Regularidades e irregularidades fonêmico-grafêmicas: uso de andaimagem no ensino reflexivo de ortografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Lúcia Soares Dotta de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15439
Resumo: O ensino de ortografia, em grande parte das escolas brasileiras, ainda se apresenta de forma incidental, pois se espera dos alunos que, ao longo dos anos, e à medida que avancem em seus estudos, escrevam de forma proficiente, sem que isso lhes seja realmente ensinado. A presente pesquisa de intervenção, apresentando caráter de pesquisa-ação, surge da inquietação da professora-pesquisadora diante dessa realidade. Assim sendo, apresenta como finalidade elaborar atividades didáticas para alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental, que favoreçam a reflexão acerca das relações fonêmico-grafêmicas regulares, levando os alunos, através do uso de andaimes, à elaboração de regras que melhor facilitem a aprendizagem da grafia correta das palavras. Também se pretende que os aprendizes percebam que há casos de irregularidades, em que não é possível a criação de regras, havendo a necessidade de memorização da palavra. Após a realização de uma atividade diagnóstica, elaborou-se uma proposta de intervenção composta de dez atividades, em que conceitos importantes, tais como fonema, grafema, sílaba e radical foram retomados. Os alunos, divididos em dois grupos – um como o acompanhamento constante da professora e outro sem qualquer mediação – também foram convidados a estabelecer comparações, a formar outros vocábulos, segundo o processo de derivação e observando a manutenção da grafia do radical em palavras derivadas, a formular regras específicas, nos casos cabíveis, entre outras atividades, visando a uma aprendizagem reflexiva da ortografia, pautada na teoria da andaimagem. Após a coleta dos dados, percebeu-se que o desempenho do grupo mediado foi bastante superior, o que revela o quanto atuação do professor se faz imprescindível nesse processo. Percebeu-se, também, como ponto falho da proposta, a necessidade de uma questão em que houvesse a síntese de todos os conceitos aprendidos, também elaborada com o apoio de andaimes, o que reforçaria ainda mais a sistematização das regras. Assim, sugere-se, para trabalhos posteriores, que a presente proposta seja complementada, o que poderá contribuir para o aprimoramento do ensino de ortografia, tornando-o mais dinâmico e baseado na reflexão.
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A presente pesquisa de intervenção, apresentando caráter de pesquisa-ação, surge da inquietação da professora-pesquisadora diante dessa realidade. Assim sendo, apresenta como finalidade elaborar atividades didáticas para alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental, que favoreçam a reflexão acerca das relações fonêmico-grafêmicas regulares, levando os alunos, através do uso de andaimes, à elaboração de regras que melhor facilitem a aprendizagem da grafia correta das palavras. Também se pretende que os aprendizes percebam que há casos de irregularidades, em que não é possível a criação de regras, havendo a necessidade de memorização da palavra. Após a realização de uma atividade diagnóstica, elaborou-se uma proposta de intervenção composta de dez atividades, em que conceitos importantes, tais como fonema, grafema, sílaba e radical foram retomados. Os alunos, divididos em dois grupos – um como o acompanhamento constante da professora e outro sem qualquer mediação – também foram convidados a estabelecer comparações, a formar outros vocábulos, segundo o processo de derivação e observando a manutenção da grafia do radical em palavras derivadas, a formular regras específicas, nos casos cabíveis, entre outras atividades, visando a uma aprendizagem reflexiva da ortografia, pautada na teoria da andaimagem. Após a coleta dos dados, percebeu-se que o desempenho do grupo mediado foi bastante superior, o que revela o quanto atuação do professor se faz imprescindível nesse processo. Percebeu-se, também, como ponto falho da proposta, a necessidade de uma questão em que houvesse a síntese de todos os conceitos aprendidos, também elaborada com o apoio de andaimes, o que reforçaria ainda mais a sistematização das regras. Assim, sugere-se, para trabalhos posteriores, que a presente proposta seja complementada, o que poderá contribuir para o aprimoramento do ensino de ortografia, tornando-o mais dinâmico e baseado na reflexão.Orthography teaching, over many brazilian schools, still happens incidentally. Then, as a perspective, students write correctly during the years, instead of learning grammar in a formal way. This intervention search, as an action-search, has the object to elaborate elementary school fourth grade didactic activities, which help them to think about phonemic-graphemic ordinary relations and to learn correct graphy easily through the use of scaffolds. Another intervention goal is making students realize cases of orthography irregularities and grammar rules impossibilities. In those situations, words memorizing is necessary. After a diagnostic work, a ten-activities intervention was offered. Relevant concepts, like phonemes, graphemes, sylabs, were reminded. Divided in two groups (the former under teacher‟s advice and the latter without any kind of help), students could make relations, create different words, using derivation process and respecting the original words graphy, and specific new grammar rules, including other activities. The main object is a reflective orthography learning, based on “andaimagem” theory. The database collected from the activities results clarified teacher‟s supervised group workrate was higher than the other one, what reveals how important teacher‟s action is in this process. Other conclusion was the necessity of developing an all-worked-concepts question, elaborated from “andaimagem” theory, which would probably helped orthography rules systematization. Therefore, as a suggestion, this intervention propose needs a complement, what will contribute for a better, more dynamic and reflection-based orthography teaching.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisRelações fonêmico-grafêmicas..OrtografiaAndaimagemPhonemic-graphemic relations. .OrthographyLearningEducaçãoRegularidades e irregularidades fonêmico-grafêmicas: uso de andaimagem no ensino reflexivo de ortografiaPhonemic-graphemic regularities and irregularities: the use of ―andaimagem‖ theory in the reflective orthography teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6 ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: WMF. 1992. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática portuguesa. 38 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000. BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, M. A. Fernandes de. 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Educação
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description O ensino de ortografia, em grande parte das escolas brasileiras, ainda se apresenta de forma incidental, pois se espera dos alunos que, ao longo dos anos, e à medida que avancem em seus estudos, escrevam de forma proficiente, sem que isso lhes seja realmente ensinado. A presente pesquisa de intervenção, apresentando caráter de pesquisa-ação, surge da inquietação da professora-pesquisadora diante dessa realidade. Assim sendo, apresenta como finalidade elaborar atividades didáticas para alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental, que favoreçam a reflexão acerca das relações fonêmico-grafêmicas regulares, levando os alunos, através do uso de andaimes, à elaboração de regras que melhor facilitem a aprendizagem da grafia correta das palavras. Também se pretende que os aprendizes percebam que há casos de irregularidades, em que não é possível a criação de regras, havendo a necessidade de memorização da palavra. Após a realização de uma atividade diagnóstica, elaborou-se uma proposta de intervenção composta de dez atividades, em que conceitos importantes, tais como fonema, grafema, sílaba e radical foram retomados. Os alunos, divididos em dois grupos – um como o acompanhamento constante da professora e outro sem qualquer mediação – também foram convidados a estabelecer comparações, a formar outros vocábulos, segundo o processo de derivação e observando a manutenção da grafia do radical em palavras derivadas, a formular regras específicas, nos casos cabíveis, entre outras atividades, visando a uma aprendizagem reflexiva da ortografia, pautada na teoria da andaimagem. Após a coleta dos dados, percebeu-se que o desempenho do grupo mediado foi bastante superior, o que revela o quanto atuação do professor se faz imprescindível nesse processo. Percebeu-se, também, como ponto falho da proposta, a necessidade de uma questão em que houvesse a síntese de todos os conceitos aprendidos, também elaborada com o apoio de andaimes, o que reforçaria ainda mais a sistematização das regras. Assim, sugere-se, para trabalhos posteriores, que a presente proposta seja complementada, o que poderá contribuir para o aprimoramento do ensino de ortografia, tornando-o mais dinâmico e baseado na reflexão.
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