Narrativas e experiência”: a prática de extensão rural agroecológica no processo de formação das jovens amazonenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Citrini, Sílvia Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12431
Resumo: A presente pesquisa analisa a interlocução entre as narrativas produzidas por cinco jovens alunas do Curso Integrado Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Tefé, e suas participações no Projeto de extensão “Mulheres da Floresta”. Com uma metodologia, predominantemente qualitativa, sob os pressupostos da análise de conteúdo, as entrevistas obtiveram como foco o acesso das memórias e aos elementos narrativos, por conseguinte, a identificação das experiências pelas jovens nas atividades propostas no determinado projeto. Face ao exposto, as categorias de análise foram organizadas em três eixos temáticos: Extensão Rural como lócus de aprendizagem significativa; O saber da experiência na Extensão Rural e Extensão Rural na Floresta Amazônica. Além disso, se pretendeu conhecer o perfil das jovens participantes abordando indicadores da vida social: motivo que as levou a estudar em um curso técnico, quais expectativas, necessidades educacionais, pessoais e profissionais. Com a investigação, também, intencionamos contribuir com o processo de identificação das concepções que permeiam a prática de Extensão e Comunicação Rural e como estas impactam a formação profissional. Os resultados obtidos foram a identificação de dez elementos narrativos — proximidade da FLONA, dinâmica das águas, emancipação feminina, práxis da exclusão, interação comunitária, laços afetivos e juventude, processo ensino/aprendizagem, atividade de campo, resultados do projeto e agroecologia — norteadores durante o processo de significação e compreensão das experiências advindas da prática extensionista. Considerando as limitações deste estudo, compreendemos que existiram relações entre o experienciado pelas jovens nas atividades do projeto de extensão rural e os saberes da experiência, relação expressada através dos elementos narrativos, quando contextualizados. A pesquisa, destacou as participações das alunas nas atividades de campo, a proposta de extensão rural dialógica, o (re)conhecimento das singularidades socioambientais e culturais da região, a conexão factual entre os conteúdos técnicos e o ambiente através das práxis, e o ser e estar jovem mulher ante aspectos socioculturais da região. Apontamos, assim, que além de ser uma alternativa viável para suplantar as atuais limitações de infraestrutura do Campus Tefé, as atividades de extensão rural são uma forma do Instituto Federal de Educação tem para reafirmar o seu compromisso com a comunidade amazonense, conferindo uma formação técnica/profissional em agropecuária concisa em prol do desenvolvimento e fortalecimento da cadeia primária na região Amazônica
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Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12431A presente pesquisa analisa a interlocução entre as narrativas produzidas por cinco jovens alunas do Curso Integrado Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Tefé, e suas participações no Projeto de extensão “Mulheres da Floresta”. Com uma metodologia, predominantemente qualitativa, sob os pressupostos da análise de conteúdo, as entrevistas obtiveram como foco o acesso das memórias e aos elementos narrativos, por conseguinte, a identificação das experiências pelas jovens nas atividades propostas no determinado projeto. Face ao exposto, as categorias de análise foram organizadas em três eixos temáticos: Extensão Rural como lócus de aprendizagem significativa; O saber da experiência na Extensão Rural e Extensão Rural na Floresta Amazônica. Além disso, se pretendeu conhecer o perfil das jovens participantes abordando indicadores da vida social: motivo que as levou a estudar em um curso técnico, quais expectativas, necessidades educacionais, pessoais e profissionais. Com a investigação, também, intencionamos contribuir com o processo de identificação das concepções que permeiam a prática de Extensão e Comunicação Rural e como estas impactam a formação profissional. Os resultados obtidos foram a identificação de dez elementos narrativos — proximidade da FLONA, dinâmica das águas, emancipação feminina, práxis da exclusão, interação comunitária, laços afetivos e juventude, processo ensino/aprendizagem, atividade de campo, resultados do projeto e agroecologia — norteadores durante o processo de significação e compreensão das experiências advindas da prática extensionista. Considerando as limitações deste estudo, compreendemos que existiram relações entre o experienciado pelas jovens nas atividades do projeto de extensão rural e os saberes da experiência, relação expressada através dos elementos narrativos, quando contextualizados. A pesquisa, destacou as participações das alunas nas atividades de campo, a proposta de extensão rural dialógica, o (re)conhecimento das singularidades socioambientais e culturais da região, a conexão factual entre os conteúdos técnicos e o ambiente através das práxis, e o ser e estar jovem mulher ante aspectos socioculturais da região. Apontamos, assim, que além de ser uma alternativa viável para suplantar as atuais limitações de infraestrutura do Campus Tefé, as atividades de extensão rural são uma forma do Instituto Federal de Educação tem para reafirmar o seu compromisso com a comunidade amazonense, conferindo uma formação técnica/profissional em agropecuária concisa em prol do desenvolvimento e fortalecimento da cadeia primária na região AmazônicaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research analyses the relationship between narratives created by five young students from the Integrated Technical Course in Farming of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Tefé Campus, and their participation on the extension project “Mulheres da Floresta”. As a methodology predominantly qualitative, under the premise of content analysis, the interviews had a focus on the access of the memories, the narrative elements, and the experiences identified by the young during the activities proposed by the project. In face of the exposed, the categories of analysis were organized over three thematic axie: Rural Extension as a beacon of significative learning; The knowledge of experience on Rural Extension and Rural Extension on the Amazon Florest. Besides that, it was wanted to know the profile of the young participants, and the indicators of their social life: The reason that took them to study on a technical course, their expectations, educational needs, personally and professionally. With the investigation, it was also wanted to contribute with the process of identification of conceptions that relate to the practice of Extension and Rural Communication, and what are the impacts on the professional development. The results collected were the identification of ten narrative elements — proximity of FLONA, water dynamics, the process of teaching/learning, the field activities, the project results and agroecology — that were guiding the process of signification and comprehension of the experiences generated by the extension practices. Considering the limitations of this study, it was concluded that there are relationships between the experienced by the young during the activities of the rural extension project and the knowledge of experience. This relationship was expressed by the narrative elements, when contextualized. The research pointed out the participation of the students on the field activities, the proposition of rural extension dialogic, the recognition of socioenvironmental and cultural singularities of the region, the factual connection between the technical content and the environment over the praxis, and the well being of a young woman facing sociocultural aspects of the region. It was pointed out that, besides being a viable alternative for supporting the current limitations of Tefé Campus’ infrastructure, the rural extension activities are a way found by the Federal Institute of Education to reaffirm its commitment with the amazon community, providing a technical/professional education in concise farming, in order to develop and strengthen the primary chain on the Amazon regionEsta investigación analiza la interlocución entre las narrativas producidas por cinco jóvenes estudiantes del Curso Técnico Integrado en Agricultura del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Amazonas, Campus Tefé, y su participación en el proyecto de extensión “Mujeres de la Floresta”. Con una metodología predominantemente cualitativa, bajo los supuestos del análisis de contenido, las entrevistas se centraron en el acceso a recuerdos y elementos narrativos, por lo tanto, la identificación de experiencias de los jóvenes en las actividades propuestas en el proyecto mencionado. Teniendo en cuenta lo anterior, las categorías de análisis se organizaron en tres ejes temáticos: la Extensión Rural como lugar de aprendizaje significativo; El conocimiento de la experiencia en Extensión Rural y Extensión Rural en la Selva Amazónica. Además, se pretendía conocer el perfil de los jóvenes participantes abordando indicadores de la vida social: el porqué los llevó a estudiar en un curso técnico, qué expectativas, necesidades educativas, personales y profesionales. Con la investigación también pretendemos contribuir al proceso de identificación de las concepciones que impregnan la práctica de la Extensión y la Comunicación Rural y cómo impactan en la formación profesional. Los resultados obtenidos fueron la identificación de diez elementos narrativos — proximidad de FLONA (Selva Amazónica), dinámica del agua, emancipación femenina, praxis de exclusión, interacción comunitaria, lazos afectivos y juventud, proceso de enseñanza / aprendizaje, actividad de campo, resultados de proyectos y agroecología — guía durante el proceso de significado y comprensión de las experiencias derivadas de la práctica de extensión. Considerando las limitaciones de este estudio, entendemos que hubo relaciones entre lo que las mujeres jóvenes experimentaron en las actividades del proyecto de extensión rural y el conocimiento de la experiencia, una relación expresada a través de elementos narrativos, cuando se contextualiza. La investigación destacó la participación de los estudiantes en las actividades de campo, la propuesta de extensión rural dialógica, el (re)conocimiento de las singularidades socioambientales y culturales de la región, la conexión objetiva entre los contenidos técnicos y el medio ambiente a través de la praxis y el ser y ser una mujer joven frente a los aspectos socioculturales de la región. Por lo tanto, además de ser una alternativa viable para superar las limitaciones actuales de infraestructura del Campus Tefé, las actividades de extensión rural son una forma para que el Instituto Federal de Educación reafirme su compromiso con la comunidad amazonense, brindándoles capacitación técnica/profesional agrícola coherente en pro del desarrollo y fortalecimiento de la cadena primaria en la región amazónicaapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaJuventudesExtensão RuralMulherAgroecologiaYoungRural ExtensionWomenAgroecologyJuventudExtensión RuralMujerAgroecologíaEducaçãoNarrativas e experiência”: a prática de extensão rural agroecológica no processo de formação das jovens amazonensesNarratives and experience”: the practice of agroecological rural extension in the training process of young amazoniansinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALTIERI, Miguel A. et al. 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Diário Oficial da União, 2009. ________. Lei nº 12.727, de 17 de outubro de 2012. Altera a Lei no 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nos 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; e revoga as Leis nos 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001, o item 22 do inciso II do art. 167 da Lei no 6.015, de 31 de dezembro de 1973, eo § 2o do art. 4o da ... Diário Oficial da União, 2012. ________. Parecer CNE/CEB nº 11, de 30 de junho de 2009, versando sobre “Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio”, ou Programa Ensino Médio Inovador. Disponível em: <portal.mec.gov.br/dmdocuments/ensino_inovador.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2018. ________.PRÓ-REITORIA–IFAM EDITAL Nº. 01/2017, de 02 de janeiro de 2017. 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description A presente pesquisa analisa a interlocução entre as narrativas produzidas por cinco jovens alunas do Curso Integrado Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Tefé, e suas participações no Projeto de extensão “Mulheres da Floresta”. Com uma metodologia, predominantemente qualitativa, sob os pressupostos da análise de conteúdo, as entrevistas obtiveram como foco o acesso das memórias e aos elementos narrativos, por conseguinte, a identificação das experiências pelas jovens nas atividades propostas no determinado projeto. Face ao exposto, as categorias de análise foram organizadas em três eixos temáticos: Extensão Rural como lócus de aprendizagem significativa; O saber da experiência na Extensão Rural e Extensão Rural na Floresta Amazônica. Além disso, se pretendeu conhecer o perfil das jovens participantes abordando indicadores da vida social: motivo que as levou a estudar em um curso técnico, quais expectativas, necessidades educacionais, pessoais e profissionais. Com a investigação, também, intencionamos contribuir com o processo de identificação das concepções que permeiam a prática de Extensão e Comunicação Rural e como estas impactam a formação profissional. Os resultados obtidos foram a identificação de dez elementos narrativos — proximidade da FLONA, dinâmica das águas, emancipação feminina, práxis da exclusão, interação comunitária, laços afetivos e juventude, processo ensino/aprendizagem, atividade de campo, resultados do projeto e agroecologia — norteadores durante o processo de significação e compreensão das experiências advindas da prática extensionista. Considerando as limitações deste estudo, compreendemos que existiram relações entre o experienciado pelas jovens nas atividades do projeto de extensão rural e os saberes da experiência, relação expressada através dos elementos narrativos, quando contextualizados. A pesquisa, destacou as participações das alunas nas atividades de campo, a proposta de extensão rural dialógica, o (re)conhecimento das singularidades socioambientais e culturais da região, a conexão factual entre os conteúdos técnicos e o ambiente através das práxis, e o ser e estar jovem mulher ante aspectos socioculturais da região. Apontamos, assim, que além de ser uma alternativa viável para suplantar as atuais limitações de infraestrutura do Campus Tefé, as atividades de extensão rural são uma forma do Instituto Federal de Educação tem para reafirmar o seu compromisso com a comunidade amazonense, conferindo uma formação técnica/profissional em agropecuária concisa em prol do desenvolvimento e fortalecimento da cadeia primária na região Amazônica
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