Cultura organizacional e gestão de conflito: uma proposta de gestão com base em um estudo de casos múltiplos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15139 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o assunto do conflito dentro das organizações. As relações humanas dentro das empresas decorrem de uma série de variáveis pessoais e estruturais que influem na organização, por sua vez podem vir a alterar a cultura organizacional vigente, provocando mudanças em sua estrutura inicial. As pessoas que integram a organização detêm uma maior ou menor capacidade ante a esse tipo de mudança. Por conseqüência algumas empresas reagem mais positivamente que outras diante de um cenário incerto. Essa capacidade de adaptação, bem como o conseqüente crescimento da organização vem a ser em função da aprendizagem organizacional que promove a compreensão de novas realidades e a adoção de novos comportamentos. Entretanto, a relação entre as pessoas pode advir de um padrão conflituoso, que acentua a diferença de posturas, opiniões entre si. Desse embate resulta um possível aprendizado, que vem a proporcionar um desenvolvimento na organização. Nesse aspecto reside o assunto da presente pesquisa, a gestão do conflito. O objetivo que se propõe é investigar o fenômeno do conflito interpessoal, segundo fatores da cultura organizacional, comparando-os aos dados empíricos levantados acerca do tema proposto, por intermédio de um estudo de casos múltiplos. A metodologia empregada segue o proposto por Yin (2004), como estudo de caso e Fleury (1996), como investigação da cultura organizacional, analisando-se sua história, a socialização de novos membros, o processo de comunicação, o processo de trabalho. As variáveis propostas no levantamento das entrevistas procuram descobrir acerca da compreensão das pessoas quanto à existência de conflitos, conduta na resolução do conflito, o padrão de reação ante as mudanças, as conseqüências de um conflito, a intensidade de um conflito e seu benefício, a possibilidade da existência de aprendizagem após um conflito, que técnicas se empregam na resolução do conflito. Para tal estudo investigaram-se quatro organizações, sendo duas da iniciativa privada e duas estatais. Ao final da análise dos dados, constata-se que cada organização possui seu método próprio de resolução de conflito, que se relaciona à cultura organizacional de cada instituição. Ao final apresenta-se uma proposta de gestão de conflito, fundamentada de acordo com o referencial teórico e a pesquisa de campo realizada. A conclusão do trabalho procura contemplar ainda, sugestões para futuras pesquisas, bem como sugestões às empresas, no tocante à gestão do conflito. |
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Caldas, Marco AurelioBoas, Ana Alice Vilas559.274.916-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7021.332.657-402023-12-22T03:10:53Z2023-12-22T03:10:53Z2005-12-16CALDAS, Marco Aurelio. Cultura organizacional e gestão de conflito: uma proposta de gestão com base em um estudo de casos múltiplos. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15139O presente trabalho aborda o assunto do conflito dentro das organizações. As relações humanas dentro das empresas decorrem de uma série de variáveis pessoais e estruturais que influem na organização, por sua vez podem vir a alterar a cultura organizacional vigente, provocando mudanças em sua estrutura inicial. As pessoas que integram a organização detêm uma maior ou menor capacidade ante a esse tipo de mudança. Por conseqüência algumas empresas reagem mais positivamente que outras diante de um cenário incerto. Essa capacidade de adaptação, bem como o conseqüente crescimento da organização vem a ser em função da aprendizagem organizacional que promove a compreensão de novas realidades e a adoção de novos comportamentos. Entretanto, a relação entre as pessoas pode advir de um padrão conflituoso, que acentua a diferença de posturas, opiniões entre si. Desse embate resulta um possível aprendizado, que vem a proporcionar um desenvolvimento na organização. Nesse aspecto reside o assunto da presente pesquisa, a gestão do conflito. O objetivo que se propõe é investigar o fenômeno do conflito interpessoal, segundo fatores da cultura organizacional, comparando-os aos dados empíricos levantados acerca do tema proposto, por intermédio de um estudo de casos múltiplos. A metodologia empregada segue o proposto por Yin (2004), como estudo de caso e Fleury (1996), como investigação da cultura organizacional, analisando-se sua história, a socialização de novos membros, o processo de comunicação, o processo de trabalho. As variáveis propostas no levantamento das entrevistas procuram descobrir acerca da compreensão das pessoas quanto à existência de conflitos, conduta na resolução do conflito, o padrão de reação ante as mudanças, as conseqüências de um conflito, a intensidade de um conflito e seu benefício, a possibilidade da existência de aprendizagem após um conflito, que técnicas se empregam na resolução do conflito. Para tal estudo investigaram-se quatro organizações, sendo duas da iniciativa privada e duas estatais. Ao final da análise dos dados, constata-se que cada organização possui seu método próprio de resolução de conflito, que se relaciona à cultura organizacional de cada instituição. Ao final apresenta-se uma proposta de gestão de conflito, fundamentada de acordo com o referencial teórico e a pesquisa de campo realizada. A conclusão do trabalho procura contemplar ainda, sugestões para futuras pesquisas, bem como sugestões às empresas, no tocante à gestão do conflito.The present work inside approaches the subject of the conflict of the organizations. The human relations beings inside of the companies elapse of a series of personal and structural variable that influence in the organization, in turn may to modify the effective organizational culture, provoking changes in its initial structure. The people who integrate the organization withhold a greater or minor capacity before the this type of change. For consequence some companies react more positively than others ahead of an uncertain scene. This capacity of adaptation, as well as the consequent growth of the organization comes to be in function of the organizational learning that promotes the understanding of new realities and the adoption of new behaviors. However, the relation among people can occur of a conflictive standard, that accents the difference of positions, opinions between itself. Of this shock a possible learning results, that comes to provide a development in the organization. In this aspect the subject of the present research, the management of the conflict inhabits. The objective that if considers is to investigate the phenomenon of the interpersonal conflict in the process, according to factors of the organizational culture, compared them it the raised empirical data concerning the considered subject, for intermediary of a study of multiple cases. The employed methodology follows the considered one for Yin (2004), as study of case and Fleury (1996), as inquiry of the organizational culture, analyzing its history, the socialization of new members, the communication process, and the work process. The changeable proposals in the survey of the interviews look for to discover concerning the understanding of the people how much to the existence of conflicts, behavior in the resolution of the conflict, the standard of reaction before the changes, the consequences of a conflict, the intensity of a conflict and its benefit, the possibility of the learning existence after a conflict, that techniques if use in the resolution of the conflict. For such study four organizations, being two of the private initiative and two state ones had been investigated. To the end of the analysis of the data, one evidences that each organization possess its proper method of conflict resolution, that if relates to the organizational culture of each institution. To the end one in accordance with presents a proposal of management of conflict, based the theoretical referential and the carried through research of field. The conclusion of the work looks for to still contemplate, suggestions for future research, as well as suggestions to the companies, in the moving one to the management of the conflict.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaiscultura organizacionalcompetências e negociaçãoorganizational culturecompetencies and negotiationAdministraçãoCultura organizacional e gestão de conflito: uma proposta de gestão com base em um estudo de casos múltiplosOrganizational culture and conflict management: a proposal of management on the basis of a study of multiple casesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60582/2005%20-%20Marco%20Aurelio%20Caldas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/980Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:18Z (GMT). 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O presente trabalho aborda o assunto do conflito dentro das organizações. As relações humanas dentro das empresas decorrem de uma série de variáveis pessoais e estruturais que influem na organização, por sua vez podem vir a alterar a cultura organizacional vigente, provocando mudanças em sua estrutura inicial. As pessoas que integram a organização detêm uma maior ou menor capacidade ante a esse tipo de mudança. Por conseqüência algumas empresas reagem mais positivamente que outras diante de um cenário incerto. Essa capacidade de adaptação, bem como o conseqüente crescimento da organização vem a ser em função da aprendizagem organizacional que promove a compreensão de novas realidades e a adoção de novos comportamentos. Entretanto, a relação entre as pessoas pode advir de um padrão conflituoso, que acentua a diferença de posturas, opiniões entre si. Desse embate resulta um possível aprendizado, que vem a proporcionar um desenvolvimento na organização. Nesse aspecto reside o assunto da presente pesquisa, a gestão do conflito. O objetivo que se propõe é investigar o fenômeno do conflito interpessoal, segundo fatores da cultura organizacional, comparando-os aos dados empíricos levantados acerca do tema proposto, por intermédio de um estudo de casos múltiplos. A metodologia empregada segue o proposto por Yin (2004), como estudo de caso e Fleury (1996), como investigação da cultura organizacional, analisando-se sua história, a socialização de novos membros, o processo de comunicação, o processo de trabalho. As variáveis propostas no levantamento das entrevistas procuram descobrir acerca da compreensão das pessoas quanto à existência de conflitos, conduta na resolução do conflito, o padrão de reação ante as mudanças, as conseqüências de um conflito, a intensidade de um conflito e seu benefício, a possibilidade da existência de aprendizagem após um conflito, que técnicas se empregam na resolução do conflito. Para tal estudo investigaram-se quatro organizações, sendo duas da iniciativa privada e duas estatais. Ao final da análise dos dados, constata-se que cada organização possui seu método próprio de resolução de conflito, que se relaciona à cultura organizacional de cada instituição. Ao final apresenta-se uma proposta de gestão de conflito, fundamentada de acordo com o referencial teórico e a pesquisa de campo realizada. A conclusão do trabalho procura contemplar ainda, sugestões para futuras pesquisas, bem como sugestões às empresas, no tocante à gestão do conflito. |
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