Inclusão digital em escolas rurais do sertão pernambucano - desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12921 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo problematizar a questão da exclusão digital em escolas rurais e colaborar com investigações para a aceleração do processo de inclusão digital nas escolas do meio rural. A inclusão digital, trabalhada no âmbito escolar, pode ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão consciente e crítica da natureza dos meios de comunicação de massa, das técnicas utilizadas, e o impacto dessas técnicas, para que as use de forma responsável. Embora a inclusão digital já venha sendo bastante debatida nos meios urbanos, este estudo se fez necessário para entendermos a importância do uso das tecnologias no âmbito rural do país. Devemos considerar que muito já foi dito a respeito do uso de tecnologias no contexto educacional, mas pouco se sabe sobre o processo de inclusão digital no meio rural. Embora previsto na legislação e nos programas de Educação de nosso país, trata-se de um processo ainda em fase inicial de implementação nas escolas localizadas na zona rural - e em algumas escolas esse processo ainda nem começou. O trabalho foi desenvolvido com pesquisa bibliográfica e exploratória. No primeiro momento, foram levantados os conceitos de alfabetização e de inclusão digital. Também discutiram-se as políticas públicas de inclusão, assim como o papel da Educação dentro do processo de inclusão. A parte empírica da pesquisa se desdobrou em várias etapas: foi feito um levantamento das ações de informatização no laboratório da escola pública pesquisada, assim como os investimentos, infraestrutura e cursos realizados nos treinamentos de informática de professores e alunos. Com os dados obtidos, foi possível avaliar o processo de inclusão digital nas escolas rurais do sertão pernambucano. Vimos que há vários fatores que dificultam a inserção pedagógica das TICs nas escolas, pois ainda não existe uma gestão elaborada para o laboratório de informática das escolas, e as poucas atividades desenvolvidas mostraram-se baseadas em improvisos que não atingem os objetivos de uso de maneira adequada. Vimos também que não basta equipar as escolas com laboratórios de informática. É necessário potencializar o desenvolvimento de ações específicas para cada realidade escolar, e disponibilizar recursos humanos e financeiros necessários, para que as TICs possam ser utilizadas como instrumento de aprendizagem. |
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Araújo, Jadna Maria deSilva, Simone Batista da011.522.477-78Silva, Simone Batista daSantos, Ramofly Bicalho dosSilva, Alexandro Tenório da021.212.244-402023-12-22T02:29:55Z2023-12-22T02:29:55Z2016-06-16ARAÚJO, Jadna Maria de. Inclusão digital em escolas rurais do sertão pernambucano - desafios e perspectivas. 2016. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12921Esta pesquisa tem como objetivo problematizar a questão da exclusão digital em escolas rurais e colaborar com investigações para a aceleração do processo de inclusão digital nas escolas do meio rural. A inclusão digital, trabalhada no âmbito escolar, pode ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão consciente e crítica da natureza dos meios de comunicação de massa, das técnicas utilizadas, e o impacto dessas técnicas, para que as use de forma responsável. Embora a inclusão digital já venha sendo bastante debatida nos meios urbanos, este estudo se fez necessário para entendermos a importância do uso das tecnologias no âmbito rural do país. Devemos considerar que muito já foi dito a respeito do uso de tecnologias no contexto educacional, mas pouco se sabe sobre o processo de inclusão digital no meio rural. Embora previsto na legislação e nos programas de Educação de nosso país, trata-se de um processo ainda em fase inicial de implementação nas escolas localizadas na zona rural - e em algumas escolas esse processo ainda nem começou. O trabalho foi desenvolvido com pesquisa bibliográfica e exploratória. No primeiro momento, foram levantados os conceitos de alfabetização e de inclusão digital. Também discutiram-se as políticas públicas de inclusão, assim como o papel da Educação dentro do processo de inclusão. A parte empírica da pesquisa se desdobrou em várias etapas: foi feito um levantamento das ações de informatização no laboratório da escola pública pesquisada, assim como os investimentos, infraestrutura e cursos realizados nos treinamentos de informática de professores e alunos. Com os dados obtidos, foi possível avaliar o processo de inclusão digital nas escolas rurais do sertão pernambucano. Vimos que há vários fatores que dificultam a inserção pedagógica das TICs nas escolas, pois ainda não existe uma gestão elaborada para o laboratório de informática das escolas, e as poucas atividades desenvolvidas mostraram-se baseadas em improvisos que não atingem os objetivos de uso de maneira adequada. Vimos também que não basta equipar as escolas com laboratórios de informática. É necessário potencializar o desenvolvimento de ações específicas para cada realidade escolar, e disponibilizar recursos humanos e financeiros necessários, para que as TICs possam ser utilizadas como instrumento de aprendizagem.This research aims to discuss the issue of the digital divide in rural schools and collaborate with study to accelerate the process of digital inclusion in schools in rural areas. Digital inclusion, used in schools can help students developing an informed and critical understanding of the nature mass media, the techniques used, and the impact of these techniques to the use of responsibly. While digital inclusion will have been widely debated in urban areas, this study was necessary to understand the importance of using technology in rural areas of the country. We should consider that much has been said about the use of technology in the educational context, but little is known about the process of digital inclusion in rural areas. Although provided for in legislation and education programs of our country, it is a process still in early stages of implementation in schools located in rural areas - and in some schools this process has not even started. The work was developed with bibliographical and exploratory research. At first, the concepts of literacy and digital inclusion were raised. Also discussed is the inclusion of public policies and the role of education in the process of inclusion. The empirical part of the research was divided into several stages: a survey was made of the computerization of shares in the laboratory of the surveyed public school, as well as investment, infrastructure and courses held in the computer training of teachers and students. With the data obtained, it was possible to evaluate the process of digital inclusion in rural schools of Pernambuco hinterland. We have seen that there are several factors that complicate the pedagogical integration of ICT in schools, because there is still no management developed for the computer lab of schools, and the few developed activities proved to be based on improvisations that do not meet the use objectives so proper. We have also seen that it is not enough to equip schools with computer labs. It is necessary to enhance the development of specific actions for each school reality and available human and financial resources so that ICT can be used as a learning tool.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaDigital InclusionICT in educationRural SchoolsInclusão DigitalTIC na EducaçãoEscolas RuraisEducaçãoInclusão digital em escolas rurais do sertão pernambucano - desafios e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7511/2016%20-%20Jadna%20Maria%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20636/2016%20-%20Jadna%20Maria%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26949/2016%20-%20Jadna%20Maria%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33360/2016%20-%20Jadna%20Maria%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39724/2016%20-%20Jadna%20Maria%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46110/2016%20-%20Jadna%20Maria%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52510/2016%20-%20Jadna%20Maria%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59016/2016%20-%20Jadna%20Maria%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1902Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-07-21T19:17:16Z No. of bitstreams: 1 2016 - Jadna Maria de Araújo.pdf: 1391452 bytes, checksum: e4866c403060aa11d7b68c4a0655220a (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-21T19:17:16Z (GMT). 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