Livro didático de história como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fábio da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13853
Resumo: Esta pesquisa teve como tema as representações da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, do 6º ao 9º anos. Para a construção deste trabalho, o recorte bibliográfico principal engloba os seguintes autores e suas ideias: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) e Rossi (2010). Buscou-se compreender o processo de elaboração do livro didático de História voltado para os anos finais do ensino fundamental; apontar, nas coleções analisadas, os conteúdos que, de alguma forma, citaram a diversidade sexual; debater o processo de enquadramento da memória realizado nos livros didáticos analisados; e evidenciar as vivências da diversidade sexual de algumas sociedades em certos períodos da história ocidental. A metodologia foi desenvolvida a partir das funções essenciais do livro didático, atribuídas por Choppin. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de uma obra didática, especialmente em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes. A pesquisa culminou na elaboração de um material didático de apoio docente que contribui para o ensino da diversidade sexual nas aulas de História, atendendo a uma especificidade do mestrado profissional, a qual se caracteriza pela criação de um produto a ser utilizado no ensino
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spelling Gomes, Fábio da SilvaCoutinho, Maria Angélica da Gama Cabral506.229.437-15http://lattes.cnpq.br/4328826368811697Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier836.579.087-49http://lattes.cnpq.br/9823519245400422Coutinho, Maria Angélica da Gama CabralSepulveda, Denize de Aguiar XavierCunha, Washington Dener dos SantosCosta, Carlos Eduardo Coutinho da084.660.347-06http://lattes.cnpq.br/63595583123378402023-12-22T02:51:51Z2023-12-22T02:51:51Z2018-08-28GOMES, Fábio da Silva. Livro didático de história como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual. 2018. 184 f.. Dissertação( Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13853Esta pesquisa teve como tema as representações da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, do 6º ao 9º anos. Para a construção deste trabalho, o recorte bibliográfico principal engloba os seguintes autores e suas ideias: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) e Rossi (2010). Buscou-se compreender o processo de elaboração do livro didático de História voltado para os anos finais do ensino fundamental; apontar, nas coleções analisadas, os conteúdos que, de alguma forma, citaram a diversidade sexual; debater o processo de enquadramento da memória realizado nos livros didáticos analisados; e evidenciar as vivências da diversidade sexual de algumas sociedades em certos períodos da história ocidental. A metodologia foi desenvolvida a partir das funções essenciais do livro didático, atribuídas por Choppin. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de uma obra didática, especialmente em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes. A pesquisa culminou na elaboração de um material didático de apoio docente que contribui para o ensino da diversidade sexual nas aulas de História, atendendo a uma especificidade do mestrado profissional, a qual se caracteriza pela criação de um produto a ser utilizado no ensinoThe purpose of this research was the sexual diversity's representation in History's textbooks, in the elementary brazilian school (6th to 9th grade). As our theoretical support, we had the contribution of the following authors: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) and Rossi (2010). We aimed to comprehend the elaboration's process of the History's textbook related to the elementary school as well as to distinguish, in the collections analyzed, the contents that, somehow, focused on sexual diversity; to debate about the process of the memory's delimitation occurred in the analysed textbooks and to put into evidence the people's experience of sexual diversity in certain ages of the Occidental history. The metodology was developed through the essential functions of a textbook, propposed by Choppin. We perceived that, silencings, disputes and memory's delimitations are regular in the elaboration of a textbook collection, mainly when the discussion refers to sexual diversity, maintaining in the collective memory of the Occidental society a heteronormative standard as the only and natural way , subalternizing, therefore, the different sexual behaviors. The research culminated on the elaboration of a didactic material for the theachers that contributes to the teaching of sexual diversity in the History's classes, considering a specific demand of a professional master degree , in which is required to produce a didactic materialapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisensino de Históriacurrículoprática docentelivro didáticomemóriadiversidade sexualHistory's teachingcurriculumteaching practicetextbookmemorysexual diversityHistóriaLivro didático de história como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAQUINO, Tomás de. Suma Teológica. Pars Prima secundae – Tratado da Bem-Aventurança. Artigo 4, Questão 65. Disponível em: https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf BARBOSA, Renata Cerqueira. 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description Esta pesquisa teve como tema as representações da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, do 6º ao 9º anos. Para a construção deste trabalho, o recorte bibliográfico principal engloba os seguintes autores e suas ideias: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) e Rossi (2010). Buscou-se compreender o processo de elaboração do livro didático de História voltado para os anos finais do ensino fundamental; apontar, nas coleções analisadas, os conteúdos que, de alguma forma, citaram a diversidade sexual; debater o processo de enquadramento da memória realizado nos livros didáticos analisados; e evidenciar as vivências da diversidade sexual de algumas sociedades em certos períodos da história ocidental. A metodologia foi desenvolvida a partir das funções essenciais do livro didático, atribuídas por Choppin. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de uma obra didática, especialmente em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes. A pesquisa culminou na elaboração de um material didático de apoio docente que contribui para o ensino da diversidade sexual nas aulas de História, atendendo a uma especificidade do mestrado profissional, a qual se caracteriza pela criação de um produto a ser utilizado no ensino
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