Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148670 |
Resumo: | O presente trabalho dedicou-se a investigar Arte na Infância como objeto a ser desvelado na questão proposta para esta pesquisa, quais as representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e as implicações destas sobre a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com professoras de Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo. Utilizamos a metodologia de pesquisa de representação social com enfoque qualiquantitativo e aprofundamos as análises dos discursos dos professores em grupo focal. A criança, nesta pesquisa, é entendida como ser sócio, histórico e cultural, protagonista da construção de seu conhecimento e Arte concebida como produto de uma cultura e um período histórico. As concepções ou representações das professoras sobre Arte na Infância se constituem nas categorias materiais; manifestações culturais; atitudes e potencialidades. Os principais teóricos dessa pesquisa Bordieu e Passeron (2011); Lefevre e Lefreve (2012); Malaguzzi (1999); Moscovici (1978) e Jodelet (1989). Por meio desta pesquisa, observamos que os professores reconhecem a importância da Arte na Infância, porém têm dúvidas em relação à condução das atividades com bebês e crianças. Além disso, ressaltam a exploração de novos materiais, curiosidade e a espontaneidade das crianças. Reconhecem também que Arte compõe o repertório teórico dos documentos oficiais e suas concepções e representações relacionam-se aos materiais; às manifestações culturais; às atitudes e às potencialidades das crianças. Por fim, a pesquisa revelou os deslocamentos que estão sendo promovidos nesta contemporaneidade em relação à concepção de criança. Este trabalho pretende desvelar pistas que possam mostrar rotas para orientar professores nos encaminhamentos dos fazeres artísticos junto aos bebês e as crianças nas Creches. |
id |
UNSP_b5cb85384ff0dd7b47e736c69b7418e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148670 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantilThe teacher´s social representations and conceptions on Art in Childhood and their implications on Child EducationRepresentações sociaisConcepçõesArteInfânciaSocial representationsConceptionsArtChildhoodO presente trabalho dedicou-se a investigar Arte na Infância como objeto a ser desvelado na questão proposta para esta pesquisa, quais as representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e as implicações destas sobre a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com professoras de Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo. Utilizamos a metodologia de pesquisa de representação social com enfoque qualiquantitativo e aprofundamos as análises dos discursos dos professores em grupo focal. A criança, nesta pesquisa, é entendida como ser sócio, histórico e cultural, protagonista da construção de seu conhecimento e Arte concebida como produto de uma cultura e um período histórico. As concepções ou representações das professoras sobre Arte na Infância se constituem nas categorias materiais; manifestações culturais; atitudes e potencialidades. Os principais teóricos dessa pesquisa Bordieu e Passeron (2011); Lefevre e Lefreve (2012); Malaguzzi (1999); Moscovici (1978) e Jodelet (1989). Por meio desta pesquisa, observamos que os professores reconhecem a importância da Arte na Infância, porém têm dúvidas em relação à condução das atividades com bebês e crianças. Além disso, ressaltam a exploração de novos materiais, curiosidade e a espontaneidade das crianças. Reconhecem também que Arte compõe o repertório teórico dos documentos oficiais e suas concepções e representações relacionam-se aos materiais; às manifestações culturais; às atitudes e às potencialidades das crianças. Por fim, a pesquisa revelou os deslocamentos que estão sendo promovidos nesta contemporaneidade em relação à concepção de criança. Este trabalho pretende desvelar pistas que possam mostrar rotas para orientar professores nos encaminhamentos dos fazeres artísticos junto aos bebês e as crianças nas Creches.This work investigated Art in Childhood as an object to be unveiled in the proposed question for this research, what are the teachers´ social representations and conceptions on Art in Childhood and their implications on Child Education? The research was fulfilled with teachers of a Child Education Center in São Paulo city. We used a social representation research methodology with quali-quantitative focus and we deepened the analysis of the teachers´ speeches in focal group. Child, in this work, is understood as a social, historical and cultural human being, protagonista of his own knowledge, and Art is designed as a product of a culture and a historical period. The most important theorists of this research are Bordieu and Passeron (2011); Lefevre and Lefreve (2012); Malaguzzi (1999); Moscovici (1978) and Jodelet (1989). By means of this research, we observed that teachers recognize the importance of Art in Childhood, but they have doubts in relation to how to conduct de activities with babies and children. Besides that, they emphasize new material exploration, children curiosity and spontaneity. They also recognize that Art composes the oficial documents theoretical repertory and their conceptions and representations are related to materials; cultural manifestations; children atitudes and children potentialities. Lastly, this research revealed the displacements that are being promoted in this contemporaneity in relation to the conception of child. This work intends to unveil tracks that could show routes to guide teachers in the referrals of artistical doings with babies and children from the Child Education Center.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, Joao Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Marcia Franco de [UNESP]2017-02-03T12:17:54Z2017-02-03T12:17:54Z2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14867000087943433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-29T06:12:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148670Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:00:32.063984Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil The teacher´s social representations and conceptions on Art in Childhood and their implications on Child Education |
title |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil |
spellingShingle |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil Oliveira, Marcia Franco de [UNESP] Representações sociais Concepções Arte Infância Social representations Conceptions Art Childhood |
title_short |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil |
title_full |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil |
title_fullStr |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil |
title_sort |
Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil |
author |
Oliveira, Marcia Franco de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Marcia Franco de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palma Filho, Joao Cardoso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcia Franco de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Concepções Arte Infância Social representations Conceptions Art Childhood |
topic |
Representações sociais Concepções Arte Infância Social representations Conceptions Art Childhood |
description |
O presente trabalho dedicou-se a investigar Arte na Infância como objeto a ser desvelado na questão proposta para esta pesquisa, quais as representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e as implicações destas sobre a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com professoras de Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo. Utilizamos a metodologia de pesquisa de representação social com enfoque qualiquantitativo e aprofundamos as análises dos discursos dos professores em grupo focal. A criança, nesta pesquisa, é entendida como ser sócio, histórico e cultural, protagonista da construção de seu conhecimento e Arte concebida como produto de uma cultura e um período histórico. As concepções ou representações das professoras sobre Arte na Infância se constituem nas categorias materiais; manifestações culturais; atitudes e potencialidades. Os principais teóricos dessa pesquisa Bordieu e Passeron (2011); Lefevre e Lefreve (2012); Malaguzzi (1999); Moscovici (1978) e Jodelet (1989). Por meio desta pesquisa, observamos que os professores reconhecem a importância da Arte na Infância, porém têm dúvidas em relação à condução das atividades com bebês e crianças. Além disso, ressaltam a exploração de novos materiais, curiosidade e a espontaneidade das crianças. Reconhecem também que Arte compõe o repertório teórico dos documentos oficiais e suas concepções e representações relacionam-se aos materiais; às manifestações culturais; às atitudes e às potencialidades das crianças. Por fim, a pesquisa revelou os deslocamentos que estão sendo promovidos nesta contemporaneidade em relação à concepção de criança. Este trabalho pretende desvelar pistas que possam mostrar rotas para orientar professores nos encaminhamentos dos fazeres artísticos junto aos bebês e as crianças nas Creches. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 2017-02-03T12:17:54Z 2017-02-03T12:17:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/148670 000879434 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/148670 |
identifier_str_mv |
000879434 33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129010921635840 |