Oriente a Brasileira em circuitos fluminenses: Umbanda, Esoterismos e Sociabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Thiago do Valle
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11545
Resumo: A intensa e complexa convivência sincrética entre as influências de matrizes africanas, ameríndias, católicas e kardecista dentro da Umbanda, a leva a um continuo fazer e refazer, sem um produto final até os dias de hoje. Este mesmo processo tão marcante na Umbanda, como a autonomia religiosa de seus terreiros que realça o seu sincretismo, ainda continua promovendo a influência de uma enorme gama de outras doutrinas religiosas das mais diferentes tradições culturais, como por exemplo as doutrinas religiosas "Orientais". Esta influencia que se faz presente em alguns terreiros, em seus rituais com a presença do chamado "Povo do oriente" e de espaços alternativos destinados ao alinhamento de chakras, terapias de floral, cristal e jogos de taro cigano. Sendo este um campo ainda pouco explorado, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar como se construiu essa relação entre a Umbanda e as doutrinas e praticas religiosas chamadas de "Orientais", partindo da observação de um terreiro situado na Baixada Fluminense e perto das proximidades da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A região da Baixada Fluminense que hoje é marcada por grandes transformações econômicas e sociais, transformações que se espelham na Universidade Rural em seu campo religioso e, conseqüentemente, no terreiro estudado. Espaços e mudanças que parecem interligados, de maneira dinâmica formando um “circuito”, onde estas mudanças e relações parecem contribuir para a prática diferenciada da Umbanda, a chamada Umbanda Esotérica.
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Este mesmo processo tão marcante na Umbanda, como a autonomia religiosa de seus terreiros que realça o seu sincretismo, ainda continua promovendo a influência de uma enorme gama de outras doutrinas religiosas das mais diferentes tradições culturais, como por exemplo as doutrinas religiosas "Orientais". Esta influencia que se faz presente em alguns terreiros, em seus rituais com a presença do chamado "Povo do oriente" e de espaços alternativos destinados ao alinhamento de chakras, terapias de floral, cristal e jogos de taro cigano. Sendo este um campo ainda pouco explorado, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar como se construiu essa relação entre a Umbanda e as doutrinas e praticas religiosas chamadas de "Orientais", partindo da observação de um terreiro situado na Baixada Fluminense e perto das proximidades da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A região da Baixada Fluminense que hoje é marcada por grandes transformações econômicas e sociais, transformações que se espelham na Universidade Rural em seu campo religioso e, conseqüentemente, no terreiro estudado. Espaços e mudanças que parecem interligados, de maneira dinâmica formando um “circuito”, onde estas mudanças e relações parecem contribuir para a prática diferenciada da Umbanda, a chamada Umbanda Esotérica.The intense and complex syncretic coexistence between the influences of African, Amerindian, Catholic and Kardecist matrices within Umbanda, leads it to a continuous doing and redoing, without a final product to this day. This same process, so striking in Umbanda, as the religious autonomy of its terreiros that enhances its syncretism, still continues to promote the influence of a huge range of other religious doctrines from the most different cultural traditions, such as the "Oriental" religious doctrines. This influence is present in some terreiros, in their rituals with the presence of the so-called "People of the East" and alternative spaces for the alignment of chakras, floral therapies, crystal and gypsy taro games. Since this is a field still little explored, the main objective of this work is to analyze how this relationship between Umbanda and the religious doctrines and practices called "Orientals" was built, starting from the observation of a terreiro located in the Baixada Fluminense and close to the from the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The region of Baixada Fluminense that today is marked by great economic and social transformations, transformations that are mirrored in the Rural University in its religious field and, consequently, in the studied terreiro. Spaces and changes that seem interconnected, dynamically forming a “circuit”, where these changes and relationships seem to contribute to the differentiated practice of Umbanda, the so-called Esoteric Umbanda.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisreligiãoreligiões afrosincretismoUmbandaOrienteEsoterismoAntropologiaOriente a Brasileira em circuitos fluminenses: Umbanda, Esoterismos e Sociabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisASAD, TALAL. A construção da religião como uma categoria antropológica. Cadernos de Campo. São Paulo, n. 19, pág. 1-384, 2010. BIRMAN, Patrícia. O que é Umbanda. São Paulo: Brasiliense, 1983. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. (10ª Edição). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. ______. A Economia das Trocas Simbólicas. (5ª Edição). São Paulo: Perspectiva, 2004. CAMURÇA, Marcelo. 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