Construindo competências e habilidades relacionadas ao conteúdo de vistas ortogonais em geometria: uma experiência com material concreto em uma turma de 9º ano de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Carlos Maia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15587
Resumo: Neste trabalho, são relatadas experiências pedagógicas para o ensino de conteúdos da unidade temática Geometria. Os saberes deste campo são fundamentais para a formação do aluno do Ensino Fundamental e serão aprofundados ao longo de todo o Ensino Médio, constituindo cerca de 24% das questões de Matemática aplicadas nas edições do ENEM entre 2009 e 2018. Conforme definido nos últimos anos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o currículo escolar da educação básica deve estar atualizado para incluir o trabalho com o conteúdo “vistas ortogonais” em conformidade com a BNCC, no último ano do Ensino Fundamental; contudo, verifica-se ainda a necessidade de refletir e elaborar estratégias que auxiliem professor e estudantes nos processos de ensino-aprendizagem deste conteúdo na rede pública de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, onde não constam orientações para o desenvolvimento da habilidade de “Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectivas” (BNCC; EF09MA17). Este trabalho justifica-se diante da necessidade de investigar, propor, testar e avaliar metodologias de ensino e atividades para o desenvolvimento da habilidade relacionada ao conteúdo como caminho para suprir esta lacuna no ensino de matemática nesta rede municipal. Realizou-se aulas e oficinas junto a duas turmas regulares de 9º ano do Ensino Fundamental, da Cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2019. Visando analisar as atividades existentes e propor novas práticas pedagógicas, para promover a descoberta de projeções em perspectiva e projeções paralelas. A pesquisa avaliou inicialmente dois grupos de estudantes para, em seguida, estruturar e implementar uma sequência didática junto ao grupo com maior defasagem no sentido de instrumentalizá-lo para melhorar o resultado aferido nos testes sobre o tema. Elaborou-se e aplicou-se uma sequência de atividades com uso de material concreto e desenhos em perspectiva, além de luz e sombra em diferentes práticas na sala de aula. Após cada etapa realizou-se a verificação da aprendizagem por meio de testes elaborados pelo professor. Resultou do pré-teste uma média geral de acertos aproximada entre os grupos controle (GC) e experimental (GE): de cada dez questões, a média de acertos esteve entre 2,7 (GC) e 1,2 (GE), o que evidenciou a lacuna conceitual existente nas Orientações Curriculares das Cidade do Rio de Janeiro. Após a conclusão da sequência didática, o GE resolveu o Teste Final com questões de nível do Ensino Médio retiradas do ENEM e média de 7,3 acertos do total de dez questões; enquanto o GC apresentou média de 4,5 acertos. Tais resultados corroboram que o trabalho pontual com o conteúdo “vistas ortogonais” apresentou resultados efetivos quando se trata de situações-problema que mobilizam diferentes habilidades e competências. Verificou-se que os estudantes do GE demonstraram motivação e dedicação maiores, além da autoestima elevada que os levou a relatar um maior prazer nas aulas de matemática. Atestou-se que os estudantes estão aptos a analisar e produzir transformações e ampliações/reduções de figuras geométricas sólidas. Conclui-se que o conjunto de mudanças da BNCC exige da escola a releitura do seu papel. Sugere-se novos estudos para aprimorar a sequência didática no sentido de auxiliar no diagnóstico das dificuldades e na aceleração necessária para a aquisição desses conhecimentos no período escolar previsto nos documentos normativos nacionais.
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Os saberes deste campo são fundamentais para a formação do aluno do Ensino Fundamental e serão aprofundados ao longo de todo o Ensino Médio, constituindo cerca de 24% das questões de Matemática aplicadas nas edições do ENEM entre 2009 e 2018. Conforme definido nos últimos anos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o currículo escolar da educação básica deve estar atualizado para incluir o trabalho com o conteúdo “vistas ortogonais” em conformidade com a BNCC, no último ano do Ensino Fundamental; contudo, verifica-se ainda a necessidade de refletir e elaborar estratégias que auxiliem professor e estudantes nos processos de ensino-aprendizagem deste conteúdo na rede pública de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, onde não constam orientações para o desenvolvimento da habilidade de “Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectivas” (BNCC; EF09MA17). Este trabalho justifica-se diante da necessidade de investigar, propor, testar e avaliar metodologias de ensino e atividades para o desenvolvimento da habilidade relacionada ao conteúdo como caminho para suprir esta lacuna no ensino de matemática nesta rede municipal. Realizou-se aulas e oficinas junto a duas turmas regulares de 9º ano do Ensino Fundamental, da Cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2019. Visando analisar as atividades existentes e propor novas práticas pedagógicas, para promover a descoberta de projeções em perspectiva e projeções paralelas. A pesquisa avaliou inicialmente dois grupos de estudantes para, em seguida, estruturar e implementar uma sequência didática junto ao grupo com maior defasagem no sentido de instrumentalizá-lo para melhorar o resultado aferido nos testes sobre o tema. Elaborou-se e aplicou-se uma sequência de atividades com uso de material concreto e desenhos em perspectiva, além de luz e sombra em diferentes práticas na sala de aula. Após cada etapa realizou-se a verificação da aprendizagem por meio de testes elaborados pelo professor. Resultou do pré-teste uma média geral de acertos aproximada entre os grupos controle (GC) e experimental (GE): de cada dez questões, a média de acertos esteve entre 2,7 (GC) e 1,2 (GE), o que evidenciou a lacuna conceitual existente nas Orientações Curriculares das Cidade do Rio de Janeiro. Após a conclusão da sequência didática, o GE resolveu o Teste Final com questões de nível do Ensino Médio retiradas do ENEM e média de 7,3 acertos do total de dez questões; enquanto o GC apresentou média de 4,5 acertos. Tais resultados corroboram que o trabalho pontual com o conteúdo “vistas ortogonais” apresentou resultados efetivos quando se trata de situações-problema que mobilizam diferentes habilidades e competências. Verificou-se que os estudantes do GE demonstraram motivação e dedicação maiores, além da autoestima elevada que os levou a relatar um maior prazer nas aulas de matemática. Atestou-se que os estudantes estão aptos a analisar e produzir transformações e ampliações/reduções de figuras geométricas sólidas. Conclui-se que o conjunto de mudanças da BNCC exige da escola a releitura do seu papel. Sugere-se novos estudos para aprimorar a sequência didática no sentido de auxiliar no diagnóstico das dificuldades e na aceleração necessária para a aquisição desses conhecimentos no período escolar previsto nos documentos normativos nacionais.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis paper presents pedagogical experiences to teach the contents of the thematic unity Geometry. The knowledge in this subject is fundamental for the formation of High School students and will be intensified through High School, representing around 24% of the mathematics questions applied between 2009 and 2018 in ENEM exams. As defined by Conselho Nacional de Educação (CNE) in the last years, the basic education curriculum for the last year of High School must be updated to include activities related to “orthogonal views”, according to BNCC (Brazilian Common Core Curriculum). However, strategies still need to be developed and considered to support educator and students in the teaching-learning process of these contents in the public school in the district of Rio de Janeiro which do not include guidelines for the development of the skill to “Recognize orthogonal views of spatial figures and apply this knowledge for drawing objects in perspective”. (BNCC; EF09MA17). This paper is justified by the need to investigate, propose, test and evaluate teaching methodologies and activities for the development of the skill related to the subject as way a to fill this gap in the mathematics teaching at municipal school system. Lectures and workshops were performed with two regular classes of the ninth grade of high school in the city of Rio de Janeiro in 2019, aiming to analyze the existing activities and propose new pedagogical practices to promote the discovery of perspective and parallel projections. At first, the research evaluates two groups of students. Afterwards a didactic sequence will be structured and implemented with the group with the largest gap, in order to instrument it and also to improve the result measured in the test on the subject. A sequence of activities was elaborated and applied using tangible material and perspective drawings, furthermore light and shadow in different experiments in the classroom. After each step, the learning was verified and carried out over test made by the teacher. The results of pre-test between the control group (CG) and experimental (EG), that in every ten question, the average of corrects corrected answers was 2,7 (CG) and 1,2 (EG), which highlighted the conceptual gap that exists in the curricular guidelines from in the city of Rio de Janeiro. After the conclusion of didactic sequence, the EG solved the final test with high school level questions taken from ENEM exams and the average of corrects corrected answers was 7,3 in every ten question, meanwhile the CG the average was 4,5. Such results endorse that the punctual work with “orthogonal views” content presented effective results when dealing with issues that mobilize different abilities and competences. It was verified that EG students demonstrated increase motivation and dedication, as well as elevated self-esteem which led them to report great pleasure in mathematics class. It was also proved that students were able to analyze and produce transformations and enlargements/reductions of solid geometric figures. In conclusion the set of changes of BNCC demands a reinterpretation of the School’s role. New studies are recommended to enhance the didactic sequence in order to help with diagnostics of the issues and in the necessary acceleration for the achievement of this knowledges knowledge in the school term predicted by normative national documents.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasEnsino de MatemáticaProjeção OrtogonalMaterial Lúdicomathematics teachingorthogonal projectionEducational materialMatemáticaConstruindo competências e habilidades relacionadas ao conteúdo de vistas ortogonais em geometria: uma experiência com material concreto em uma turma de 9º ano de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRINI, Álvaro; ZAMPIROLO, Maria José C. de Vasconcellos. Praticando Matemática – 9º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2015. ASSOCIATION KANGOUROU SANS FRONTIÈRES (AKSF). 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description Neste trabalho, são relatadas experiências pedagógicas para o ensino de conteúdos da unidade temática Geometria. Os saberes deste campo são fundamentais para a formação do aluno do Ensino Fundamental e serão aprofundados ao longo de todo o Ensino Médio, constituindo cerca de 24% das questões de Matemática aplicadas nas edições do ENEM entre 2009 e 2018. Conforme definido nos últimos anos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o currículo escolar da educação básica deve estar atualizado para incluir o trabalho com o conteúdo “vistas ortogonais” em conformidade com a BNCC, no último ano do Ensino Fundamental; contudo, verifica-se ainda a necessidade de refletir e elaborar estratégias que auxiliem professor e estudantes nos processos de ensino-aprendizagem deste conteúdo na rede pública de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, onde não constam orientações para o desenvolvimento da habilidade de “Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectivas” (BNCC; EF09MA17). Este trabalho justifica-se diante da necessidade de investigar, propor, testar e avaliar metodologias de ensino e atividades para o desenvolvimento da habilidade relacionada ao conteúdo como caminho para suprir esta lacuna no ensino de matemática nesta rede municipal. Realizou-se aulas e oficinas junto a duas turmas regulares de 9º ano do Ensino Fundamental, da Cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2019. Visando analisar as atividades existentes e propor novas práticas pedagógicas, para promover a descoberta de projeções em perspectiva e projeções paralelas. A pesquisa avaliou inicialmente dois grupos de estudantes para, em seguida, estruturar e implementar uma sequência didática junto ao grupo com maior defasagem no sentido de instrumentalizá-lo para melhorar o resultado aferido nos testes sobre o tema. Elaborou-se e aplicou-se uma sequência de atividades com uso de material concreto e desenhos em perspectiva, além de luz e sombra em diferentes práticas na sala de aula. Após cada etapa realizou-se a verificação da aprendizagem por meio de testes elaborados pelo professor. Resultou do pré-teste uma média geral de acertos aproximada entre os grupos controle (GC) e experimental (GE): de cada dez questões, a média de acertos esteve entre 2,7 (GC) e 1,2 (GE), o que evidenciou a lacuna conceitual existente nas Orientações Curriculares das Cidade do Rio de Janeiro. Após a conclusão da sequência didática, o GE resolveu o Teste Final com questões de nível do Ensino Médio retiradas do ENEM e média de 7,3 acertos do total de dez questões; enquanto o GC apresentou média de 4,5 acertos. Tais resultados corroboram que o trabalho pontual com o conteúdo “vistas ortogonais” apresentou resultados efetivos quando se trata de situações-problema que mobilizam diferentes habilidades e competências. Verificou-se que os estudantes do GE demonstraram motivação e dedicação maiores, além da autoestima elevada que os levou a relatar um maior prazer nas aulas de matemática. Atestou-se que os estudantes estão aptos a analisar e produzir transformações e ampliações/reduções de figuras geométricas sólidas. Conclui-se que o conjunto de mudanças da BNCC exige da escola a releitura do seu papel. Sugere-se novos estudos para aprimorar a sequência didática no sentido de auxiliar no diagnóstico das dificuldades e na aceleração necessária para a aquisição desses conhecimentos no período escolar previsto nos documentos normativos nacionais.
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