Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12518 |
Resumo: | Este estudo foi realizado na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista Minas Gerais (EAFSJE MG) com vinte e seis alunos do 3º ano do Ensino Médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Alimentação no ano letivo de 2007, com a colaboração e a participação de três professores. Como professora de Língua Portuguesa, atuando há 15 anos no exercício da docência, temos nos preocupado com o ensino-aprendizagem dessa disciplina, em especial o que ocorre nessa escola. Na prática cotidiana do ensino, temos convivido com a contradição que se estabelece entre a escola real e a escola desejada e o ensino-aprendizagem que prioriza o dialeto-padrão, mas não proporciona uma aprendizagem significativa, na qual o aluno possa se preparar para uma transformação, ou seja, que possibilite o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela. O caminho metodológico utilizado fundamentou-se na pesquisa qualitativa descritiva, o estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, Plano de Ensino, produções textuais em dois momentos distintos, no Processo Seletivo/2005 e em 2008 no 3º ano. O estudo ressalta que o ensino de Língua Portuguesa deve ser refletido para que atenda ao propósito do letramento, em que o aluno possa ter uma situação social e cultural diferente da sua ao ingressar na escola. |
id |
UFRRJ-1_3cd3908e2359c33556fa052527e6e3a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12518 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Alessandra Pereira GomesFonseca, Lana Claudia de Souza013.981.117-67http://lattes.cnpq.br/5084376565424146795.178.116-91http://lattes.cnpq.br/28208724387324462023-12-22T02:10:20Z2023-12-22T02:10:20Z2009-04-01MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12518Este estudo foi realizado na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista Minas Gerais (EAFSJE MG) com vinte e seis alunos do 3º ano do Ensino Médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Alimentação no ano letivo de 2007, com a colaboração e a participação de três professores. Como professora de Língua Portuguesa, atuando há 15 anos no exercício da docência, temos nos preocupado com o ensino-aprendizagem dessa disciplina, em especial o que ocorre nessa escola. Na prática cotidiana do ensino, temos convivido com a contradição que se estabelece entre a escola real e a escola desejada e o ensino-aprendizagem que prioriza o dialeto-padrão, mas não proporciona uma aprendizagem significativa, na qual o aluno possa se preparar para uma transformação, ou seja, que possibilite o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela. O caminho metodológico utilizado fundamentou-se na pesquisa qualitativa descritiva, o estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, Plano de Ensino, produções textuais em dois momentos distintos, no Processo Seletivo/2005 e em 2008 no 3º ano. O estudo ressalta que o ensino de Língua Portuguesa deve ser refletido para que atenda ao propósito do letramento, em que o aluno possa ter uma situação social e cultural diferente da sua ao ingressar na escola.This study was carried out in the Federal Agrotechnical School of São João Evangelista - Minas Gerais (EAFSJE - MG) with twenty-six students from the third year of vocational high school in the Agricultural and Feeding technical courses in the year of 2007, with the cooperation and participation of three teachers. As a Portuguese Language teacher, for 15 years in teaching pursuit, we have been worried about the teaching/learning which involves this discipline, in particular the one that happens in the mentioned school. In the daily practice of teaching, we have lived with the contradiction established between the real school and the desired one with the teaching-learning that prioritizes the standard dialect, however it does not provide a meaningful learning in which students can get prepared for a change, in other words, allowing access to the writing and to the speeches that are organized from it. The methodological path used was based on a descriptive and qualitative research; the case study. The search tools used were: questionnaire, Education Plan, writing production at two distinct times; in the third year of the Selective Process/2005 and 2008. The study emphasizes that teaching of Portuguese Language should be reflected to meet the purpose of literacy, in which the student may have a different social and cultural situation of his/hers at the school enrollment.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaensino-aprendizagemensino médioEensino de língua portuguesateaching-learninghigh schoolportuguese language teachingEducaçãoLíngua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadaniaPortuguese Language: include and participate to the citizen exerciseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3713/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17906/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24196/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30599/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36979/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43327/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49721/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56196/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/128Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Alessandra Pereira Gomes Machado.pdf: 1575846 bytes, checksum: 1c2372cbc58b5563ffa44501535808e4 (MD5) Previous issue date: 2009-04-01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Alessandra Pereira Gomes Machado.pdf.txtExtracted Texttext/plain342347https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/1/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.txt80aec12414e35327e600b98bd21958d6MD51ORIGINAL2009 - Alessandra Pereira Gomes Machado.pdfDocumento principalapplication/pdf1576921https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/2/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf14d0adc5c28acf084ec8ce2fcaf808eaMD52THUMBNAIL2009 - Alessandra Pereira Gomes Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3982https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/3/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpg11510f6a6bc380d1cbef22f676e76eb4MD5320.500.14407/125182023-12-21 23:10:20.294oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:10:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Portuguese Language: include and participate to the citizen exercise |
title |
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania |
spellingShingle |
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania Machado, Alessandra Pereira Gomes ensino-aprendizagem ensino médio Eensino de língua portuguesa teaching-learning high school portuguese language teaching Educação |
title_short |
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania |
title_full |
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania |
title_fullStr |
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania |
title_full_unstemmed |
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania |
title_sort |
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania |
author |
Machado, Alessandra Pereira Gomes |
author_facet |
Machado, Alessandra Pereira Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Alessandra Pereira Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Lana Claudia de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
013.981.117-67 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5084376565424146 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
795.178.116-91 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2820872438732446 |
contributor_str_mv |
Fonseca, Lana Claudia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino-aprendizagem ensino médio Eensino de língua portuguesa |
topic |
ensino-aprendizagem ensino médio Eensino de língua portuguesa teaching-learning high school portuguese language teaching Educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teaching-learning high school portuguese language teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
description |
Este estudo foi realizado na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista Minas Gerais (EAFSJE MG) com vinte e seis alunos do 3º ano do Ensino Médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Alimentação no ano letivo de 2007, com a colaboração e a participação de três professores. Como professora de Língua Portuguesa, atuando há 15 anos no exercício da docência, temos nos preocupado com o ensino-aprendizagem dessa disciplina, em especial o que ocorre nessa escola. Na prática cotidiana do ensino, temos convivido com a contradição que se estabelece entre a escola real e a escola desejada e o ensino-aprendizagem que prioriza o dialeto-padrão, mas não proporciona uma aprendizagem significativa, na qual o aluno possa se preparar para uma transformação, ou seja, que possibilite o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela. O caminho metodológico utilizado fundamentou-se na pesquisa qualitativa descritiva, o estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, Plano de Ensino, produções textuais em dois momentos distintos, no Processo Seletivo/2005 e em 2008 no 3º ano. O estudo ressalta que o ensino de Língua Portuguesa deve ser refletido para que atenda ao propósito do letramento, em que o aluno possa ter uma situação social e cultural diferente da sua ao ingressar na escola. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:10:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:10:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12518 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer a cidadania. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/1/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/2/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12518/3/2009%20-%20Alessandra%20Pereira%20Gomes%20Machado.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80aec12414e35327e600b98bd21958d6 14d0adc5c28acf084ec8ce2fcaf808ea 11510f6a6bc380d1cbef22f676e76eb4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108226053603328 |