Educação do campo: experiências metodológicas e suas contribuições ao curso técnico em agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE- campus Crato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francisco das Chagas Barbosa do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12629
Resumo: O presente trabalho buscou fazer um estudo bibliográfico e de campo sobre as metodologias educacionais utilizadas pela educação do campo e a possibilidade de ressignificação e replicação destas no curso técnico em agropecuária na modalidade integral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, campus Crato. Para tanto, analisamos aspectos do surgimento e contexto histórico, político e social da educação rural no Brasil e seus principais contrastes com a educação do campo na atualidade. Além disso, fizemos a análise da matriz curricular do curso em estudo na busca de entender qual tipo de aluno se propõem a formar e se tal educação liga-se mais aos interesses da elite ruralista e ao agronegócio brasileiro, ou a educação do campo e seu ideal de luta pela terra e resistência ao grande capital, pela formação política das pessoas. O objetivo central é descrever sobre algumas metodologias educacionais utilizadas pela educação do campo buscando conhecer como essas práticas educativas poderão contribuir para o ensino técnico agropecuário. Procurou-se identificar também a contribuição dos movimentos sociais ligados a luta pela terra e a conquista de uma educação que de fato se volte para os reais anseios dos campesinos. A pesquisa de campo foi de natureza exploratória, quanti-qualitativa, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2017, com nove (nove) alunos matriculados entre a 2ª série turma A e 3ª. série turma B do referido curso e residentes em comunidades rurais dos municípios de Crato, Nova Olinda e Porteiras na região do Cariri, sul do Estado do Ceará. Foram utilizados questionários mistos com questões abertas e fechadas os quais buscaram verificar se há ou não o uso de algumas metodologias educacionais próprias da educação do campo no ensino lá ofertado e se os conhecimentos por eles recebidos estão sendo ou não aplicados nas atividades práticas em suas comunidades com vistas a gerar a permanência desses estudantes em suas localidades pela geração de desenvolvimento ambientalmente sustentável. Os principais interlocutores que respaldaram este trabalho foram ARROYO & MANÇANO (2004), BENJAMIN & CALDART (2000), MOLINA & AZEVEDO (2004). Os resultados obtidos, evidenciaram que o ensino técnico em agropecuária realizado na instituição pesquisada, possui ainda fortes elementos da educação rural de cunho tradicionalista e é pouco contextualizado com a prática social desses sujeitos, o que nos leva a sugerir a adoção da prática pedagógica da pedagogia da alternância como forma de humanizar o ensino ofertado no curso e aproximar alunos, escola e comunidade no que tange a uma melhor interação destes na busca da qualidade do ensino e o desenvolvimento sustentável dessas comunidades por meio da aprendizagem adquirida.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12629O presente trabalho buscou fazer um estudo bibliográfico e de campo sobre as metodologias educacionais utilizadas pela educação do campo e a possibilidade de ressignificação e replicação destas no curso técnico em agropecuária na modalidade integral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, campus Crato. Para tanto, analisamos aspectos do surgimento e contexto histórico, político e social da educação rural no Brasil e seus principais contrastes com a educação do campo na atualidade. Além disso, fizemos a análise da matriz curricular do curso em estudo na busca de entender qual tipo de aluno se propõem a formar e se tal educação liga-se mais aos interesses da elite ruralista e ao agronegócio brasileiro, ou a educação do campo e seu ideal de luta pela terra e resistência ao grande capital, pela formação política das pessoas. O objetivo central é descrever sobre algumas metodologias educacionais utilizadas pela educação do campo buscando conhecer como essas práticas educativas poderão contribuir para o ensino técnico agropecuário. Procurou-se identificar também a contribuição dos movimentos sociais ligados a luta pela terra e a conquista de uma educação que de fato se volte para os reais anseios dos campesinos. A pesquisa de campo foi de natureza exploratória, quanti-qualitativa, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2017, com nove (nove) alunos matriculados entre a 2ª série turma A e 3ª. série turma B do referido curso e residentes em comunidades rurais dos municípios de Crato, Nova Olinda e Porteiras na região do Cariri, sul do Estado do Ceará. Foram utilizados questionários mistos com questões abertas e fechadas os quais buscaram verificar se há ou não o uso de algumas metodologias educacionais próprias da educação do campo no ensino lá ofertado e se os conhecimentos por eles recebidos estão sendo ou não aplicados nas atividades práticas em suas comunidades com vistas a gerar a permanência desses estudantes em suas localidades pela geração de desenvolvimento ambientalmente sustentável. Os principais interlocutores que respaldaram este trabalho foram ARROYO & MANÇANO (2004), BENJAMIN & CALDART (2000), MOLINA & AZEVEDO (2004). Os resultados obtidos, evidenciaram que o ensino técnico em agropecuária realizado na instituição pesquisada, possui ainda fortes elementos da educação rural de cunho tradicionalista e é pouco contextualizado com a prática social desses sujeitos, o que nos leva a sugerir a adoção da prática pedagógica da pedagogia da alternância como forma de humanizar o ensino ofertado no curso e aproximar alunos, escola e comunidade no que tange a uma melhor interação destes na busca da qualidade do ensino e o desenvolvimento sustentável dessas comunidades por meio da aprendizagem adquirida.The present work sought to make a bibliographical and field study on the educational methodologies used by the education of the field and the possibility of re-signification and replication of these in the technical course in agriculture in the integral modality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará- IFCE, campus Crato. Therefore, we analyze aspects of the emergence and historical, political and social context of rural education in Brazil and its main contrasts with current rural education. In addition, we have analyzed the curricular matrix of the course under study in the search to understand which type of student they are proposing to train and if such education is more related to the interests of the rural elite and Brazilian agribusiness, or the education of the field and its an ideal of struggle for land and resistance to great capital, for the political formation of people. The central objective is to describe some educational methodologies used by the rural education, seeking to know how these educational practices can contribute to agricultural technical education. It was also sought to identify the contribution of social movements linked to the struggle for land and the achievement of an education that in fact turns to the real desires of the peasants. Field research was of an exploratory, quantitative-qualitative nature, carried out in November and December 2017, with nine (9) students enrolled in the 2a. and 3a. series B class of the mentioned course and residents in rural communities of the municipalities of Crato, Nova Olinda and Porteiras in the Cariri region, south of the State of Ceará. Mixed questionnaires were used with open and closed questions which sought to verify if there is or not the use of some educational methodologies proper to the field education in the offered education and if the knowledge received by them are being applied or not in practical activities in their communities with a view to generating the permanence of these students in their localities by the generation of environmentally sustainable development. The main interlocutors who supported this work were ARROYO & MANÇANO (2004), BENJAMIN & CALDART (2000), MOLINA & AZEVEDO (2004). The results obtained showed that the technical education in agriculture carried out in the institution researched also has strong elements of traditional rural education and is little contextualized with the social practice of these subjects, which leads us to suggest the adoption of the pedagogical practice of pedagogy of alternation as a way to humanize the teaching offered in the course and to bring students, school and community closer to a better interaction of these in the quest for the quality of education and the sustainable development of these communities through acquired learning.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação do CampoEducação RuralMovimentos sociaisField EducationRural EducationSocial MovementsCiências HumanasEducação do campo: experiências metodológicas e suas contribuições ao curso técnico em agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE- campus CratoField education: methodological experiences and their contributions to the technical course in agriculture and livestock at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará- IFCE- Crato campus.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, T. 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description O presente trabalho buscou fazer um estudo bibliográfico e de campo sobre as metodologias educacionais utilizadas pela educação do campo e a possibilidade de ressignificação e replicação destas no curso técnico em agropecuária na modalidade integral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, campus Crato. Para tanto, analisamos aspectos do surgimento e contexto histórico, político e social da educação rural no Brasil e seus principais contrastes com a educação do campo na atualidade. Além disso, fizemos a análise da matriz curricular do curso em estudo na busca de entender qual tipo de aluno se propõem a formar e se tal educação liga-se mais aos interesses da elite ruralista e ao agronegócio brasileiro, ou a educação do campo e seu ideal de luta pela terra e resistência ao grande capital, pela formação política das pessoas. O objetivo central é descrever sobre algumas metodologias educacionais utilizadas pela educação do campo buscando conhecer como essas práticas educativas poderão contribuir para o ensino técnico agropecuário. Procurou-se identificar também a contribuição dos movimentos sociais ligados a luta pela terra e a conquista de uma educação que de fato se volte para os reais anseios dos campesinos. A pesquisa de campo foi de natureza exploratória, quanti-qualitativa, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2017, com nove (nove) alunos matriculados entre a 2ª série turma A e 3ª. série turma B do referido curso e residentes em comunidades rurais dos municípios de Crato, Nova Olinda e Porteiras na região do Cariri, sul do Estado do Ceará. Foram utilizados questionários mistos com questões abertas e fechadas os quais buscaram verificar se há ou não o uso de algumas metodologias educacionais próprias da educação do campo no ensino lá ofertado e se os conhecimentos por eles recebidos estão sendo ou não aplicados nas atividades práticas em suas comunidades com vistas a gerar a permanência desses estudantes em suas localidades pela geração de desenvolvimento ambientalmente sustentável. Os principais interlocutores que respaldaram este trabalho foram ARROYO & MANÇANO (2004), BENJAMIN & CALDART (2000), MOLINA & AZEVEDO (2004). Os resultados obtidos, evidenciaram que o ensino técnico em agropecuária realizado na instituição pesquisada, possui ainda fortes elementos da educação rural de cunho tradicionalista e é pouco contextualizado com a prática social desses sujeitos, o que nos leva a sugerir a adoção da prática pedagógica da pedagogia da alternância como forma de humanizar o ensino ofertado no curso e aproximar alunos, escola e comunidade no que tange a uma melhor interação destes na busca da qualidade do ensino e o desenvolvimento sustentável dessas comunidades por meio da aprendizagem adquirida.
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