periférico relacionado à fome, esperança, guerra, desespero. Verificamos a existência de um estereótipo que relaciona elementos negativos à imagem da criança refugiada, muito relacionado às condições em que essas crianças são apresentadas pela mídia.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present dissertation aimed to identify the social representations of childhood in migratory processes, especially forced ones. Therefore, we use the Moscovici Theory of Social Representations (1998), which has a social perspective, shared by a group, to understand the acquisition of new knowledge. The qualitative research was carried out through the form in Google Forms with 136 university of higher education institutions of the South Fluminense region of Rio de Janeiro. To identify the social representations of the refugee child we used free evocation and open questions tasks. The study participants were mostly female and of the humanities field. Most say they know the object studied mainly through the media. The analyses carried out, both the content analysis of the open questions and the evocation, identified the social representations that show a possible central core related to sadness, suffering, fear, pain and a peripheral nucleus related to hunger, hope, war, despair. We verified there is a stereotype that relates negative elements to the image of the refugee child very related to the conditions in which those children are presented by the media.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoRepresentações SociaisInfânciaMigraçãoSocial RepresentationsChildhoodMigrationCiências SociaisRepresentações sociais de brasileiros sobre a infância no processo migratório: estereótipos preconceitosSocial representations of Brazilians about childhood in the migratory process: stereotypes and prejudicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACNUR. 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description O presente trabalho de dissertação teve como objetivo identificar as representações sociais da infância nos processos migratórios, principalmente os forçados. À vista disso, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1998), que dispõe de um olhar social, compartilhado por um grupo, para compreender a aquisição de novos conhecimentos. A pesquisa qualitativa foi realizada através do formulário no Google Forms, com 136 universitários de instituições de ensino superior da região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Para identificar as representações sociais da criança refugiada, recorremos à tarefa de evocação livre e perguntas abertas. Os participantes da pesquisa foram, majoritariamente, do sexo feminino e da área de humanas. A maioria diz conhecer o objeto estudado, principalmente por meio das mídias. As análises realizadas, tanto a análise de conteúdo das perguntas abertas quanto as da evocação, identificaram as representações sociais que mostram um possível núcleo central relacionado à tristeza, sofrimento, medo, dor e um núcleo periférico relacionado à fome, esperança, guerra, desespero. Verificamos a existência de um estereótipo que relaciona elementos negativos à imagem da criança refugiada, muito relacionado às condições em que essas crianças são apresentadas pela mídia.
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