Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jaibis Freitas de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450
Resumo: Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFCBA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno.
id UFRRJ-1_349f0ca57396a3600128eb4b85fa0a55
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12450
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Souza, Jaibis Freitas deMotta, Carlos Eduardo Mathias983.085.807-34http://lattes.cnpq.br/1708787934042772Mattos, José Roberto Linhares de549.417.927-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1109.799.351-10http://lattes.cnpq.br/68243490704270462023-12-22T02:08:20Z2023-12-22T02:08:20Z2009-04-17SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFCBA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno.This paper presents data from a survey conducted in the Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA (EAFCA-BA) and demand reflect on the use of the History of Mathematics in the context of mathematics learning and everyday life in the future of technical in agriculture of EAFCA-BA. The study was conducted by the method of solving problems, especially as content of spatial geometry, which was the subject studied during the search in June and July of 2008. Thus, the proposal of this work is to serve as a motivator about on the use of the History of Mathematics and contextualization of mathematics in the classroom, while providing the necessary elements for promotion of an attitude of conversion, aimed to improve the teaching of discipline, with a focus on student.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiahistória da matemáticacontextualização da matemáticaaprendizagem significativahistory of mathematicscontextualization of mathematicslearning meaningful.EducaçãoConstruindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da MatemáticaConstructing a meaningful learning with history and contextualization of Mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3662/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17768/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24118/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30489/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36841/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43251/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49615/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56038/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/131Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf: 4601202 bytes, checksum: a1160806a48408e9e19527d8af9db4db (MD5) Previous issue date: 2009-04-17info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf.txtExtracted Texttext/plain204864https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/1/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.txte88937dfbd6a4d61f88f513e7f82338aMD51ORIGINAL2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdfapplication/pdf4605137https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/2/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf7fb169589ff90404fa64c9bdc8e3b180MD52THUMBNAIL2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/3/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD5320.500.14407/124502023-12-21 23:08:20.872oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:08:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Constructing a meaningful learning with history and contextualization of Mathematics
title Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
spellingShingle Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
Souza, Jaibis Freitas de
história da matemática
contextualização da matemática
aprendizagem significativa
history of mathematics
contextualization of mathematics
learning meaningful.
Educação
title_short Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
title_full Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
title_fullStr Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
title_full_unstemmed Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
title_sort Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
author Souza, Jaibis Freitas de
author_facet Souza, Jaibis Freitas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jaibis Freitas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Carlos Eduardo Mathias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 983.085.807-34
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1708787934042772
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 549.417.927-34
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 109.799.351-10
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6824349070427046
contributor_str_mv Motta, Carlos Eduardo Mathias
Mattos, José Roberto Linhares de
dc.subject.por.fl_str_mv história da matemática
contextualização da matemática
aprendizagem significativa
topic história da matemática
contextualização da matemática
aprendizagem significativa
history of mathematics
contextualization of mathematics
learning meaningful.
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv history of mathematics
contextualization of mathematics
learning meaningful.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFCBA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:08:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:08:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450
identifier_str_mv SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/1/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/2/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/3/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e88937dfbd6a4d61f88f513e7f82338a
7fb169589ff90404fa64c9bdc8e3b180
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107924357316608