Políticas públicas para a formação de professores: o olhar de egressas sobre o processo de implantação e desenvolvimento do curso de pedagogia/PARFOR na UFRRJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12607 |
Resumo: | O tema Formação de Professores tornou-se objeto constante de estudos e debates sobre o atual contexto do exercício docente, considerando a dinâmica das transformações sociais que requerem reflexões acerca do papel da educação e do educador perante estas mudanças. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), política pública do governo federal que tem como objetivo investir na formação de professores em exercício na rede pública de educação básica, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996), contribuindo para melhoria da educação básica. Diante deste cenário, o principal objetivo deste estudo é analisar o processo de implantação e desenvolvimento do curso de Pedagogia/ PARFOR na UFRRJ, no câmpus de Nova Iguaçu, considerando os marcos legais, o projeto pedagógico do curso e as percepções de egressas da respectiva licenciatura. A pesquisa se desenvolve baseada, sobretudo nos estudos e teorias apresentadas por Schon (2000); Freire (1996); Tardif (2005;2007; 2011); Nóvoa (1992); Saviani (2008; 2009; 2014); Libâneo (2013); Ludke (2013); Pimenta (2007); Candau (1997), Dourado (2015; 2016), Brzezinski (2017), considerando também as referências legais, estando inserida numa perspectiva qualitativa segundo Pimenta. O estudo foi realizado a partir de seis entrevistas semiestruturadas com professoras egressas do curso de Pedagogia/PARFOR/UFRRJ, atuantes em escolas da rede pública, majoritariamente, localizadas na Baixada Fluminense. As análises revelaram experiências pelas quais as entrevistadas passaram a partir do ingresso na UFRRJ, sendo categorizadas por fases: Primeiras impressões: o olhar dos egressos sobre o PARFOR; A visão sobre o PARFOR a partir do ingresso: o impacto inicial do curso de pedagogia; O curso de Pedagogia e a articulação teoria e prática. As análises evidenciaram de um lado a importância de políticas públicas para formação docente, principalmente, daqueles que estão em exercício. Ao mesmo tempo, revelaram as formas distintas como a articulação teoria e prática se instituiu ao longo do curso, assim como apontam para uma preocupação em relação à trajetória acadêmica destes ingressantes, especificamente no que se refere ao engajamento político-pedagógico de todos os segmentos da universidade, de forma a superar estas experiências relatadas, contribuindo para a formação docente |
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Soares, Elisângela MenezesSoares, Ana Maria Dantas120.078.891-53http://lattes.cnpq.br/3776117532043539Machado, Ligia Cristina Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919Soares, Ana Maria DantasLino, Lucília AugustaTuttmann, Malvina Tânia036.677.177-92http://lattes.cnpq.br/17148327282019632023-12-22T02:13:22Z2023-12-22T02:13:22Z2018-02-01SOARES, Elisângela Menezes. Políticas públicas para a formação de professores: o olhar de egressas sobre o processo de implantação e desenvolvimento do curso de pedagogia/PARFOR na UFRRJ. 2018. 106 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12607O tema Formação de Professores tornou-se objeto constante de estudos e debates sobre o atual contexto do exercício docente, considerando a dinâmica das transformações sociais que requerem reflexões acerca do papel da educação e do educador perante estas mudanças. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), política pública do governo federal que tem como objetivo investir na formação de professores em exercício na rede pública de educação básica, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996), contribuindo para melhoria da educação básica. Diante deste cenário, o principal objetivo deste estudo é analisar o processo de implantação e desenvolvimento do curso de Pedagogia/ PARFOR na UFRRJ, no câmpus de Nova Iguaçu, considerando os marcos legais, o projeto pedagógico do curso e as percepções de egressas da respectiva licenciatura. A pesquisa se desenvolve baseada, sobretudo nos estudos e teorias apresentadas por Schon (2000); Freire (1996); Tardif (2005;2007; 2011); Nóvoa (1992); Saviani (2008; 2009; 2014); Libâneo (2013); Ludke (2013); Pimenta (2007); Candau (1997), Dourado (2015; 2016), Brzezinski (2017), considerando também as referências legais, estando inserida numa perspectiva qualitativa segundo Pimenta. O estudo foi realizado a partir de seis entrevistas semiestruturadas com professoras egressas do curso de Pedagogia/PARFOR/UFRRJ, atuantes em escolas da rede pública, majoritariamente, localizadas na Baixada Fluminense. As análises revelaram experiências pelas quais as entrevistadas passaram a partir do ingresso na UFRRJ, sendo categorizadas por fases: Primeiras impressões: o olhar dos egressos sobre o PARFOR; A visão sobre o PARFOR a partir do ingresso: o impacto inicial do curso de pedagogia; O curso de Pedagogia e a articulação teoria e prática. As análises evidenciaram de um lado a importância de políticas públicas para formação docente, principalmente, daqueles que estão em exercício. Ao mesmo tempo, revelaram as formas distintas como a articulação teoria e prática se instituiu ao longo do curso, assim como apontam para uma preocupação em relação à trajetória acadêmica destes ingressantes, especificamente no que se refere ao engajamento político-pedagógico de todos os segmentos da universidade, de forma a superar estas experiências relatadas, contribuindo para a formação docenteThe theme Teacher Training became a constant object of studies and debates about the current context of the teaching exercise, considering the dynamics of social transformations that require reflection on the role of education and educator in face of these changes. The National Plan for the Training of Basic Education Teachers (PARFOR), a public policy of the federal government that aims to invest in the training of practicing teachers in the public basic education network, in compliance with the Law of Guidelines and Bases (LDB / 1996), contributing to the improvement of basic education. In view of this scenario, the main objective of this study is to analyze the impacts and effects of the undergraduate course in Pedagogy of the Nova Iguaçu câmpus, provoked in those teachers-students, enrolled in the PARFOR program of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) as of 2010, for their training and professional performance. From the main objective the following specific objectives were defined: to identify how the training offered to the graduates in degree in Pedagogy by the PARFOR in the UFRRJ articulates the movement of the theory and teaching practice; to contribute to the epistemological discussion about the subject of teacher training and of the pedagogy course, through the data obtained by the research and the considerations resulting from its analysis. The research develops based essentially on the theories presented by por Schon (2000); Freire (1996); Tardif (2005;2007; 2011); Nóvoa (1992); Saviani (2008; 2009; 2014); Libâneo (2013); Ludke (2013); Pimenta (2007); Candau (1997), Dourado (2015; 2016), Brzezinski (2017), and is inserted in a qualitative perspective according to Pimenta. The study was carried out from six semi-structured interviews with teachers who graduated from Pedagogy / PARFOR, working in public schools, mostly located in the Baixada Fluminense. The analyzes revealed experiences that the interviewees passed since joining the UFRRJ, being categorized in phases: First impressions: the look of the graduates on PARFOR; The vision on PARFOR from the entry: the initial impact of the pedagogy course; The course of Pedagogy and articulation theory and practice. The analyzes showed, on the one hand, the importance of public policies for teacher training, especially those who are in practice. At the same time, they reveal, the distinct forms as the articulation theory and practice was instituted throughout the course, as well as point to a concern regarding the academic trajectory of these participants, specifically regarding the political-pedagogical engagement of all segments of the university, in order to overcome these experiences, contributing to teacher trainingapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPolíticas PúblicasFormação DocentePARFORPublic PolicyTeacher TrainingPARFOREducaçãoPolíticas públicas para a formação de professores: o olhar de egressas sobre o processo de implantação e desenvolvimento do curso de pedagogia/PARFOR na UFRRJPublic policies for the training of teachers: the view of graduates on the process of implementation and development of the Pedagogy / PARFOR course at UFRRJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABDALLA, M. 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Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 jul. 2007. ______.Lei 12.796, de 04/04/2013 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. ______. Lei n.º 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun 2014. Edição extra.b ______. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 9, de 30 de junho de 2009. Institui o Plano Nacional dos Professores da Educação Básica no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jul. 2009. ______. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Edição eletrônica. Brasília. 2007. 43 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro. Acesso em: 05 jan, 2015. ________.Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1 de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Portal MEC. Brasília, DF: MEC/CNE/CP, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 02 jun. 2015. _______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em 12 ago.2015. _______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em 03 jun.2015. _______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 70 Brasília, DF: MEC/CNE/CP, 2015b. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php ?option=com_docman&view=download&alias=70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf& cate gory_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 12 jul.2015. _______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br/images/pdf/1_BNCC-Final_Introducao.pdf. Acesso em: 26 jul. 2017. _______. Ministério da Educação. CAPES, Manual Operativo do Parfor. Disponível em: https://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/legislacao/2782014-MANUALOPERATIVO- PARFOR.pdf. Acesso em: 22 jun. 2015. CANDAU, V. M. 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Acesso em 03 out. 2015https://tede.ufrrj.br/retrieve/65299/2018%20-%20Elis%c3%a2ngela%20Menezes%20Soares.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4698Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-05-26T13:37:29Z No. of bitstreams: 1 2018 - Elisângela Menezes Soares.pdf: 2147032 bytes, checksum: 4678eba43cdba8393ba7252e210dc8b2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-26T13:37:29Z (GMT). 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O tema Formação de Professores tornou-se objeto constante de estudos e debates sobre o atual contexto do exercício docente, considerando a dinâmica das transformações sociais que requerem reflexões acerca do papel da educação e do educador perante estas mudanças. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), política pública do governo federal que tem como objetivo investir na formação de professores em exercício na rede pública de educação básica, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996), contribuindo para melhoria da educação básica. Diante deste cenário, o principal objetivo deste estudo é analisar o processo de implantação e desenvolvimento do curso de Pedagogia/ PARFOR na UFRRJ, no câmpus de Nova Iguaçu, considerando os marcos legais, o projeto pedagógico do curso e as percepções de egressas da respectiva licenciatura. A pesquisa se desenvolve baseada, sobretudo nos estudos e teorias apresentadas por Schon (2000); Freire (1996); Tardif (2005;2007; 2011); Nóvoa (1992); Saviani (2008; 2009; 2014); Libâneo (2013); Ludke (2013); Pimenta (2007); Candau (1997), Dourado (2015; 2016), Brzezinski (2017), considerando também as referências legais, estando inserida numa perspectiva qualitativa segundo Pimenta. O estudo foi realizado a partir de seis entrevistas semiestruturadas com professoras egressas do curso de Pedagogia/PARFOR/UFRRJ, atuantes em escolas da rede pública, majoritariamente, localizadas na Baixada Fluminense. As análises revelaram experiências pelas quais as entrevistadas passaram a partir do ingresso na UFRRJ, sendo categorizadas por fases: Primeiras impressões: o olhar dos egressos sobre o PARFOR; A visão sobre o PARFOR a partir do ingresso: o impacto inicial do curso de pedagogia; O curso de Pedagogia e a articulação teoria e prática. As análises evidenciaram de um lado a importância de políticas públicas para formação docente, principalmente, daqueles que estão em exercício. Ao mesmo tempo, revelaram as formas distintas como a articulação teoria e prática se instituiu ao longo do curso, assim como apontam para uma preocupação em relação à trajetória acadêmica destes ingressantes, especificamente no que se refere ao engajamento político-pedagógico de todos os segmentos da universidade, de forma a superar estas experiências relatadas, contribuindo para a formação docente |
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