Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450 |
Resumo: | Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFCBA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno. |
id |
UFRRJ-1_349f0ca57396a3600128eb4b85fa0a55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12450 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Jaibis Freitas deMotta, Carlos Eduardo Mathias983.085.807-34http://lattes.cnpq.br/1708787934042772Mattos, José Roberto Linhares de549.417.927-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1109.799.351-10http://lattes.cnpq.br/68243490704270462023-12-22T02:08:20Z2023-12-22T02:08:20Z2009-04-17SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFCBA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno.This paper presents data from a survey conducted in the Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA (EAFCA-BA) and demand reflect on the use of the History of Mathematics in the context of mathematics learning and everyday life in the future of technical in agriculture of EAFCA-BA. The study was conducted by the method of solving problems, especially as content of spatial geometry, which was the subject studied during the search in June and July of 2008. Thus, the proposal of this work is to serve as a motivator about on the use of the History of Mathematics and contextualization of mathematics in the classroom, while providing the necessary elements for promotion of an attitude of conversion, aimed to improve the teaching of discipline, with a focus on student.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiahistória da matemáticacontextualização da matemáticaaprendizagem significativahistory of mathematicscontextualization of mathematicslearning meaningful.EducaçãoConstruindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da MatemáticaConstructing a meaningful learning with history and contextualization of Mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3662/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17768/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24118/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30489/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36841/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43251/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49615/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56038/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/131Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf: 4601202 bytes, checksum: a1160806a48408e9e19527d8af9db4db (MD5) Previous issue date: 2009-04-17info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf.txtExtracted Texttext/plain204864https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/1/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.txte88937dfbd6a4d61f88f513e7f82338aMD51ORIGINAL2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdfapplication/pdf4605137https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/2/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf7fb169589ff90404fa64c9bdc8e3b180MD52THUMBNAIL2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/3/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD5320.500.14407/124502023-12-21 23:08:20.872oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:08:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Constructing a meaningful learning with history and contextualization of Mathematics |
title |
Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática |
spellingShingle |
Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática Souza, Jaibis Freitas de história da matemática contextualização da matemática aprendizagem significativa history of mathematics contextualization of mathematics learning meaningful. Educação |
title_short |
Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática |
title_full |
Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática |
title_fullStr |
Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática |
title_full_unstemmed |
Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática |
title_sort |
Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática |
author |
Souza, Jaibis Freitas de |
author_facet |
Souza, Jaibis Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jaibis Freitas de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Motta, Carlos Eduardo Mathias |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
983.085.807-34 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1708787934042772 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Mattos, José Roberto Linhares de |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
549.417.927-34 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
109.799.351-10 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6824349070427046 |
contributor_str_mv |
Motta, Carlos Eduardo Mathias Mattos, José Roberto Linhares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da matemática contextualização da matemática aprendizagem significativa |
topic |
história da matemática contextualização da matemática aprendizagem significativa history of mathematics contextualization of mathematics learning meaningful. Educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
history of mathematics contextualization of mathematics learning meaningful. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
description |
Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFCBA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:08:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:08:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/1/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/2/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12450/3/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e88937dfbd6a4d61f88f513e7f82338a 7fb169589ff90404fa64c9bdc8e3b180 8c1280dca4077478b5fad29883580c72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810107924357316608 |