Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Alessandra Pereira Gomes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12518
Resumo: Este estudo foi realizado na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista Minas Gerais (EAFSJE MG) com vinte e seis alunos do 3º ano do Ensino Médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Alimentação no ano letivo de 2007, com a colaboração e a participação de três professores. Como professora de Língua Portuguesa, atuando há 15 anos no exercício da docência, temos nos preocupado com o ensino-aprendizagem dessa disciplina, em especial o que ocorre nessa escola. Na prática cotidiana do ensino, temos convivido com a contradição que se estabelece entre a escola real e a escola desejada e o ensino-aprendizagem que prioriza o dialeto-padrão, mas não proporciona uma aprendizagem significativa, na qual o aluno possa se preparar para uma transformação, ou seja, que possibilite o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela. O caminho metodológico utilizado fundamentou-se na pesquisa qualitativa descritiva, o estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, Plano de Ensino, produções textuais em dois momentos distintos, no Processo Seletivo/2005 e em 2008 no 3º ano. O estudo ressalta que o ensino de Língua Portuguesa deve ser refletido para que atenda ao propósito do letramento, em que o aluno possa ter uma situação social e cultural diferente da sua ao ingressar na escola.
id UFRRJ-1_3cd3908e2359c33556fa052527e6e3a0
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12518
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Machado, Alessandra Pereira GomesFonseca, Lana Claudia de Souza013.981.117-67http://lattes.cnpq.br/5084376565424146795.178.116-91http://lattes.cnpq.br/28208724387324462023-12-22T02:10:20Z2023-12-22T02:10:20Z2009-04-01MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12518Este estudo foi realizado na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista Minas Gerais (EAFSJE MG) com vinte e seis alunos do 3º ano do Ensino Médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Alimentação no ano letivo de 2007, com a colaboração e a participação de três professores. Como professora de Língua Portuguesa, atuando há 15 anos no exercício da docência, temos nos preocupado com o ensino-aprendizagem dessa disciplina, em especial o que ocorre nessa escola. Na prática cotidiana do ensino, temos convivido com a contradição que se estabelece entre a escola real e a escola desejada e o ensino-aprendizagem que prioriza o dialeto-padrão, mas não proporciona uma aprendizagem significativa, na qual o aluno possa se preparar para uma transformação, ou seja, que possibilite o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela. O caminho metodológico utilizado fundamentou-se na pesquisa qualitativa descritiva, o estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, Plano de Ensino, produções textuais em dois momentos distintos, no Processo Seletivo/2005 e em 2008 no 3º ano. O estudo ressalta que o ensino de Língua Portuguesa deve ser refletido para que atenda ao propósito do letramento, em que o aluno possa ter uma situação social e cultural diferente da sua ao ingressar na escola.This study was carried out in the Federal Agrotechnical School of São João Evangelista - Minas Gerais (EAFSJE - MG) with twenty-six students from the third year of vocational high school in the Agricultural and Feeding technical courses in the year of 2007, with the cooperation and participation of three teachers. As a Portuguese Language teacher, for 15 years in teaching pursuit, we have been worried about the teaching/learning which involves this discipline, in particular the one that happens in the mentioned school. In the daily practice of teaching, we have lived with the contradiction established between the real school and the desired one with the teaching-learning that prioritizes the standard dialect, however it does not provide a meaningful learning in which students can get prepared for a change, in other words, allowing access to the writing and to the speeches that are organized from it. The methodological path used was based on a descriptive and qualitative research; the case study. The search tools used were: questionnaire, Education Plan, writing production at two distinct times; in the third year of the Selective Process/2005 and 2008. The study emphasizes that teaching of Portuguese Language should be reflected to meet the purpose of literacy, in which the student may have a different social and cultural situation of his/hers at the school enrollment.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaensino-aprendizagemensino médioEensino de língua portuguesateaching-learninghigh schoolportuguese language teachingEducaçãoLíngua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadaniaPortuguese Language: include and participate to the citizen exerciseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3713/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17906/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24196/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30599/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36979/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43327/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49721/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56196/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/128Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Alessandra Pereira Gomes Machado.pdf: 1575846 bytes, checksum: 1c2372cbc58b5563ffa44501535808e4 (MD5) Previous issue date: 2009-04-01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Alessandra Pereira Gomes Machado.pdf.txtExtracted Texttext/plain342347https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/1/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.txt80aec12414e35327e600b98bd21958d6MD51ORIGINAL2009 - Alessandra Pereira Gomes Machado.pdfDocumento principalapplication/pdf1576921https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/2/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf14d0adc5c28acf084ec8ce2fcaf808eaMD52THUMBNAIL2009 - Alessandra Pereira Gomes Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3982https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/3/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpg11510f6a6bc380d1cbef22f676e76eb4MD5320.500.14407/125182023-12-21 23:10:20.294oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:10:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Portuguese Language: include and participate to the citizen exercise
title Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
spellingShingle Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
Machado, Alessandra Pereira Gomes
ensino-aprendizagem
ensino médio
Eensino de língua portuguesa
teaching-learning
high school
portuguese language teaching
Educação
title_short Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
title_full Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
title_fullStr Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
title_full_unstemmed Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
title_sort Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
author Machado, Alessandra Pereira Gomes
author_facet Machado, Alessandra Pereira Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Alessandra Pereira Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 013.981.117-67
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5084376565424146
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 795.178.116-91
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2820872438732446
contributor_str_mv Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem
ensino médio
Eensino de língua portuguesa
topic ensino-aprendizagem
ensino médio
Eensino de língua portuguesa
teaching-learning
high school
portuguese language teaching
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching-learning
high school
portuguese language teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Este estudo foi realizado na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista Minas Gerais (EAFSJE MG) com vinte e seis alunos do 3º ano do Ensino Médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Alimentação no ano letivo de 2007, com a colaboração e a participação de três professores. Como professora de Língua Portuguesa, atuando há 15 anos no exercício da docência, temos nos preocupado com o ensino-aprendizagem dessa disciplina, em especial o que ocorre nessa escola. Na prática cotidiana do ensino, temos convivido com a contradição que se estabelece entre a escola real e a escola desejada e o ensino-aprendizagem que prioriza o dialeto-padrão, mas não proporciona uma aprendizagem significativa, na qual o aluno possa se preparar para uma transformação, ou seja, que possibilite o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela. O caminho metodológico utilizado fundamentou-se na pesquisa qualitativa descritiva, o estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, Plano de Ensino, produções textuais em dois momentos distintos, no Processo Seletivo/2005 e em 2008 no 3º ano. O estudo ressalta que o ensino de Língua Portuguesa deve ser refletido para que atenda ao propósito do letramento, em que o aluno possa ter uma situação social e cultural diferente da sua ao ingressar na escola.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:10:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:10:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12518
identifier_str_mv MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/1/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/2/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/3/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80aec12414e35327e600b98bd21958d6
14d0adc5c28acf084ec8ce2fcaf808ea
11510f6a6bc380d1cbef22f676e76eb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108226053603328